Skip to content

Como as provas e notas impactam o aprendizado?

Imagem em Freepik

Repensando a avaliação escolar

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Por Ana Lucia Bresciane

Com o final do semestre escolar, surge uma oportunidade para refletirmos sobre a avaliação no processo de aprendizagem. Em muitas escolas, o período de provas é um dos mais tensos, trazendo não só o desafio de avaliar, mas a pressão de medir o desempenho. Mas o que estamos realmente ensinando ao associar o aprendizado ao medo da nota baixa?

Segundo o relatório PISA in Focus, da OCDE (2017), 66% dos estudantes disseram temer as notas baixas e 59% se sentem ansiosos ao fazer testes, mesmo quando bem-preparados. Na Dinamarca, por exemplo, escolas públicas vêm aplicando o mesmo princípio. Dados de um estudo da Universidade de Aalborg mostram que alunos que estudam em ambientes sem provas e notas relataram níveis mais altos de satisfação com a escola e menor ansiedade relacionada ao desempenho. Além disso, o modelo favorece habilidades como pensamento crítico, criatividade, autonomia e colaboração — competências cada vez mais exigidas no século 21.

Imagem em Freepik

Já no espaço ekoa, escola em São Paulo, não há provas nos anos iniciais e as provas e os conceitos são apresentados de forma gradual no Ensino Fundamental. Ainda assim, o conteúdo previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está presente em todas as etapas da educação infantil e do ensino fundamental. O que muda é a forma de ensinar e de avaliar: em vez de notas, os professores observam, escutam, registram e devolvem reflexões aos alunos — que também são convidados a se autoavaliar.

Mas afinal, avaliar para que?

Avaliar é uma forma de cuidar. A avaliação faz parte do cotidiano da escola e tem como principal objetivo apoiar os processos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes e adolescentes. Mais do que verificar resultados, as avaliações nos ajudam a compreender os percursos, reconhecer as conquistas e usar as observações para planejar os próximos passos.

A avaliação é formativa. Ou seja, ela ajuda educadores e estudantes a entenderem como o processo de aprendizagem está acontecendo. A partir dos registros e observações, conseguimos ajustar propostas, redesenhar estratégias e garantir que as experiências educativas estejam em sintonia com as necessidades do grupo. É uma ferramenta de escuta e planejamento, não de controle ou comparação.

Imagem em Freepik

Publicidade | Dolce Morumbi®

A avaliação deve estar presente o tempo todo. Para isso, os educadores observam as interações, as produções, os gestos, as falas e o envolvimento das estudantes com as propostas. Utilizamos muitos instrumentos, além de provas, para fazer o acompanhamento das aprendizagens. Esses registros — escritos, fotográficos, em vídeo ou áudio — são analisados em equipe e servem como base para o acompanhamento individual e coletivo.

Para que isso funcione bem, as crianças devem, desde cedo, ser incentivadas a olhar para suas produções, refletir sobre suas aprendizagens e pensar no que gostariam de melhorar ou aprofundar. A autoavaliação é parte importante da rotina e acontece tanto de forma individual quanto coletiva. Isso fortalece a autonomia, o autoconhecimento e o senso de responsabilidade.

Repensar o formato das avaliações é entender que o foco não precisa estar na classificação, e sim na construção de um olhar construtivo e significativo sobre o próprio processo de aprender. Avaliar não se trata de medir, mas de perceber como cada criança aprende e evolui. Isso gera mais segurança, mais motivação e, principalmente, mais sentido para o que se aprende.

Ana Lucia Bresciane é Mestre em Psicologia da Educação e Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É coordenadora geral do espaço ekoa, escola de educação infantil e ensino fundamental na cidade de São Paulo. Atua na área da formação docente e assessoria pedagógica e é professora do curso de graduação no Instituto Superior de Educação Vera Cruz (ISEVC), em São Paulo.

Colaboração da pauta:

Demais Publicações

A maternidade e a arte de se reinventar

A resiliência materna não é um dom especial: é o instinto de quem sabe que alguém depende exclusivamente do seu melhor

Como as soluções em BPOs estão evoluindo com IA generativa

O futuro do atendimento não é apenas digital; é humano com tecnologia

Os três pilares da comunicação coerente

Quando o silêncio comunica mais do que textões na internet

A saudade é do tamanho do amor que sentimos

Perdemos um pouco de nós todas as vezes que passamos por um luto

Sabores do inverno: receitas que aquecem o coração

Há aí em sua casa alguma receita especial para os dias mais frios?

Painel Dolce Morumbi

Ireks Brasil aposta na formação técnica e leva conhecimento de ponta à FIPAN 2025

Com aulas-show, campeonatos internacionais e especialistas renomados, empresa reforça seu compromisso com a qualificação profissional e o futuro da panificação no Brasil

Exposição “Vênus Contemporânea” se mantém como arte viva no Butantã Shopping para toda a família

A mostra coletiva com 18 artistas evoca as Vênus que atravessam a história da arte, convidando o público a uma experiência sensível

Teatro vira jogo de investigação em “Mistério da Família Carlos”, novo espetáculo infantojuvenil de Victor Magalhães

Peça interativa está em cartaz no Teatro Bor (SP) com sessões que nunca se repetem, humor improvisado e participação ativa do público

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

ad-area2imovel-22.07.2025-(1-1)-1_11zon
ad-marlize-cha-da-tarde-22.07.2025-(1-1)_11zon
ad-sensitiva-rosana-17.05.2025-(1-1)_11zon
espaco-bela-morumbi-publ-25.04.2025_11zon
jornada-amor-com-prazer-banner-square-20.03.2025_11zon
publ-consultoria-de-beleza-24.02.25_11zon
gisele-marketing-banner_11zon
pulicidade-recanto-sta-rita-post_11zon
mentoria-juliana-2024.11.05-post_11zon
mentoria-beleza-juliana-souza-pires-banner-(4)_4_11zon
touchedigital-presenca-on-line-em-qualquer-lugar_11zon
espaco-bela-morumbi-publ-28-03-2025_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
arte-painel-dolce-amanda-sanzi-arts_2_11zon
arte-painel-dolce-butanta-shop_4_11zon
arte-painel-dolce-butia-fotografia_11zon
arte-painel-dolce-cantiga-crianca_11zon
arte-painel-dolce-casablanca_5_11zon
arte-painel-dolce-chef-bruna_7_11zon
arte-painel-dolce-crescendo-e-acontecendo_8_11zon
arte-painel-dolce-ctrigueiros_11zon
arte-painel-dolce-dennyfotografia_11zon
arte-painel-dolce-espaco-bela-morumbi_9_11zon
arte-painel-dolce-paulodimello_12_11zon
arte-painel-dolce-preziatu_11zon
arte-painel-dolce-touchedigital_16_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow

Ainda não há comentários para esta publicação


Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções