Skip to content

A arte de negociar com o mundo: como evitar “micos culturais” e fechar grandes acordos

Design Dolce sob imagem por Jacob Lund em Canva

Empresária brasileira radicada na Suíça lança guia prático e inspirador sobre como navegar com inteligência, empatia e adaptabilidade nas negociações internacionais

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Em uma realidade hiperconectada, onde oportunidades de negócios atravessam oceanos e cruzam fronteiras, o domínio das competências interculturais se tornou essencial para profissionais e empreendedores com ambições globais. É com a premissa de contribuir para o desenvolvimento dessas habilidades que Natália Mondelli lança O mundo é seu: negócio fechado! pela DVS Editora.

Morando há mais de 15 anos em Basel, na Suíça, presidente do Grupo Mondelli de Educação, fundadora da ONG Empowering Women for Integration e CEO da B-Long Businesse School, escola de capacitação para empreendedores brasileiros globais, a autora fundamenta as lições da obra a partir de vivências em mais de 80 países.

De reuniões na Usina de Itaipu a conferências em Zurique, passando por experiências marcantes na África, Ásia, Oriente Médio, Europa e América, ela compartilha histórias reais, casos curiosos e aprendizados que mostram como a adaptação às diferentes culturas é o segredo entre o sucesso e o fracasso nas negociações internacionais.

Design Dolce sob imagem por shironosov em Canva

Natália detalha como hábitos, códigos de conduta, formas de comunicação e até mesmo o tempo de pausa durante uma conversa podem carregar significados distintos em diferentes lugares. Passando por todos os continentes, a empresária relata as situações cômicas e de aprendizado que viveu ao redor do mundo, como deixar um inglês horrorizado ao oferecer açúcar para o chá, receber um feedback honestamente brutal na Holanda, as tentativas de decifrar o “talvez” dos filipinos e a bronca por misturar a comida no prato durante uma refeição na Venzuela.

Esses exemplos ajudam o leitor a entender como evitar os “micos culturais” e a transformá-los em oportunidades de aprendizagem e conexão. Seja para entrevistas de emprego, transações comerciais, participações em eventos ou conversas informais, as orientações de Mondelli reforçam que valorizar as especificidades de cada povo é uma forma de construir confiança, fortalecer parcerias e criar soluções mais criativas e sustentáveis.

Ao longo das páginas, a especialista aprofunda os contrastes marcantes percebidos entre as nações na hora de fechar um negócio. Em países como Cabo Verde, Jordânia e territórios asiáticos, a confiança e o relacionamento interpessoal antecedem qualquer contrato ou proposta. Essa visão desafia o imediatismo e a objetividade típicos de culturas mais orientadas a resultados, como os Estados Unidos e a Alemanha. Para a empresária, adaptar-se a essa dinâmica, que muitas vezes exige paciência, escuta ativa e flexibilidade, é um exercício de empatia e inteligência cultural.

Design Dolce sob imagem por Tinpixels em Canva

Outros temas abordados no lançamento são a influência da cultura da inovação e da tecnologia nos negócios internacionais, a linguagem corporal como ferramenta silenciosa de comunicação e o uso estratégico do humor. A autora também analisa como culinária, rituais à mesa e traduções literais mal interpretadas podem impactar acordos comerciais, além de abordar tópicos urgentes como negociações remotas, sustentabilidade e responsabilidade social. Com escrita marcada pela empatia e humanidade, o título reflete a trajetória de coragem, curiosidade e paixão de uma brasileira que vive, estuda, empreende e negocia no mundo real.

Mais do que um guia técnico, “O mundo é seu: negócio fechado!” é um chamado à adaptabilidade. Mondelli incentiva o abandono da postura de “sabe-tudo” e o uso do “crachá da humildade”, como ela mesma descreve. Ela convida a rir dos próprios erros e reconhecer que o caminho para o sucesso global passa, invariavelmente, por escuta ativa, respeito profundo e sensibilidade intercultural. Uma leitura obrigatória para empreendedores que sonham alto, profissionais de comércio exterior, Recursos Humanos e T&D, líderes corporativos, executivos de multinacionais, consultores, diplomatas, investidores e interessados em relações internacionais.

O Mundo é Seu: negócio fechado!

Expanda, negocie e conquiste o mundo: um guia prático para fechar negócios e usar as diferenças culturais a seu favor em 65 países

Autoria: Natália Mondelli
Editora: DVS Editora
ISBN: 978-6556951515
Páginas: 304
Preço: R$ 89,00
Onde encontrar: Amazon e principais livrarias do país

Natália Mondelli é filantropa, empresária, professora de empreendedorismo, consultora e mestre em negociações internacionais e palestrante internacional. Com vasta experiência prática em diversos mercados globais, combina suas vivências com uma abordagem estratégica para ajudar empresas a prosperarem no ambiente de negócios global. Brasileira, ela vive hoje na Suíça, conhece mais de oitenta países, morou em cinco deles e fala cinco idiomas. Na Europa, Natália construiu uma comunidade sólida e forte através de sua ONG, Empowering Women for Integration. Além disso, é presidente do Grupo Mondelli de Educação, que compõe um ecossistema de empresas dedicadas à educação e à formação empresarial. Natália também compõe e faz parte do seleto e o mais forte grupo de empresários do Brasil, o Clax Club.

@natmondelli

Fundada em 2001, a DVS Editora se consolidou como referência no mercado editorial ligado à carreira, inovação e negócios, oferecendo conteúdo diferenciado sobre orientação pessoal e profissional. Ao longo dos anos, lançou dois novos selos: Abajour Books, literatura para o público adulto; e Catatau Livros Infantis, voltada ao público mirim. A editora segue com o objetivo de publicar e promover conteúdo criativo e inovador em busca do crescimento pessoal e profissional.

@dvseditora

Demais Publicações

A valorização humana vem antes da educação

O primeiro passo para transformar pessoas e sociedades não é ensinar, mas reconhecer o valor de cada indivíduo

As cinco faces do cansaço materno

Aprenda a ler os sinais do seu corpo e da sua alma para se reabastecer antes de chegar no fundo do poço

A força do marketing de experiência

Uma abordagem que transforma marcas em memórias com potencial para se tornarem escolhas futuras

Grito de uma mulher traída

O que faço com a quebra de confiança, com o abandono, com o vazio que me inunda a alma?

O poder de recomeçar com leveza e sabedoria

Hora de se mostrar com mais liberdade, plenitude e sinceridade

Preparando os negócios para o período natalino

Dados de sua gestão e planejamento são muito importantes para garantir bons negócios com o final de ano

Painel Dolce Morumbi

School of Rock e Morumbi Town Shopping celebram o Dia dos Pais com evento gratuito e aberto ao público

Além dos shows de alunos da unidade, o encontro contará com atividades interativas, espaço kids, gastronomia diversa, exposições temáticas e um encontro de carros antigos

Butantã Shopping celebra o Dia dos Pais com show gratuito da cantora Luiza Possi

Apresentação acontece no sábado, dia 9 de agosto, a partir das 19h

Ateliê Contempoarte realiza a exposição “ARTMOSFERA” em agosto

Em tempos em que o planeta clama por ser escutado, a arte responde

As Mais lidas da Semana

No results found.

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções