São Paulo Futebol Clube é o primeiro time a aderir à Coalizão Empresarial pelo Fim das Violências Contra Mulheres e Meninas

Tricolor na Dolce

Clube abre caminho para evolução do empoderamento feminino entre seus colaboradores e ampliará discussão sobre respeito e equidade em um ambiente majoritariamente masculino

O São Paulo Futebol Clube acaba de ingressar na Coalizão Empresarial Pelo Fim das Violências Contra Mulheres e Meninas, iniciativa privada e colaborativa que une esforços e recursos corporativos para gerar impacto social por meio da conscientização e mobilização para o fim da violência contra mulheres e meninas. O time paulista, que já atua internamente com ações de conscientização e informação, além de inclusão de mulheres, passará a integrar o tema à agenda de treinamentos de liderança, implementação de canais e projetos de apoio às suas profissionais para ambientes de trabalho seguros.

“A proposta da Coalizão Empresarial, enquanto iniciativa do Instituto Avon, é colocar a causa do enfrentamento à violência contra meninas e mulheres em destaque nas empresas e instituições engajando-as na construção de uma sociedade melhor e mais justa para as profissionais, ampliando mensagens e atitudes que propaguem o empoderamento feminino e o respeito”, explica Daniela Grelin, diretora executiva do braço-social da Avon. “Ter um time de futebol como o São Paulo, com um grande impacto e influência entre sua torcida e jogadores é um ganho para a Coalizão que entra em um universo tipicamente masculino e passa a contar com a influência do clube para mudar realidades”, conclui.

Divulgação | SPFC

A partir da adesão, o clube de futebol, que promoveu durante o mês de março a conscientização sobre violência contra meninas e mulheres para toda a sua categoria de base e o time principal, por meio do Departamento Assistencial do São Paulo — DASP, passará a incluir seus quase mil funcionários nos pilares de atuação da Coalizão Empresarial que trabalha para a governança e gestão eficientes em prol da equidade de gênero, comunicação para conscientização, além de educação e treinamento.

“Iniciaremos um trabalho junto à Coalizão que deve ampliar o que o Departamento Assistencial do São Paulo — DASP já faz internamente com funcionários e todas as categorias de jogadores para que meninas e mulheres sejam respeitadas e integradas ao universo do futebol de forma positiva e livre de violência. Estamos felizes em fazer parte desta iniciativa e esperamos que a entrada pioneira do São Paulo Futebol Clube seja seguida como um incentivo por muitas outras equipes para que também olhem para dentro e reconheçam seu potencial transformador para a sociedade”, explica Jacqueline Meirelles, Presidente do DASP.

As organizações que entram para a Coalizão são acompanhadas pelo Índice de Maturidade das Signatárias, que classifica a analisa a evolução das empresas no contexto do enfrentamento à violência contra meninas e mulheres. A aliança empresarial passa a contar com 127 empresas signatárias. Um posicionamento efetivo na causa de enfrentamento à violência contra meninas e mulheres entende o contexto social no qual a empresa está inserida e reconhece seu potencial de influência e impacto positivo no bem-estar de suas colaboradoras e consumidoras, mobilizando recursos, unindo esforços em seu setor de atuação e engajando a comunidade.

Divulgação | SPFC

Formalizada em agosto de 2019, a Coalizão Empresarial Pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas é uma iniciativa liderada pelo Instituto Avon, Fundação Dom Cabral e ONU Mulheres com o objetivo de engajar líderes do setor privado e garantir o compromisso voluntário com o fim da violência contra mulheres e meninas. São 127 empresas signatárias que atuam alinhadas aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, da ONU Mulheres e do Pacto Global, e em contribuição à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, especialmente o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 — Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres.

Dentre as ações da Coalizão, estão previstas adesão aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, engajamento pessoal da liderança empresarial para a realização de ações, atividades de formação e capacitação para o enfrentamento de diversas formas de violência contra as mulheres, desenvolvimento e implementação de políticas e procedimentos internos contra assédio sexual nas empresas, ambiente de trabalho seguro para funcionárias e colaboradoras vítimas de violência, promoção de campanhas de comunicação e conscientização para o enfrentamento da violência contra as mulheres e compartilhamento de resultados.

O Instituto Avon é uma organização não-governamental que se dedica a salvar vidas por meio de ações e iniciativas em prol da detecção precoce do câncer de mama e do enfrentamento das violências contra as mulheres e meninas no Brasil. Desde 2003, tem como missão fortalecer a saúde, a proteção e o empoderamento da mulher. Para isso, conta com a parceria de instituições da sociedade civil, do setor privado e do poder público, atuando na produção de conhecimento, articulação e desenvolvimento de projetos e no apoio de iniciativas de impacto transformador e que busquem o engajamento de todos os setores da sociedade para o avanço das causas. Como braço de investimento social da Avon, empresa privada que investiu mais de R$ 170 milhões em ações sociais voltadas às mulheres no Brasil, o Instituto já apoiou a realização de mais de 350 projetos e ações, beneficiando mais de 6 milhões de mulheres em todo o País.

Fundado em 25 de janeiro de 1930, o São Paulo Futebol Clube é o time brasileiro com o maior número de títulos internacionais, único no país a ostentar três títulos mundiais (1992, 1993 e 2005) e o primeiro time do Brasil a se consagrar três vezes campeão da Taça Libertadores da América. Com uma base cerca de 20 milhões de torcedores, é reconhecido mundialmente pelas suas três cores (vermelho, branco e preto) e por ser também um celeiro de craques de nível internacional e que defenderam e foram campeões mundiais com a Seleção Brasileira.

São Paulo Futebol Clube
Av. Jules Rimet, Portão 7. Morumbi, São Paulo – SP. CEP 05653-070.

Colaboração da pauta:

Instituto Avon: Weber Shandwick | [email protected]
Catarina Marrão | +55 11 3027 0313 | +55 11 99342 8644
Giulia Leocadio | +55 11 3027 0311
Rosângela Pádua | 11 9 8384.0141
Camilla de Andrade – (11) 9 8199.0409

SPFC
Paulo Galdieri  | +55 11  98539 5070
[email protected]

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta