Sua venda começa ainda dentro de sua empresa

Por Paula Rottas Assis

Muitas empresas já perceberam que não adianta ficar criando soluções mirabolantes para chamar atenção dos clientes e atingir um número de vendas expressivos.

Quer saber qual é o segredo para atrair mais clientes?

O segredo do sucesso está dentro da empresa. Investir primeiro no marketing interno é uma excelente ação para gerar grandes resultados.

Endomarketing ou Marketing Interno são várias ações voltadas para a comunicação entre a empresa e o colaborador. É uma estratégia de Marketing Institucional que abrange aspectos variados, desde a comunicação interna até políticas de benefícios e de reconhecimento.

Esta poderosa ferramenta trabalha dois pontos principais: a percepção dos colaboradores acerca da empresa e sua identificação com a cultura da organização.

Imagem por Austin Distel em Unsplash

Os funcionários passam a ter suas opiniões consideradas e seus esforços reconhecidos, e isso faz com que eles se tornem promotores da imagem da empresa.

São muitas as possíveis ações, porém todas precisam contemplar os interesses da equipe, que é o público-alvo da estratégia.

Vou listar algumas ações de endomarketing que você pode implantar na sua empresa:

Pesquisa de Clima

Como primeiro passo, podemos aplicar a Pesquisa de Clima organizacional. Ela gerará ótimos insumos para as demais ações de Endomarketing como:

  • O perfil das equipes – conforme suas preferências e hábitos;
  • Identificar o nível de satisfação dos colaboradores;
  • Identificar os pontos de melhoria no ambiente de trabalho;
  • Identificar problemas de relacionamento dentro das equipes;
  • O encaixe do perfil dos funcionários com a cultura da empresa;

É importante tornar a prática da pesquisa um hábito, seja semestral ou anual, por exemplo, para que os resultados possam ser mais bem acompanhados e comparados.

Imagem por Campaign Creators em Unsplash

Comunicação Interna Eficiente

Seja qual for o tamanho da sua empresa, tenha uma comunicação interna estruturada. Pode ser via intranet, newsletter, grupo no WhatsApp/Slack, ou mesmo na parede da empresa. O uso de ferramentas é importante para que os colaboradores saibam onde encontrar informações. Quanto mais transparente, melhor. É bom que a equipe saiba se as metas estão sendo atingidas, se os resultados estão conforme o esperado.

Integração entre as Equipes

Todo ser humano necessita ter muito claro o “senso de pertencimento”. Precisam se identificar e sentir que fazem parte da empresa.

Ações de integração servem para aproximá-los da organização e de sua cultura, proporcionando o entrosamento entre os próprios funcionários e fortalecendo o sentimento de time, o espírito de equipe.

Feedbacks

Ouvir o retorno dos colaboradores acerca das ações de Endomarketing implementadas é crucial.

Se foi oferecida uma capacitação para os funcionários da empresa, aplique uma pesquisa de avaliação sobre o treinamento e os resultados obtidos. Se foi criado um grupo no WhatsApp para comunicação interna, pergunte à equipe se a plataforma está sendo útil.

Formulários online são ferramentas práticas para coletar feedbacks. Basta divulgá-los aos colaboradores por e-mail, por exemplo. Mas mais importante do que as aplicar é avaliar os resultados e executar ações para esses resultados.

Muitas são as ações que podemos promover para utilizar bem o endomarketing. As políticas de marketing interno devem partir de uma aproximação entre colaboradores e empresa, para que a equipe sinta que a organização se preocupa com suas condições de trabalho e com suas opiniões.

Convidamos um consultor e palestrante internacional para um super bate papo sobre esse assunto. Marival Silva vai nos contar como as empresas da Europa tratam isso com cases reais. Confira!

Paula Rotta Assis é co-fundadora da PRA Consult, uma consultoria de negócios que atende pequenas e médias empresas em projetos de Recursos Humanos, Contábeis, Financeiros e assessoria Executiva. É graduada em Gestão de Recursos Humanos e atua no mercado corporativo há mais de 10 anos liderando equipes e projetos na obtenção de suas metas e resultados.

Este artigo foi sugerido também por Touchédigital Marketing OnLine
Inteligência para Marketing

touche-presenca-online-jan21-(2)
touche-presenca-online-jan21-(3)
touche-presenca-online-jan21-(4)
touche-presenca-online-jan21-(5)
presenca-online-campanha-touche (6)
Anterior
Próximo

Imagem destacada da Publicação

Imagem por krakenimages em Unsplash

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Artigos recomendados

Comentários

  1. Paula parabéns estou amando suas matérias, conteúdo muito esclarecedor com pautas super interessantes.


Deixe uma resposta