Live discutiu os possíveis cenários para o varejo pós isolamento social

Por Denize Costa Pinto

A tendência “Lives” tem nos ocupado durante o isolamento social com conteúdos que vão desde o entretenimento até informações culturais, educativas e financeiras. Da improvisação inicial às atuais Lives elaboradas, elas vieram para ficar e provam que, em tempos de isolamento, a comunicação digital via streaming está substituindo os workshops, as aulas presenciais, a balada do fim de semana, a academia e o show daquele artista que a gente raramente consegue comprar o ingresso.

Trabalhamos com comunicação e o nosso diferencial é o networking. Na nossa carteira de clientes temos prestadores de serviços, franqueados de grandes marcas, restaurantes, pequenos empreendedores e incorporadores. Nosso foco principal é conectar potenciais clientes às marcas. Utilizamos como ferramentas a divulgação virtual, os eventos e as ações de marketing presenciais. Nosso último evento aconteceu em fevereiro: inauguramos uma loja com coquetel e música para mais de cinquenta convidados.

Quase um mês após, o contato social tornou-se um perigo eminente e eventos como esse, tornaram-se impensáveis. O que fazer para continuarmos trabalhando, mesmo que de forma voluntária e, ao mesmo tempo, ajudar nossos clientes a encontrar alternativas para a crise de consumo que se impôs a todos nós? Alguns comerciantes do bairro optaram pelo delivery e ajudamos todos a divulgar esse serviço. Outros fecharam as portas e não tiveram opção, a não ser esperar a quarentena passar e o comércio reabrir.

Imagem por Cam Morin

De repente, uma live nos chamou a atenção: estavam lá três consultores e especialistas em marca, produto e consumo falando sobre o futuro do varejo pós isolamento. Deu um “click” e resolvemos convidar os três para nos ajudar a responder aquelas questões que ainda estavam sem resposta tanto para nós quanto para nossos clientes e amigos: como será o varejo e a prestação de serviços pós isolamento? Como superar o medo de contágio nos canais de venda e nas empresas prestadoras de serviço?

Monica Penteado, Sergio Garrido e Lilian Tozatto da Brand Image aceitaram nosso convite e, enfim, tivemos nossa primeira “live”. O conteúdo veio exatamente ao encontro do que buscávamos e alguns aprendizados ficaram daquela live: mais do que nunca, as marcas deverão ter um propósito imbuído de ações concretas, com valores agregados que vão desde a atenção redobrada com higiene, até a mudança completa dos antigos conceitos de experiência de consumo.

A venda será consequência do posicionamento correto da marca e a preocupação com saúde e em não se contaminar podem ser as principais demandas, como um top of mind para o consumidor.

Mudanças de hábitos serão imperativas, bem como a rotina nos pontos de venda, passando para o consumidor uma sensação de segurança.

Imagem por Jason Briscoe

Nunca o planejamento foi tão importante: planejar o layout, as rotinas de higiene e desinfecção, o contato com o cliente e o treinamento para esse “novo normal” que se impõe.

Além do pessimismo e do medo da perda do emprego, a preservação da saúde é a maior preocupação de 85% dos brasileiros. Este será o cliente pós isolamento: atento à sua segurança física, mental e ao significado real da sua compra. Mais do que nunca, o diferencial de uma marca deverá estar voltado para o cliente e não mais para a experiência de compra.

Os valores pessoais estão sendo revistos, principalmente o significado do consumo. Empresas que saírem na frente ressignificando seus valores e oferecendo aos consumidores conforto, no que diz respeito a um layout seguro para os padrões atuais, segurança emocional, com atendimento condizente ao distanciamento social, e consciência coletiva no que se refere à responsabilidade social, serão aquelas que mais atrairão consumidores.

Denize Costa Pinto é mestre em Serviço Social e especialista (MBA) em Varejo e Negócios da Moda, e junto com Denise León, especialista em Marketing, fundaram a De’s Marketing, uma agência de comunicação e assessoria em marketing que trabalha na promoção de seus clientes especialmente em eventos de networking e cross-marketing.

Denize Costa Pinto
Denise León

A Live realizada no dia 21/05 está disponível no canal do YouTube da Brand Image e pode ser acessada pelo link:
https://www.youtube.com/watch?v=Wryd5kejfBU&feature=emb_err_woyt

Imagem destacada da Publicação:
Designed by Freepik

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta