Burocracia ainda prejudica crescimento das empresas no Brasil para 88% dos empresários, diz pesquisa

Corporate

Para facilitar a rotina das empresas e o desperdício de tempo, o Grupo PLBrasil disponibiliza serviços especializados em atendimento paralegal

Imagem de pressfoto no Freepik

Mesmo com os avanços da tecnologia, a burocracia ainda é um grande desafio para empresas e empreendedores brasileiros. Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e do Serviço de Proteção ao Crédito, em parceria com o Sebrae, realizada no ano passado, aponta que 88% dos empresários consideram que o Custo Brasil, que quantifica as dificuldades estruturais, burocráticas, trabalhistas e econômicas, por exemplo, é uma barreira para o desenvolvimento de seus negócios.

Para facilitar a rotina das grandes empresas e o desperdício de tempo com questões burocráticas, o Grupo PLBrasil disponibiliza serviços especializados e diferenciados em atendimento paralegal.

Isso significa assessoria empresarial para obtenção dos registros e licenças para abertura, regularização e encerramento das empresas, o que inclui emissão de certidões administrativas e judiciais e periódicas, bem como o levantamento de documentos para auditorias, licitações, fusões ou aquisições, assim como todos os registros nos sistemas eletrônicos de capitais estrangeiros e operações cambiais do Banco Central do Brasil (investimentos ou empréstimos estrangeiros) realizados pelos investidores às subsidiárias/credoras brasileiras.

“Na prática, representa agilidade, eficiência e terceirização de demandas burocráticas e consideradas lentas nos órgãos públicos que, se o empresário ou empreendedor fizer dentro de casa, desperdiça tempo, paciência e dinheiro”, afirma o sócio gestor João Gabriel Ferrari.

Além da assessoria paralegal, o Grupo PLBrasil tem outras cinco frentes de atuação que podem ser desmembradas em dezenas de serviços. São elas: representação legal temporária de investidores não residentes e de sociedades brasileiras na fase pré-operacional, inclusive em processos de licitação nacional/internacional, com suporte no onboarding das empresas no Brasil; tradução (juramentada ou livre) de documentos empresariais, pessoais, emitidos por órgãos públicos e privados; saúde ocupacional e segurança no trabalho; contabilidade, fiscal, financeiro; e, departamento pessoal (recursos humanos), dentre outras.

Portal Paralegal

O Grupo PLBrasil tem um comitê de inovação para receber as demandas e apresentá-las aos sócios. Um dos diferenciais da assessoria é o Portal Paralegal, uma plataforma digital de gestão de processos administrativos e de armazenamento de documentos do cliente. Com a plataforma, o Grupo PLBrasil assumiu a liderança no segmento, oferecendo ferramentas para facilitar o acompanhamento dos processos das empresas e casos de negócios, enquanto o empreendedor foca no core business.

“A plataforma não tem custo adicional para os nossos clientes. É uma ferramenta que facilita a gestão das demandas governamentais e foi lançada para agregar valor ao nosso serviço, que muitas vezes não tem transparência da complexidade para obtenção de um registro, certidão ou licença em um órgão público. O foco principal é entregar ao cliente o andamento do processo em tempo real, sem que ele precise cobrar feedback constante do nosso time. Hoje temos um sistema eletrônico, o Portal Paralegal (“Portal”), que nos permite trabalhar de forma digital e armazenar os documentos de interesse do cliente em um único local, permitindo uma rápida e ampla gestão”, afirma Ferrari.

O Portal disponibiliza funcionalidades de integração, automação, monitoramento e compartilhamento. O usuário monitora, em tempo real, o que está acontecendo no processo, com a ajuda de um assistente virtual, o PLB Virtual. Entre os serviços do portal estão: consulta automática dos protocolos e processos em trâmite nas Juntas Comerciais e Receita Federal do Brasil, bem como o acompanhamento dos casos através de gráficos em tempo real, automação dos processos e um canal direto para tratar com o executor.

A plataforma também possibilita garantir a autenticidade dos documentos com assinaturas digitais, renovação automática dos certificados digitais das empresas, banco de dados seguro com hospedagem na Amazon e Microsoft, adequado à Lei Geral de Proteção de Dados (“LGPD”), transparência das informações sobre o processo ou caso e otimização do tempo para se dedicar aos negócios da empresa.

Divulgação

Segundo Ferrari, o Grupo PLBrasil é igualmente demandado em todo território nacional e em alguns países nas suas áreas de atuação. Ele explica que todas as licenças dos órgãos públicos precisam estar atualizadas para evitar fiscalizações e eventuais autuações dos órgãos públicos por irregularidades nas inscrições da empresa. “Isso ocorre em razão da enorme gama de licenças e procedimentos necessários para manter uma empresa regular no País”, afirma.

Desde a criação do Grupo, em 2005, um balanço feito pelo sócio gestor é de que o País “continua extremamente burocrático para se fazer negócios”. Segundo ele, a Lei da Liberdade Econômica (LLE) nº 13874/19, que estabelece garantias de livre mercado e dispõe sobre a atuação do Estado como agente normativo e regulador, têm facilitado muito a abertura de empresas e licenças ao microempreendedor.

No entanto, temas relacionados aos setores de indústria, comércio, óleo e gás, entre outros ramos de atividade, incluem procedimentos complexos, que exigem pessoas especializadas para abertura de empresas nesses ramos de atividade. “Em 17 anos, as mudanças notórias são a presença da tecnologia e de modernização da gestão de documentos e licenças. O que não mudou foi o apetite do investidor estrangeiro e a convicção de que o nosso país caminha para ser um mercado mais aberto a negócios e atrativo no cenário global.”, diz Ferrari.

O Grupo PLBrasil oferece soluções de negócios às empresas e aos investidores e estrangeiros que desejam expandir investimentos e ter um backoffice de qualidade. Com o lema Pensar Globalmente e Agir Localmente, a assessoria tem parceiros em todo o território nacional que conhecem as técnicas e as bases legais de aperfeiçoamento dos processos e controle internos. Makes It Ease!

Colaboração da pauta:

Bartira Betini Comunicação 

Fabrício Junqueira
[email protected]

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta