Decorando banheiros!

Ivana Gonçalves

Sabe aquela vontade e curiosidade para conhecer um ambiente quando chegamos em algum lugar? Eu tenho muito isso com banheiros. Amo visitar esses espaços em locais públicos como restaurantes e hotéis e também em residências, por isso eu tenho uma dedicação especial em projetar essas áreas.

É incrível a infinidade de acabamentos que existem no mercado, fica até difícil escolher, por isso é muito importante a ajuda de um profissional da área.

A funcionalidade é sempre o mais importante em qualquer ambiente e no banheiro não poderia ser diferente. Para uma residência padrão, a porta tem que ter no mínimo 60cm e as de abrir têm vedação melhor que as de correr, tanto para cheiros quanto para barulhos. Esses mesmos 60cm é uma boa base para se ter em qualquer circulação dentro do banheiro. A janela é fundamental para uma boa ventilação e evitar umidade e é recomendado que ela seja alta para evitar que exista acesso visual do vizinho.

Quando for impossível colocar uma janela, não deixe de colocar uma ventilação forçada para diminuir os danos. Os vasos sanitários precisam ter livre pelo menos 35cm no eixo e os que possuem caixa acoplada com acionamento duplo são mais econômicos. É indicado que o chuveiro de parede tenha 2,1 de altura e o box pelo menos 60cm para tomar uma boa ducha. Uma dica boa para melhorar a circulação do box são os nichos embutidos mas peça ajuda a um profissional qualificado para ver se existe essa possibilidade.

Os lavatórios podem ser de piso, parede, embutidos ou de apoio, só não esqueça de manter uma altura média de 90cm e também ter uma boa iluminação acima.

Como esse ambiente precisa de uma constante higienização, dê preferência a materiais fáceis de limpar. Claro que depende muito do tamanho do banheiro, mas revestimentos maiores e retificados tem menos rejunte e consequentemente menos espaço para ficar sujando. As pastilhas que eram muito usadas, têm muito rejunte e precisam de uma atenção especial na limpeza. Evite usá-las no chão do box.

Coloque armários, nichos e prateleiras se existir possibilidade e eu, particularmente, gosto muito de fazer um armário fino de 15cm escondido atrás do espelho. Fica muito bonito e leve o ambiente.

Quanto aos acabamentos, essa é a hora de se deliciar com as inúmeras possibilidades de cores, formas e texturas. Até o branquinho básico pode ficar lindo. Os metais pretos, cobre, dourados e as peças sanitárias com cores diferentes que estão sendo muito usadas deixam o ambiente muito bonito mas fiquem atentos, podem custar até 3x mais que as cores padrão.

Ambientes menores como os banheiros precisam de equilíbrio e harmonia de todos os elementos para ficar bonito e funcional. E um bom projeto é fundamental para garantir isso e manter um orçamento dentro do desejado. Assim como eu amo banheiros e gosto muito de conhecer e projetar esses ambientes. Você, meu amigo leitor, tem algum ambiente de sua preferência?

Imagens por Ivana Gonçalves

Arquiteta Ivana Gonçalves

Escritório
Galeria Morumbi
R deputado João sussumu Hirata, 804, sobreloja
(11)  98196-8681

Clique no ícone para seu perfil no Instagram

Imagem destacada da Publicação: Ivana Gonçalves

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta