Juliana Souza Pires sai candidata à câmara dos vereadores da cidade de São Paulo buscando diálogo com a área da Beleza

A empresária do setor de beleza quer propor políticas que ajudem a formar profissionais e dar-lhes condições sociais mais dignas

Por Paulo Maia

Juliana Souza Pires, dona e administradora do Espaço Bela Morumbi, salão de beleza localizado na Vila Andrade, no Morumbi, também colunista do Portal Dolce Morumbi®, para o qual escreve sobre Beleza e Empreendedorismo, sai candidata a vereadora pela cidade de São Paulo.

É sua primeira incursão na política, resultado de um convite feito pela Sra. Fernanda Torres, secretaria do trabalho do Partido Republicanos. Ela sai candidata pelo partido, o mesmo do Governador Tarcísio de Freitas, que queria uma representante da área da beleza, na qual o envolvimento feminino é primordial

Bem-sucedida no setor de Beleza, Juliana parece ter convencido as pessoas que a convidaram para esta jornada, de que pode realizar na esfera pública o que tem feito na privada pelo menos nos últimos 15 anos de mercado (leia matéria da Dolce sobre sua carreira).

Mas, mais do que isso, Juliana sempre teve ações sociais na equação de seu sucesso como empresária do setor de beleza. Para ela, sem o social, não há como aproveitar o melhor do profissional nas pessoas. São pessoas que fazem um negócio se estabelecer e ter sucesso. E são elas que dão o melhor de si quando são reconhecidas e respeitadas, não apenas como seres humanos, mas principalmente como cidadãos.

É sob este prima que Juliana quer trabalhar para melhorar as condições do setor a fim de proporcionar mais condições para que  profissionais se desenvolvam e possam levar uma vida digna para eles e suas famílias.

Hoje há, sem dúvida, uma preocupação com o setor, principalmente depois da experiência da pandemia, quando muitos desses profissionais passaram por dificuldades durante o período de isolamento, no qual as atividades comerciais ficaram prejudicas, reduzindo a zero as perspectivas de geração de renda.

Mas o setor sempre apresentou diversas outras preocupações, especialmente em relação às condições sociais, econômicas e de trabalho de seus profissionais, a maioria mulheres e mães.

O setor de beleza se caracteriza, entre vários aspectos, em oferecer flexibilidade de agenda no dia a dia, possibilitando a essas mães conciliarem seus afazerem domésticos e de cuidado com os filhos e o trabalho.

A pauta que Juliana levanta em sua campanha propõe políticas que possam dar condições a esse contingente de poder se regulamentar profissionalmente e que tenham oportunidades de desenvolver suas habilidades e conhecimento, obtendo melhor formação que as levem a gerenciar suas carreiras e suas remunerações.

Muitas mulheres fazem cursos e aprendem técnicas para desenvolverem sua profissão, mas carecem de apoio em áreas como educação financeira, para que saibam como gerir suas receitas e de regulamentação legal que as tirem da informalidade, como registrar sua MEI e assim garantir direitos.

O combate à violência doméstica é outro pilar fundamental na campanha de Juliana. Ela trabalha e convive diariamente com casos em que mulheres sofrem abusos dos mais variados tipos, incluindo violência física. Ainda que já existam leis que tratem do tema, Juliana ainda vê que é preciso avançar mais. Não basta que a lei puna os agressores quando a violência já aconteceu, mas que busque evitar a violência. E isso somente é possível com orientação e educação, de maneira que as próprias mulheres identifiquem situações de riscos e tenham condições de evitá-las e mesmo de sair delas.

Juliana entende que políticas que se debruçam sobre as mulheres precisam ampliar mais sua dinâmica de atuação para que possam ser mais assertivas e assim gerar resultados melhores.

Ela cita exemplos de situações de mães “solos”, aquelas que criam seus filhos sozinhas, tendo então, na maioria das vezes, fazendo o papel duplo de mãe e pai, e as mães “atípicas”, aquelas com filhos em alguma situação neurodivergentes. São situações que exigem abordagens diferentes e ações que vão para além do que hoje há nas leis, de forma que foquem mais na prevenção do que na correção. Educação e orientação, segundo Juliana, ainda são as melhores maneiras de produzir condições de vida apropriadas, além de ajudarem as pessoas a vislumbrarem visões de futuro e poder planejá-las.

Juliana entende as dificuldades nos detalhes do dia a dia de muitas mulheres, mas sua visão é mais abrangente. A vida gira em torno da sociedade e, principalmente, da família, com trabalho, direitos e obrigações. É com essa visão que Juliana busca engajar todos em torno de problemas que muitos julgam ser apenas do universo feminino, mas que na verdade, se torna da sociedade, pois são essas mesmas mães que lutam para formar seus filhos a, também, exercer cidadania futura e, por isso, precisam do apoio daqueles que estão perto, como família e amigos, e do Estado, como gestor das relações sociais, de saúde e bem-estar da população.

Para Juliana, a mulher no setor de beleza quer ser reconhecida e respeitada como profissional, mas antes de tudo, como cidadã contribuindo na sociedade e ajudando a construir um futuro.

Juliana indica que hoje há em torno de 105 mil salões de beleza na cidade de São Paulo. Um número extremamente expressivo que acolhe profissionais que demanda uma cadeia de suprimentos e de uma infraestrutura gigantesca do mercado de produtos de estética, que por sua vez, emprega e gera outra economia também pujante.

Cabelereiras, manicures, pedicures etc., isso sem citar os demais profissionais para o cuidado da infraestrutura como limpeza e atendimento, são apenas os que estão na ponta de uma grande cadeia econômica sendo os principais responsáveis por girar todo o mercado. Por isso precisam de cuidados e respeito mais contundentes.

A educação e formação profissional também é uma pauta importante na plataforma da Juliana. Hoje, conhecimento e formação em terapia capilar é fundamental para cabelereiros. Saber lidar com os mais diversos produtos químicos oferecidos no mercado, impactam não apenas na estética, mas principalmente na saúde.

Juliana tem mostrado muito entusiasmo nesta jornada, principalmente por ter a oportunidade de fazer contato com a população e entender suas dores, preocupações e aspirações. Isso é uma parte da natureza e temperamento dela. Mesmo antes de se aventurar na política, Juliana sempre teve uma preocupação social em seus empreendimentos e na relação com quem trabalha.

Ela está bastante consciente acerca de suas chances em se eleger vereadora. Quer fazer o seu melhor, mas se eleger será uma consequência do trabalho que vier a realizar e do apoio que o Partido Republicamos entregar à sua candidatura.

Hoje já conta um planejamento bem acurado para visitar o maior número possível de estabelecimentos e buscar diálogos com as mais diversas lideranças do setor. Porém ela tem a consciência de que, mesmo que não se eleja, a experiência no processo já a ajudará a conhecer e entender mais a fundo o universo no qual trabalha, e assim identificar oportunidades de melhorias, estando ou não, na esfera pública.

Quem tiver interesse em conhecer melhor a pessoa da Juliana e suas propostas, deve sim, acompanhá-la, principalmente em suas redes sociais e buscar interagir propondo questões e levando assuntos para reflexão, debate e até mesmo a oportunidade do diálogo.

Aproximar-se da política com propósitos e buscando entender como aqueles que se candidatam a cargos públicos podem ajudar a população com suas demandas, ainda é a melhor forma de avaliação, além de ser um exercício cívico, fundamental para qualquer cidadão.

Juliana Souza Pires é formada em economia, administração de empresas e gestão de pessoas.
Com uma carreira profissional de mais de 30 anos, tem se dedicado nos últimos 10 no mercado de Beleza, causas sociais e no incentivo do empreendedorismo e empoderamento feminino.
Casada, mãe de dois filhos, uma empreendedora por amor.

Conheça seus perfis:

Leia seus artigos na:

Foto por Renata Dall'Osto (@butia_fotografia)

Paulo Maia é editor do Portal Dolce Morumbi®

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta