Dificuldade de aprendizagem

Oferecimento 

Anglo Morumbi

Por Daniela Biancolini

Para iniciarmos este assunto, é preciso entender que a formação de nossos neurônios acontece no embrião e a aprendizagem também tem seu início na gestação, sendo que esse é um processo contínuo que ocorre durante toda a vida.

Sua aquisição tem início de forma integral desde o princípio da vida do bebê (nesse momento, ela acontece dentro de um sistema social). Um grande número de neurônios está pronto e seu potencial é infinito.

Quando eles se conectam, ocorrem as sinapses, responsáveis por transmitir informações que se formam durante o processo de aprendizagem.

A estrutura psíquica dá sentido a esse processo, enquanto a organização cognitiva sistematiza toda a informação, claro que tudo ocorre de forma pessoal.

Nesse momento, um dos principais desafios da família e da escola é ajudar essa criança a adquirir confiança em si mesma.

É preciso explicitar que as pessoas aprendem de diferentes formas. Os professores estão preparados para ter um olhar individual, com o objetivo de escolher estratégias adequadas e facilitadoras.

Pesquisa de tipos de folhas

Outra questão importante é a ambiental, uma vez que o ambiente deve ser motivador, seguro e incentivador no sentido de permitir os erros e aceitá-los de forma natural. Nossos erros são hipóteses que formulamos e essas são aprimoradas até “acertarmos”.

Quando o erro é reprimido, o processo de aprendizagem é dificultado, pois os educandos tendem a esconder suas dificuldades. Muitas vezes os comportamentos “diferentes” como calar-se, fazer piadas, sentir dores na barriga podem ser uma estratégia para mascarar ou fugir de suas responsabilidades.

Para evitarmos tais situações, temos sempre que mostrar os pontos fortes e enfatizá-los. Auxiliar na formação, fortalecimento e transmitir segurança para que nossos alunos se expressem. Essas atitudes aumentam a confiança em si, a autonomia e ajudam na capacidade de tomar decisões.

No entanto, o respeito à individualidade é básico e essencial. Aprender é um processo complexo que envolve sentimentos e conflitos. Esses comportamentos citados acima podem aparecer e não necessariamente ser um problema.

Os sujeitos da aprendizagem constroem por meio de processo mental a aquisição de vasto conhecimento. Essa construção interativa acontece sobre influências de todas as bagagens, experiências passadas, sentimentos, vivências e situações sociais nas quais estão inseridas, pois o aprendizado integra o cerebral, o psicológico, o cognitivo e o social.

De acordo com comprovações científicas, a aprendizagem modifica a estrutura física do cérebro e são feitas conexões de acordo com as necessidades enfrentadas.

Jogos
Aula de música

Somos capazes de aprender, nos adaptarmos e aperfeiçoar nossas habilidades. Quando a aquisição de novos saberes acontece por meio de experiências, ela faz sentido para o aprendiz:  é o que chamamos aprendizagem significativa.

Estudos comprovam que as diferentes partes do cérebro podem estar prontas para aprender em momentos distintos. Devemos oferecer o estímulo adequado para que seja atingido o seu maior desenvolvimento.

Algumas condições são necessárias para que a troca de informações entre aluno e professor ocorra de forma eficaz. Julgo de grande importância a afetividade, a empatia e os laços de comunicação.

Outro ponto a ser ressaltado são os estímulos aos órgãos sensoriais:  olho, ouvido, nariz, língua e pele. Eles propiciam experiências que facilitam a construção individual do conhecimento, dando sentido às informações recebidas.

Nesse processo de construção, os progressos se misturam com as dificuldades e bloqueios, o que é comum e de fácil resolução. As atividades são estruturadas com o objetivo de favorecer e potencializar o desenvolvimento.

Dicas para auxiliar no processo de aprendizagem:

  • Estimular a autonomia;
  • Ensinar a pensar de forma clara;
  • Colocar o conhecimento em prática;
  • Comunicar o que se quer transmitir de forma direta;
  • Motivar;
  • Apropriar-se de estratégias diante de problemas;
  • Mostrar na prática a teoria;
  • Exercitar a memória e atenção por meio de jogos;
  • Praticar quebra-cabeça de letras e sílabas;
  • Completar desenhos;
  • Trabalhar contagem associada a imagens;
  • Ensinar pares, duplas e conjuntos com auxílio de ilustrações;
  • Usar cantigas e cirandas para que a criança reconheça o som ao início, meio e fim das palavras (essa atividade deve ser realizada de forma progressiva);
  • Brincar de pegar feijão com a pinça;
  • Fazer bolinha de papel;
  • Correr, subir e descer escadas;
  • Estimular a criatividade;
  • Criar rotina diária.

Quando é realmente identificada por uma equipe multidisciplinar, a dificuldade de aprendizagem é importante para que seja feito o diagnóstico, que fornecerá as ferramentas e estratégias necessárias para o desenvolvimento/ tratamento.

Daniela Biancolini é professora do 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Anglo Morumbi.

@danielabiancolini

Há mais de 27 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em transformação. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, High School, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).

Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.

O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta