O que o mercado, sua empresa e sua carreira precisam no pós-crise?

Por Camila de Aguiar

Em um cenário de fragilidade econômica, empresas dos mais diferentes segmentos passam por dificuldades severas. Para superá-las no pós-crise, a empreitada de reestruturação será conjunta: líderes e colaboradores de todos os escalões serão convocados a se tornarem os alicerces que darão suporte à reorganização da empresa.

Ainda não é possível precisar o tamanho dos prejuízos ocasionados pela pandemia, mas a previsão é que, no pico da crise econômica provocada pelo coronavírus, o desemprego no Brasil aumente em 2,5 milhões de pessoas. Nesse contexto, os profissionais mais valiosos serão aqueles que se mostrarem proativos e motivados para a retomada – o que está relacionado principalmente às competências interpessoais e comportamentais de cada colaborador.

Imagem por bantersnaps em Unsplash

O que o mercado precisa

Para a retomada da economia, o mercado conta com pessoas positivas e com vontade de colaborar. Um fator importante e que ganha ainda mais força atualmente é a ideia de criação e manutenção de ecossistemas, termo que faz referência às redes de interdependência e cooperação entre empresas e profissionais. Mostrar-se disposto a buscar soluções fora da sua bolha e encontrar parceiros é primordial para fortalecer o mercado. Cooperação e compartilhamento são palavras que fazem parte do vocabulário dessa nova era. São essenciais agora, durante a crise, e continuarão relevantes.

O que as empresas precisam

Dentro do mundo corporativo, a palavra de ordem será engajamento. Diversos estudos apontam que a performance das instituições – o que inclui tanto a lucratividade quanto a satisfação dos clientes – está diretamente relacionada ao engajamento dos colaboradores. O pós-crise pede justamente foco total à performance. Isso significa que as empresas precisam de colaboradores proativos e ativamente envolvidos com os objetivos da empresa.

Será preciso que os colaboradores tomem frente em um dos três grandes pilares que sustentam as empresas: clientes, fornecedores ou times internos. Entre os líderes, se destacarão aqueles que conseguirem servir de inspiração para todo o time, sendo responsáveis por manter a satisfação e a motivação do grupo.

Imagem por visuals em Unsplash

O que sua carreira precisa

Para que seus esforços em relação ao mercado e a sua empresa impulsionem também sua carreira, é preciso que os profissionais mantenham marcas pessoais fortes. Além de cultivarem na prática os valores que o contexto pede, os profissionais que estarão em evidência serão aqueles que pensam estrategicamente sobre como maximizar a percepção de valores e habilidades da sua marca pessoal. Isso significa aproveitar o momento para tornar-se conhecido (visível aos olhos de quem precisa notar você) e reconhecido pelos seus esforços.

No final das contas, o que o mercado, as empresas e a sua carreira precisam é de você. Independentemente do seu cargo, título ou formação, é a sua personalidade, habilidades e soft skills os atributos que melhor atendem às necessidades do momento.

Você está preparado?

Compartilhe seus comentários e até uma próxima!

Camila de Aguiar é empreendedora e estrategista em Branding Pessoal. Sua formação profissional passa pelos títulos de Personal Branding como estratégia na gestão de carreira pela Ilana Berenholc Personal Branding – CLI e Self and Professional Coach pelo IBC; consultora de imagem pelas Belas Artes, Master em Neuroestratégia e Pensamento Transversal, MBA em Marketing, Branding e Growth pela PUCRS

Acompanhem em breve!

Lançamento do Livro “Encontre Sua Marca”, que terá a colaboração de diversos autores, entre eles, Camila de Aguiar.

O Livro “Encontre Sua Marca” é um projeto idealizado por Daniela Bacelar (@danielabacelaroficial)

Saiba mais:

Livros Que Marcam 

Este artigo foi sugerido também por Touchédigital Marketing OnLine
Inteligência para Marketing

touche-presenca-online-jan21-(2)
touche-presenca-online-jan21-(3)
touche-presenca-online-jan21-(4)
touche-presenca-online-jan21-(5)
presenca-online-campanha-touche (6)
Anterior
Próximo

Imagem destacada da Publicação

Imagem por Rostyslav Savchyn em Unsplash

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-abril-2021-banner (1)
vinheta-abril-2021-banner (2)
vinheta-abril-2021-banner (3)
vinheta-abril-2021-banner (4)
vinheta-abril-2021-banner (5)
vinheta-abril-2021-banner (6)
vinheta-abril-2021-banner (7)
vinheta-abril-2021-banner (8)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta