Como criar um storytelling para apresentações de negócios

Dolce Capital Humano

Paula Rotta Assis

Primeiro vamos identificar o que é Storytelling: é a capacidade de transmitir conteúdo por meio de enredo elaborado e de narrativa envolvente, usando palavras e recursos audiovisuais.

Contar histórias para apresentações de negócios torna sua imagem mais criativa e conectada com o público. Eles também ajudam a desenvolver o conteúdo para o objetivo do material. Isso porque, quando você pensa no formato da contação de histórias, você desenvolve uma narrativa com conexões entre os assuntos, o que facilita o entendimento.

Pense no seguinte aspecto: elaborar uma apresentação recheada de dados, números e gráficos, não vai envolver a imaginação e as emoções do seu público, não criará conexões entre as informações e atrapalhará o entendimento.

Por outro lado, se você estiver preocupado em ativar as emoções e a imaginação do seu público-alvo, criando pequenas histórias e analogias interessantes entre as informações, com certeza você o ajudará a entender e se conectar melhor com o assunto e, além disso, você estimulará o público tomar as decisões que você precisa que eles tomem.

Mas não é fácil! Criar storytelling para apresentações de negócios é um desafio para a maioria dos apresentadores, por isso selecionamos quatro dicas para simplificar essa tarefa e colocar histórias de forma definitiva em suas apresentações:

  1. Identificar o objetivo da apresentação e a história:

Antes de pensar em que história contar, pense no motivo pelo qual você quer contar essa história. Você não pode perder tempo, ou correr o risco de confundir seu público, ao incluir uma história que não ajuda na didática de sua apresentação.

Para ajudá-lo a desenvolver uma narrativa curta que adicionará significado à sua apresentação, comece avaliando o conteúdo de sua apresentação existente para identificar quais partes dela podem se beneficiar de uma história.

Por exemplo, você pode notar que a parte do meio da sua apresentação é menos dinâmica do que o início ou o fim. Pode ter muita informação pesada e o público se cansa facilmente. Nesse caso, o meio da sua apresentação pode ser o lugar perfeito para uma história.

Ou você pode achar que o ponto principal de sua apresentação não tem apelo emocional e, portanto, decide adicionar uma história ao início de sua apresentação, onde apresenta a mensagem principal do material. Assim, você leva o público a ele com a força de uma narrativa.

  1. Descubra a história

Tendo identificado a parte de sua apresentação que mais se beneficiará da narrativa, agora é a hora de desenvolver essa narrativa. E é aí que muitos profissionais ficam presos. Porque começar a criar uma história do zero é uma tarefa difícil, mas há maneiras de deixar ir.

É importante estar aberto a ouvir boas histórias. Referência é tudo para quem quer criar uma narrativa que realmente impacte o público. Enquanto você procura sua história, você precisa viver e respirar histórias. Alimente-se dessas referências: livros, quadrinhos, séries, novelas, filmes, podcasts. Estas são fontes de ideias para qualquer bom escritor de histórias.

Mas não se esqueça do público-alvo. Ele vai ditar o tipo e o tom da história. É improvável que a administração de uma empresa seja atraída por uma história de fantasia medieval. Assim como um público mais jovem não vai querer ouvir uma história sobre o mercado financeiro.

  1. Pense no final da história

Depois de ter uma ideia da sua história, sabendo em qual parte ela entra para melhorar sua apresentação, pense em como deseja terminá-la. Em seguida, escreva o final de sua história antes de escrever qualquer outra parte dela.

É importante que sua história termine com uma conclusão forte, pois ela ditará a força (da história) de sua apresentação. Não pode ser algo muito simples, que será rapidamente esquecido. Começar com essa conclusão ajudará você a escrever o início e o meio desse arco narrativo com o objetivo já definido.

Não se esqueça do conflito: não há história sem ele. Ao escrever o início e o meio de sua apresentação profissional, procure um momento de complicação, desafio ou mudança de circunstâncias que possa servir de impulso. É no momento do conflito que o público se conecta à história e presta atenção nela.

Depois de criar a história e posicioná-la no momento certo da apresentação, pense agora nas conexões: crie as conexões certas entre os slides, entre os assuntos e como você levará o público da apresentação informativa à narrativa e vice-versa. Torne sua história conversacional, para se aproximar do público e gerar atenção: assim eles se sentirão como se estivessem ouvindo uma história contada por um amigo.

  1. Faça testes

Depois de desenvolver a narrativa, bem como encaixá-la na estrutura da apresentação, é hora de praticar. Antes de subir ao palco, veja se essa ideia realmente funciona. Para isso, não esqueça do seu objetivo: toda essa estrutura criada atende ao que você espera do objetivo?

Esteja preparado para voltar ao PowerPoint se sua história não se conectar com o público durante as sessões de treinamento. Este também é o momento de fazer pequenos ajustes nas informações e no ritmo. Sem o ritmo certo, sua narrativa para apresentações de negócios não funcionará.

Sua apresentação de storytelling precisa de planejamento, script e design em movimento, mas também é importante usar a criatividade e ser verdadeiro, para que assim o seu conteúdo se destaque dos outros.

Paula Rotta Assis é graduada em Gestão de Recursos Humanos, formada como Orientadora de Carreira e Analista Comportamental. Atua no mercado corporativo há mais de 10 anos estruturando e implantando áreas de Recursos Humanos. Lidera equipes e projetos na obtenção de suas metas e resultados.

Conheça seus perfis:

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta