Um sentimento que surge na troca de alianças

Entre os símbolos da tradição do casamento, o do uso do anel entre os casais talvez seja o mais emblemático. Há, sem dúvida, uma carga de significado emocional e de importância a um compromisso relacionado ao uso de um anel de noivado ou de casamento. Nada indica de forma mais inequívoca sobre um “estado civil” do que o uso de um anel no dedo angular da mão esquerda. É um símbolo universal, ainda que o uso de anéis para a celebração da união de um casal tenha diversas origens e interpretações culturais.

Para os interessados em história, há inúmeras fontes na Internet que buscam por quem e quando os anéis começaram a ser usados em ritos matrimoniais. Registros apontam suas origens desde os egípcios e, na medida em que civilizações foram intercambiando suas culturas, novas simbologias e significados foram sendo adotados no corolário do gesto da troca de anéis entre os noivos.

Foram os romanos que, a exemplo dos egípcios, introduziram o anel como símbolo do casamento no cristianismo, e a partir do século IX a igreja, de fato, passou a tê-lo dentro do rito da cerimônia.

Diversos materiais já foram usados na produção dos anéis. Desde couro, tecidos, passando por ossos, madeira, chegando até o ouro e prata com a ornamentação em pedras preciosas, tendo o diamante como o mais querido e desejado – e caro também!

As explicações da simbologia do uso são várias também, mas a maioria aponta para que o anel seja usado na mão esquerda, no dedo angular. Talvez seja por isso que, não importa onde você esteja no globo, ao ver alguém usando um anel nesta parte do corpo, você já sabe que é comprometida.

É interessante ver que essa tradição e costume aponta em nossa condição de animal cultural, um desejo de produzir uma concretude do nosso sentimento em relação à pessoa que queremos não apenas como companhia para a vida, mas para formar outras vidas, ou seja, constituir uma família e compartilhar toda a experiência afetiva do nosso ser.

É como se quiséssemos dizer que amor é algo que só se realiza quando compartilhado nas mais diversas instâncias da nossa existência, mas somente quando vivida com alguém! E esse alguém é aquele que usa um dos anéis que trocamos quando celebramos a aliança para a vida toda. Juntos!

Podemos, quem sabe, afirmar, que toda a expectativa da cerimônia, incluindo seus desdobramentos são todos preparados com muita pompa para o momento da troca dos anéis que celebram a aliança! Óbvio, claro, mas nada significa mais do que esse momento. Esse é o auge de qualquer cerimônia de casamento, pois todos esperam que ali a esperança na vida se renove na união daquelas pessoas que, em alguma medida, sairão diferentes da maneira como entraram.

E, claro, o beijo entre os noivos, agora casados, é a manifestação afetiva acima de qualquer dúvida, para que o mundo se prepare para receber mais uma promessa de amor eterno.

 

Este artigo é um oferecimento  do Recanto Santa Rita

Marlene Vargas Mairena Lutfi

Há 28 anos surgia o Recanto Santa Rita, local idealizado pela proprietária e diretora executiva Marlene Vargas Mairena Lutfi, que através de muito trabalho e dedicação, fez de seu sonho a realidade de muitos casais. Hoje o Recanto é referência no mercado de eventos para casamentos. Privilegiado por sua localização, atende os mais diversos e exigentes públicos, da grande São Paulo e litoral paulista, realizando casamentos, bodas, festas de aniversário e eventos corporativos. Cada evento recebe uma identidade diferente para que cada momento seja único. Com magia, profissionalismo, excelência e sofisticação o Recanto traz tranquilidade, requinte e segurança para quem opta em casar-se no campo, com infraestrutura que se adequa a qualquer clima, podendo acontecer em dias de sol ou com chuva, com três opções de altar. Seja sobre o deck da represa, no altar da piscina atravessando a passarela de cristal ou sob a cúpula. O Recanto faz os sonhos dos casais se concretizar atendendo com uma equipe altamente treinada e especializada. Tudo acompanhado de cardápios personalizados, assinado por chefs renomados e uma decoração impecável que nos faz transportar para um cenário de cinema.

Imagem destacada da Publicação

Imagens cedidas pelo Recanto Santa Rita

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-julho21-banner-(1)
vinheta-julho21-banner-(2)
vinheta-julho21-banner-(3)
vinheta-julho21-banner-(4)
vinheta-julho21-banner-(5)
vinheta-julho21-banner-(6)
vinheta-julho21-banner-(7)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta