Altitude: não deixe que ela seja um obstáculo para você

Tripdicas Dolce

Andrea Barros

A Bolívia é lugar lindo e merece ser visitado, então não deixe a Soroche ser uma sombra para você

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Foto por Andrea Barros

Neste último texto da série, escrevo sobre um assunto que pode assustar muita gente quando se fala em viajar para altas altitudes. Eu mesma tinha uma preocupação grande de como o meu corpo iria se comportar, principalmente porque eu tenho pressão alta e, quanto mais alto você está, maior a sua pressão arterial.

Antes de ir para a Bolívia eu me informei muito sobre a altitude, inclusive com o meu médico cardiologista. A tal “Soroche” era algo que me preocupava muito. A altitude por lá é de 3640 metros em relação ao nível do mar, enquanto em São Paulo é de 760 metros.

O fato é que você provavelmente irá sentir algum sintoma. Eu senti já em La Paz, mas meus amigos não sentiram nada. Porém, no Salar do Uyuni atingimos altitudes de 4.500 metros e o grupo sentiu um pouco de falta de ar durante a noite.

Fotos por Andrea Barros

A primeira dica para você não sofrer tanto é tomar muita água. Não se preocupe se haverá ou não banheiro, tome água! Ela ajuda a melhorar a dor de cabeça e te hidrata em um lugar que é extremamente seco.

Se você não tem pressão alta abuse do chá de coca que é um ótimo remédio para te ajudar na aclimatação e melhoria do seu organismo na altitude. Todos os lugares vendem o chá e a folha (para mastigar), então é algo muito comum por lá.

Agora, o que realmente me ajudou muito foi um remédio chamado “Sorojchi Pills”, uma composição de ácido acetilsalicílico, cafeína e salófeno. Tomava sempre que eu me sentia derrubada pela altitude e depois de meia hora já me sentia bem melhor.

Fotos por Andrea Barros

Veja, eu não sou médica, mas como viajante acho meu dever compartilhar com vocês essa dica porque ela realmente me ajudou bastante. Viajar para um destino com uma alta altitude pode ser difícil e a ajuda de um medicamento vendido livremente por lá vai te ajudar muito.

No mais, a viagem correu super bem, eu só me sentia cansada se andasse muito e fizesse esforço em alguma situação (como, por exemplo, escalar alguma coisa). No mais, a altitude, que parecia um bicho papão, virou dor de cabeça e cansaço.

A Bolívia é lugar lindo e merece ser visitado, então não deixe a Soroche ser uma sombra para você. Vá em frente e conheça um dos países mais bonitos da América do Sul.

Foto por Andrea Barros (Bolívia 2024)

Andrea Barros é paulistana, libriana com ascendente em leão, mãe de dois shitzus (o Tom e o Luke), profissional de Turismo e já estevem em mais de 50 países. E contando… 

Confira seu e-book com dicas valiosas para você se preparar para a viagem!

(clique na imagem)

Este artigo é um oferecimento:

Faça parte desta aventura!

+55 11 99919 1010
andrea@abtours.com.br
@abtoursroteiros

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta