Quando pensamos em fazer um cruzeiro só pensamos em nos divertir e aproveitar a viagem. Mas existem alguns pontos que você deve se preocupar e não fazer
Seja você um viajante de primeira viagem ou um veterano experiente, essas são as coisas que você não deve fazer em um cruzeiro.
Não perca o navio
É o pior pesadelo de todo viajante: encontrar-se olhando para cima enquanto seu navio navega para o pôr do sol… sem você. As linhas de cruzeiro operam um navio apertado, literalmente – e se você se atrasar, elas não vão esperar. Se você se encontrar nessa situação, caberá a você desembolsar o dinheiro e pagar um voo para o próximo porto de escala. Para evitar isso, certifique-se de estar sempre no horário local de saída do navio. Caso contrário, você pode acabar como o casal britânico Pratts, que voltou ao porto do rio Danúbio apenas para perceber que seus relógios não estavam no horário da Europa Central. Era meio-dia na Inglaterra, não na Áustria.
Não guarde a comida
Se você já esteve em um bufê infantil, sabe o quanto é comum levarmos algumas comidinhas para casa, mas não há necessidade de fazer isso em um navio de cruzeiro. O bufê fica aberto a maior parte do dia, e às vezes por 24 horas. Se você está realmente desesperado para comer em sua cabine, alguns navios até permitem que você faça o pedido diretamente para o seu quarto gratuitamente.
Não leve muita coisa
Não há como fugir desta. Lembre-se que o espaço na cabine do navio é limitado. Além disso, há serviços a bordo que poderão te poupar de levar muita coisa como, por exemplo, uma lavanderia. De nada adianta levar infinitos pares de sapatos, vestidos, entre outros apetrechos que você nem usara na viagem. A regra de bagagem em cruzeiros costuma ser: se você pode levar, pode trazer.
Não roube uma espreguiçadeira
Apenas imagine – são 6 da manhã, e você ouve o som estrondoso de passos ao longo dos corredores. Uma manada de elefantes, você pergunta? Não. São os ladrões de espreguiçadeiras. Uma das únicas falhas de projeto a bordo de navios de cruzeiro maiores é a proporção de espreguiçadeiras para passageiros; infelizmente, simplesmente não pode haver o suficiente para o número gigantesco de pessoas a bordo. Com demasiada frequência, os convidados intrigantes se levantam ao raiar do dia, colocam suas toalhas em uma espreguiçadeira vazia e “reservam” seu lugar para o dia – mesmo que receba apenas dez minutos de uso. O que eles não percebem: se esse mau comportamento for detectado, a tripulação o monitorará como um falcão, e sua toalha não durará muito para este mundo.
Não seja rude com a tripulação
Inúmeros documentários mostraram o trabalho extremamente árduo realizado pelos membros da tripulação de cruzeiros. Semanas de sete dias, geralmente por seis meses de cada vez – sem feriados, sem folga remunerada. Lembre-se: polidez não custa nada. Embora possa parecer óbvio, lembre-se sempre de seus agrados e agradecimentos. Muito do trabalho da tripulação passa despercebido; quando seu camareiro fizer sua cama e deixar uma criação artística de toalha em forma de animal em cima de seu edredom, agradeça. Uma das partes mais esperadas por esses funcionários é a gorjeta que os ajuda a compor a renda e os estimula a fazer sempre mais.
Este artigo é um oferecimento:
Faça parte desta aventura!
Av. das Nações Unidas, 12551
17º andar – São Paulo – SP
+55 11 99919 1010
contato@abtours.com.br
@abtoursviagens
@tripdicasab
Assine
Nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
No comment yet, add your voice below!