Crianças e dinheiro: especialista explica quando o assunto deve entrar na vida dos pequenos

Temática pode ser introduzida desde cedo, com jogos e brincadeiras

A educação financeira é um dos temas mais debatidos na atualidade no país. A pesquisa Estresse Financeiro do Brasileiro de 2020 apontou que 71% das pessoas consideram que problemas financeiros são uma das principais fontes de preocupação. Para Maxsandro Graciano Machado, coordenador do curso de Administração da Anhanguera, a educação financeira está diretamente relacionada ao sucesso e à qualidade de vida futura das pessoas, portanto, é um tema a ser considerado desde cedo. “A maior parte das pessoas só se interessa pelo assunto quando já existem problemas financeiros. Para mudar esse quadro, é importante que as crianças sejam apresentadas à educação financeira desde cedo, com exemplos simples e diários”.

O tema pode ser apresentado aos pequenos nos primeiros anos de vida. E o economista afirma que o tema é, sim, assunto de criança. “As orientações já podem ser iniciadas a partir dos três anos de idade”, diz Maxsandro.

O docente ressalta que existem duas formas de educar financeiramente: receber orientação desde o início ou aprender com as experiências da vida e com os próprios erros. “O ideal é trabalhar o tema de forma prática, direta, simples e lúdica. Podemos, desde cedo, por exemplo, definir uma mesada e como ela pode ser aplicada. O uso de jogos e brinquedos educativos também é recomendado”.

Um dado que aponta que os pais estão preocupados com o futuro dos filhos é o crescimento de jovens de até 15 anos na bolsa. Informações divulgadas pela B3, a bolsa de valores brasileira, mostra que atualmente há mais de 21 mil jovens com até 15 anos cadastrados e investindo na bolsa. O número representa um crescimento de 65,5% em um ano. O administrador elenca os fatores que contribuíram para esse aumento. “Tivemos uma facilidade maior para o acesso ao sistema financeiro do Brasil nos últimos anos devido à evolução tecnológica e, com isso, mais pessoas passaram a se interessar por esse tipo de investimento e seus resultados”, diz o especialista.

O expressivo aumento de jovens na bolsa de valores mostra que a educação financeira está começando a tomar forma no país, mas Maxsandro ressalta que é necessário tomar alguns cuidados. “O sucesso de qualquer investimento depende diretamente de conhecimento e informação. As pessoas precisam acompanhar diariamente e buscar sempre informações e preparo para tomada de decisões, evitando a concentração dos investimentos e ofertas fraudulentas”, recomenda o professor.

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton.

Para mais informações, acesse: https://www.anhanguera.com e https://blog.anhanguera.com/category/noticias/

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 817 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 126 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 1.673 unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br

Colaboração da Pauta:

Ideal H+K Strategies

Thelma Kai
[email protected]
+55 11 99018-9999

Imagem destacada da Publicação

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-dolce-setembro21-banner-(1)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(2)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(3)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(4)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(5)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(6)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(7)
vinheta-dolce-setembro21-banner-(8)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados