Como escolher um arquiteto?

Ivana Gonçalves

Comprar um terreno para construir, reformar uma casa ou um apartamento é um passo muito importante nas nossas vidas, para muitos a realização de um sonho, uma conquista feliz e gratificante. Para que seu sonho não se torne um pesadelo, contrate uma boa equipe para te ajudar nesta empreitada. Desde uma grande obra, uma pequena reforma ou um apartamento pronto entregue pela construtora, precisa de um profissional especializado para elaborar um bom projeto com planejamento e segurança e o mais importante, que caiba no seu bolso.

Existem muitos arquitetos no mercado, portanto analise alguns pontos imprescindíveis para ajudar nesta escolha:

– O tipo de projeto que você busca é o primeiro ponto. Há profissionais especializados em projetos residenciais, comerciais, interiores, decoração, paisagismo, uns que fazem apenas projetos e outros que fazem a obra completa. Defina a sua necessidade antes de tudo.

– Busque indicação de amigos, referências em redes sociais, associação de arquitetos e mostra de decoração. Essa busca tem que ser bem criteriosa, na minha opinião, a indicação por pessoas conhecidas é a melhor opção. A melhor propaganda do arquiteto é o boca a boca, então um trabalho bem feito será muito bem recomendado.

– Cuidado com redes sociais! É muito fácil hoje em dia ter um perfil bonito no Instagram cheio de seguidores. Nem sempre isso é real. Pesquise a veracidade dos projetos e a experiência do profissional.

– Tenha afinidade com portfólio do arquiteto escolhido, conheça os seus projetos e obras para ver se tem identidade com o seu gosto. Um bom profissional se adequa a qualquer estilo.

– Verifique se o arquiteto tem registro no CAU, conselho de arquitetura e urbanismo, para você ter segurança de ser um profissional qualificado e o mais importante, consegui fazer a RRT, registro de responsabilidade técnica, que é exigida para qualquer tipo de obra e, apenas arquitetos ou engenheiros podem dar.

– Projetos podem ser feitos presenciais ou online, os dois funcionam muito bem, procure o que mais lhe agrada, independente da sua escolha, faça algumas reuniões e bate-papos para você ver se tem afinidade com profissional porquê conviveram durante meses para concretizar seu projeto e obra.

– O valor de projeto e administração de obra também podem variar bastante, é nesse momento que conta muito a experiência profissional. O melhor, nem sempre é o mais caro ou famoso, tente equilibrar custo benefício que mais se aproxime a você.

– Nenhum profissional trabalha de graça, então desconfie de pré-projetos antes da contratação, provavelmente já era um projeto pronto. Isso já demonstra uma falta de cuidado. Se está contratando um arquiteto é porque quer um projeto pensado exclusivamente pra você.

– Uma dica valiosa é se o profissional consegue se adequar a quanto você quer gastar. Não adianta um projeto maravilhoso e mirabolante que você não consiga executar. Alguns arquitetos não abrem mão de algumas características do seus projetos e as vezes isso pode inviabilizar a obra. Portanto, tenha em mente o seu investimento e deixe isso bem claro.

– Se você vai precisar de acompanhamento de obra, visite algumas já executadas para conhecer realmente a qualidade do arquiteto e também da sua equipe.

Não tenha pressa para contratar um arquiteto, pesquise bem para ter uma feliz escolha. Um bom profissional vai te ajudar no projeto do seu sonho e o mais importante, colocá-lo em prática.

Imagens por Ivana Gonçalves

Arquiteta Ivana Gonçalves

Escritório
Galeria Morumbi
R deputado João sussumu Hirata, 804, sobreloja
(11)  98196-8681

Clique no ícone para seu perfil no Instagram

Imagem destacada da Publicação: Ivana Gonçalves

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Artigos recomendados