Sua venda começa ainda dentro de sua empresa

Por Paula Rottas Assis

Muitas empresas já perceberam que não adianta ficar criando soluções mirabolantes para chamar atenção dos clientes e atingir um número de vendas expressivos.

Quer saber qual é o segredo para atrair mais clientes?

O segredo do sucesso está dentro da empresa. Investir primeiro no marketing interno é uma excelente ação para gerar grandes resultados.

Endomarketing ou Marketing Interno são várias ações voltadas para a comunicação entre a empresa e o colaborador. É uma estratégia de Marketing Institucional que abrange aspectos variados, desde a comunicação interna até políticas de benefícios e de reconhecimento.

Esta poderosa ferramenta trabalha dois pontos principais: a percepção dos colaboradores acerca da empresa e sua identificação com a cultura da organização.

Imagem por Austin Distel em Unsplash

Os funcionários passam a ter suas opiniões consideradas e seus esforços reconhecidos, e isso faz com que eles se tornem promotores da imagem da empresa.

São muitas as possíveis ações, porém todas precisam contemplar os interesses da equipe, que é o público-alvo da estratégia.

Vou listar algumas ações de endomarketing que você pode implantar na sua empresa:

Pesquisa de Clima

Como primeiro passo, podemos aplicar a Pesquisa de Clima organizacional. Ela gerará ótimos insumos para as demais ações de Endomarketing como:

  • O perfil das equipes – conforme suas preferências e hábitos;
  • Identificar o nível de satisfação dos colaboradores;
  • Identificar os pontos de melhoria no ambiente de trabalho;
  • Identificar problemas de relacionamento dentro das equipes;
  • O encaixe do perfil dos funcionários com a cultura da empresa;

É importante tornar a prática da pesquisa um hábito, seja semestral ou anual, por exemplo, para que os resultados possam ser mais bem acompanhados e comparados.

Imagem por Campaign Creators em Unsplash

Comunicação Interna Eficiente

Seja qual for o tamanho da sua empresa, tenha uma comunicação interna estruturada. Pode ser via intranet, newsletter, grupo no WhatsApp/Slack, ou mesmo na parede da empresa. O uso de ferramentas é importante para que os colaboradores saibam onde encontrar informações. Quanto mais transparente, melhor. É bom que a equipe saiba se as metas estão sendo atingidas, se os resultados estão conforme o esperado.

Integração entre as Equipes

Todo ser humano necessita ter muito claro o “senso de pertencimento”. Precisam se identificar e sentir que fazem parte da empresa.

Ações de integração servem para aproximá-los da organização e de sua cultura, proporcionando o entrosamento entre os próprios funcionários e fortalecendo o sentimento de time, o espírito de equipe.

Feedbacks

Ouvir o retorno dos colaboradores acerca das ações de Endomarketing implementadas é crucial.

Se foi oferecida uma capacitação para os funcionários da empresa, aplique uma pesquisa de avaliação sobre o treinamento e os resultados obtidos. Se foi criado um grupo no WhatsApp para comunicação interna, pergunte à equipe se a plataforma está sendo útil.

Formulários online são ferramentas práticas para coletar feedbacks. Basta divulgá-los aos colaboradores por e-mail, por exemplo. Mas mais importante do que as aplicar é avaliar os resultados e executar ações para esses resultados.

Muitas são as ações que podemos promover para utilizar bem o endomarketing. As políticas de marketing interno devem partir de uma aproximação entre colaboradores e empresa, para que a equipe sinta que a organização se preocupa com suas condições de trabalho e com suas opiniões.

Convidamos um consultor e palestrante internacional para um super bate papo sobre esse assunto. Marival Silva vai nos contar como as empresas da Europa tratam isso com cases reais. Confira!

Paula Rotta Assis é co-fundadora da PRA Consult, uma consultoria de negócios que atende pequenas e médias empresas em projetos de Recursos Humanos, Contábeis, Financeiros e assessoria Executiva. É graduada em Gestão de Recursos Humanos e atua no mercado corporativo há mais de 10 anos liderando equipes e projetos na obtenção de suas metas e resultados.

Este artigo foi sugerido também por Touchédigital Marketing OnLine
Inteligência para Marketing

abrakadabra-banner
touche-presenca-online-jan21-(2)
touche-presenca-online-jan21-(3)
touche-presenca-online-jan21-(4)
touche-presenca-online-jan21-(5)
presenca-online-campanha-touche (6)
Anterior
Próximo

Imagem destacada da Publicação

Imagem por krakenimages em Unsplash

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Artigos recomendados

Comentários

  1. Paula parabéns estou amando suas matérias, conteúdo muito esclarecedor com pautas super interessantes.


Comments are closed for this article!