Cozinhas fantasmas

Renato Du Valle

Você sabe de onde vêm sua comida quando pedida por aplicativos?

Nos tempos atuais, vivemos num mundo repleto de tecnologias em todas as áreas. Bateu aquela fome, muitos pegam o celular para fazer seus pedidos via aplicativo de vendas de comidas. Nem imaginam onde será feito sua comida: restaurante comercial, bar, churrascaria, bistrô ou até mesmo “Dark Kitchens”.

O modelo de cozinha fantasma apareceu com a popularização dos aplicativos de entrega de comida.
No ano de 2020, estas cozinhas fantasma ganharam um destaque devido a crise de saúde mundial que nos atingiu por conta do coronavírus. Em razão desta pandemia, muitos clientes optaram por pedir comida e não arrisca sair de casa.

Getty Imagens

O que é uma Dark Kitchen?

São cozinhas fantasmas, focadas no serviço de entregas. Dessa maneira, estes restaurantes existem apenas no mundo digital, sem contar com salão de jantar ou qualquer outro ambiente para receber os clientes.

No Brasil este tipo de serviço já era comum em pizzarias focadas no delivery, porém nos últimos anos tem ganhado cada vez mais adeptos de outros segmentos gastronômicos, desde os lanches, até pratos mais elaborados.

No tempo em vivemos atualmente, a transparência é algo de extrema importância, os clientes querem saber de onde vem o que o ele come.

Muitas destas novas cozinhas fantasmas, estão sendo montadas em container, cozinhas compartilhadas e até mesmo naquele bom e velho puxadinho que fazemos em casa.

Foto por Lauro Alves

Devido as pandemia que estamos vivendo, muitos restaurantes pequenos e médios, tiveram que se reinventar para sobreviver. Mas aqueles que não tiveram condições de realizar estes ajustes em seus modelos de negócios, tiveram que fechar as portas infelizmente.

Deste forma, então podemos entender que nem sempre os nos alimentos comprados pelos aplicativos, vêm de um estabelecimento alimentício aberto ao público. Sendo assim, temos uma vasta opções de escolha de tipos de estilos de comida disponíveis, desde de um simples hambúrguer até mesmo um prato fino. Bora lá, nos aventurar pelas Ghost Kitchens in Brazil.

Renato Du Valle é brasileiro e casado. Tem especialização em culinária britânica e francesa. Possui MBA em gestão gastronômica o que lhe confere oferecer consultoria na elaboração de cardápios e em seus modelos de custos e precificação.

Imagem destacada da Publicação: 
Vinicius Amnx Amano

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta