As novas gerações estão preocupadas com as incertezas na vida profissional. De acordo com levantamento da Goldman Sanchs, a inteligência artificial já pode substituir em torno 300 milhões de ocupações no mundo, um dado que causa apreensão em muitos trabalhadores e iniciantes no mercado. Em meio a este cenário, Juliana Zellauy, especialista em Neurociências e Comportamento com formação em Psicologia Positiva e Mindfulness, reforça a importância de gerenciar as emoções para atravessar os desafios que se impõem no cotidiano.
Com duas décadas de experiência em consultoria de empresas e desenvolvimento pessoal, ela publica o livro Inteligência Emocional da teoria à prática. A partir de exemplos reais, a autora mostra como a compreensão dos sentimentos individuais e interpessoais podem impactar positivamente na carreira e no dia a dia, mesmo entre todos os desafios e novos cenários do mercado.
As emoções, ao mesmo tempo em que são uma resposta imediata necessária às situações do dia a dia, nos permitem definirmos nossos parceiros, nossa profissão, nossos sonhos e tantas escolhas importantes, cruciais para a nossa felicidade. Elas nos indicam se algo nos faz bem ou mal, se é agradável ou desagradável, se podemos relaxar ou devemos evitar determinada situação.
(Inteligência emocional da teoria à prática, pg. 23)
Apesar de existir uma infinidade de emoções reconhecidas pelo ser humano – 30 delas analisadas e exemplificadas pela autora na obra –, Juliana Zellauy explica que não existe emoção negativa; há sentimentos que as pessoas preferem evitar. Entretanto, tentar suprimi-las é um erro: “evitar as emoções não é algo possível, pois elas surgem de maneira automática. O que podemos fazer é, depois de acontecerem, gerenciarmos as nossas decisões e as atitudes de modo que nos seja mais favorável”.
Para levantar reflexões sobre os sentimentos e seus impactos, a autora faz perguntas como: “qual era o sentimento preponderante?”, “por que ele surgiu?”, “quais suas consequências?” e “quais alternativas de ação você possui para essa situação?”. A partir disso, ela apresenta dicas práticas e técnicas para lidar com as frustrações, aprender a identificar inseguranças e compreender o que verdadeiramente traz felicidade.
Com foco em terapeutas, psicólogos, psiquiatras, professores, pais, coachs e executivos em busca de equilíbrio emocional, Inteligência emocional da teoria à prática ajuda a lidar com as mudanças constantes do mundo externo por meio do entendimento sobre a mente.
Juliana Zellauy é especialista em Neurociências e Comportamento, além de ter formação em Programação Neurolinguística, Psicologia Positiva e Mindfulness. Com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento pessoal e corporativo, é escritora, palestrante, professora e fundadora da SimplesMente *seja. A empresa tem objetivo de incentivar as potencialidades das pessoas e conta com mais de 13 mil alunos. A autora de “Inteligência Emocional da teoria à prática” nasceu em São Paulo, mas atualmente mora em um veleiro com sua família em Paraty, no Rio de Janeiro.
Redes sociais: Instagram | Youtube | Site oficial
Assine nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
No comment yet, add your voice below!