Novembro é o mês oficial das confraternizações que antecipam o Natal, tanto em escolas, empresas e até mesmo ente familiares, quando algum membro da família vai viajar e precisa reencontrar os parentes antes.
Existem receitas que unem gerações e são passadas de ano em ano e vai se transformando, modificando, algumas são aprimoradas, mas nunca esquecidas.
Vocês tem alguma receita assim na família?
Lá em casa existem algumas receitas coringas, que foram passadas de geração em geração e que eu com certeza levarei a frente.
Os clássicos lá de casa são a farofa quebra bico do meu pai (já compartilhei com vocês em outros momentos), empada de palmito da minha avó, canudinho de doce de leite do meu tio, beliscão de goiabada da minha tia e tantas outras receitas que foram ficando marcantes ao decorrer dos anos.
Hoje compartilho o beliscão de goiabada, porque é ótimo para ser uma lembrancinha afetiva para o final de ano. Nada mais simbólico do que você mesmo fazer uma lembrancinha para os familiares ou qualquer outra pessoa que você queira presentear nesse final de ano!
Beliscão de Goiabada
- 250g de farinha de trigo
- 100g de açúcar refinado
- 125g de manteiga ou margarina
- 1 gema
- Água se necessário
- Baunilha e canela em pó a gosto caso queira saborizar a massa
- 300g de goiabada
Modo de preparo: em um bowl coloque todos os ingredientes secos e misture; adicione a manteiga gelada e amasse com as pontas dos dedos formando uma farofa; em sequência, adicione a gema de ovo e misture bem até formar uma massa homogênea; caso esteja quebradiça, coloque água gelada aos poucos até formar uma massa única.
Descanse a massa por 20 minutos em geladeira; na sequência abra entre 2 plásticos de congelar com auxílio de um rolo e corte em círculos de 5cm; corte a goiabada em tirinhas de 5cm, empane somente em farinha de trigo e coloque no centro do disco de massa e junte as duas pontas dando um beliscão; transfira para uma assadeira com farinha de trigo e leve ao forno a 180 graus por 20 minutos ou até que esteja com as bordas levemente douradas.
Quando esfriar retire da forma e embale em saquinhos e coloque uma fita bem bonita. Sua lembrancinha de Natal está feita!
Quem não amaria receber esse carinho em forma de biscoito?!
Ótima sexta-feira!




































