Varandas para um convívio confortável

Ivana Gonçalves

Trazer a área de lazer e a natureza para dentro das nossas casas tornou se uma prioridade nas residências mais recentes. As construtoras estão valorizando cada vez mais as varandas, sendo um ambiente de destaque e que ocupa boa porcentagem da área dos apartamentos, isso pode ser visto claramente nas plantas atuais.

Pequena ou grande, esse ambiente virou um coringa que pode ser utilizado de diversas maneiras. Qual a melhor função que você daria para a sua varanda?

Cabe a cada um decidir o que mais lhe agrada e tornar a sua varanda mais agradável e convidativa.

Você pode ter uma varanda que seja extensão da sua sala de estar, o interessante nesse caso é remover as portas e fazer um piso no mesmo nível e com o mesmo material unificando as áreas e a tornando maior. Pode também manter o estar e ampliar a sala de jantar, acrescente um cantinho para um bar ou um café.  Use móveis e texturas parecidos e complementares para dar a sensação de amplitude e continuidade.

Precisa de um espaço de leitura?? Que tal fazer na varanda? Uma boa poltrona e uma iluminação adequada garantem essa função e ainda pode usar estantes ou prateleiras para livros. Também é possível fazer um home office, tão utilizado no momento atual. Invista em itens funcionais como bancadas de trabalho, cadeira e talvez seja necessário uma cortina para manter a temperatura mais amena.

As construtoras estão utilizando muito as varandas para fazer área técnica de ar condicionado. Use a criatividade para esconder esses aparelhos mas cuidado para não prejudicar seu funcionamento. Painéis de madeira vazados são uma boa alternativa para deixar bonito e manter a ventilação necessária.

A preferência de uso para as varandas são os espaços gourmet com churrasqueira. A mais comum é com uso de carvão mas hoje em dia, as elétricas e a gás estão sendo muito procurados para diminuir cheiro e fumaça mas não esqueça de um bom sistema de exaustão. É importante ter pia com bancada de apoio para os churrasqueiros e uma mesa com bancos e cadeiras para os convidados. Itens comuns como cervejeira, chopeira e cooktop são bem procurados também para completar o espaço gourmet.

E, claro que não poderia deixar de mencionar a varanda com um lindo jardim.

É muito gostoso estar num ambiente com plantas e flores, falta de espaço não é um problema, use vasos, cachepôs, no chão, pendurado no teto ou jardim vertical na parede. A natureza junto com a iluminação natural trazem sensação de bem estar e tornam os espaços aconchegantes e relaxantes. Acrescente sofás, poltronas e cadeiras confortáveis e assista um lindo pôr do sol. E que tal colocar um ofurô ou lareira para os dias mais frios?

A varanda é a queridinha do momento, inspiração e ideia é o que não falta, aproveite e priorize o que mais sente falta na sua casa e transforme sua varanda em um espaço lindo e funcional no seu dia a dia.

Até a próxima!

Imagens por Ivana Gonçalves

Arquiteta Ivana Gonçalves

Escritório
Galeria Morumbi
R deputado João sussumu Hirata, 804, sobreloja
(11)  98196-8681

Clique no ícone para seu perfil no Instagram

Imagem destacada da Publicação

Ivana Gonçalves

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

banner-vinheta-dolce-jan21-(1)
banner-vinheta-dolce-jan21-(2)
banner-vinheta-dolce-jan21-(3)
banner-vinheta-dolce-jan21-(4)
banner-vinheta-dolce-jan21-(5)
banner-vinheta-dolce-jan21-(6)
banner-vinheta-dolce-jan21-(7)
banner-vinheta-dolce-jan21-(8)
banner-vinheta-dolce-jan21-(9)
banner-vinheta-dolce-jan21-(10)
banner-vinheta-dolce-jan21-(11)
banner-vinheta-dolce-jan21-(12)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta