É provável que você já conheça esses lugares, mas São Paulo é tão bacana que a gente fez essa lista para te lembrar como a cidade tem lugares interessantes para visitarmos

A capital paulista tem muito a oferecer para o morador da cidade e para quem visita esse destino cosmopolita. É provável que você já conheça esses lugares, mas é sempre bom ter uma listinha para marcar o que tem de bom na cidade. Ah, se faltou algum ponto turístico nos desculpe, mas São Paulo é cheia de locais interessantes.
Ponte Estaiada
Com duas pistas em curvas separadas, essa ponte é suspensa por cabos de sustentação. Ela recebeu o nome de Octavio Frias de Oliveira, responsável por transformar o jornal Folha de S. Paulo em um dos maiores veículos de comunicação do estado de São Paulo. Inaugurada em 2008, ela cruza o rio Pinheiros e é a única ponte estaiada do mundo com duas pistas em curva conectadas a um mesmo mastro. Rodeada de hotéis cinco estrelas, ali perto também ficam os shoppings do Morumbi e o Market Place.
Edifício Copan
Inaugurado em 1966, o prédio em curvas é obra do arquiteto Oscar Niemeyer. Ao todo são seis blocos de 32 andares que abrigam residências e lojas. Localizado no número 200 da Avenida Ipiranga, o Copan foi construído visando as comemorações do Quarto Centenário da cidade de São Paulo, porém sua construção começou apenas em 1957. Ele é a maior estrutura de concreto armado do país com 115 metros de altura e 120 mil metros quadrados de área construída.
Estação da Luz
Com uma plataforma central e três laterais, essa estação recebe uma média de 450 mil passageiros por dia. Inaugurada em 1865, a estação da Luz passou por mudanças com o decorrer dos anos. Ela atende às linhas 7 e 11 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e tem conexões com as linhas 1 e 4 do Metro. Sua estrutura foi trazida da Inglaterra e foi aberta ao público como a conhecemos atualmente em 1901. Todo o complexo arquitetônico da Luz é tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Turístico de São Paulo.
Viaduto do Chá
Esse famoso viaduto de São Paulo foi o primeiro viaduto a ser construído na cidade. Ele fica no Vale do Anhangabaú e foi idealizado pelo francês Jules Martin, em 1877. Com intenso trânsito de pessoas, o local costuma ser pano de fundo para entrevistas e programas de televisão.
Teatro Municipal de São Paulo
Esse local tem mais de 14 mil vitrais e foi aberto em 1911. Projetado por Ramos de Azevedo no estilo arquitetônico eclético, ele foi inspirado na Opera de Paris. O teatro foi placo da Semana de Arte Moderna de 1922, marco inicial do Modernismo no Brasil. O teatro é ainda residência da Orquestra Filarmônica do Estado de São Paulo, do Coral Paulista Mario de Andrade, de um grupo de balé, da Orquestra Experimental de Repertorio e do famoso Quarteto de Cordas.

Museu do Ipiranga
Ele ainda está fechado para visitação, mas não poderia ficar de fora da nossa lista. Até porque o jardim dele é lindo! Sua previsão de abertura é para o final de 2022. Chamado oficialmente de Museu Paulista da Universidade de São Paulo, o Museu do Ipiranga é o museu público mais antigo da cidade. Ele foi inaugurado em 7 de setembro de 1895 com o nome de Museu de História Natural. Uma de suas principais obras de acervo é o quadro Independência ou Morte do pintor Pedro Américo de 1888.
Catedral da Sé
Sua última construção data de 1954, mas a primeira igreja foi construída em 1591. A Catedral Metropolitana de São Paulo faz parte da Arquidiocese de São Paulo e fica na Praça da Sé. Apesar de ter uma cúpula em estilo renascentista, a Catedral da Sé é considerada como o quarto maior templo neogótico do mundo. Vale a pena visitar a catedral e sua cripta.
Memorial da América Latina
Mais um projeto do carioca Oscar Niemeyer em solo paulista, o Memorial da América Latina foi inaugurado em 1989. Seu projeto cultural foi desenvolvido pelo antropólogo Darcy Ribeiro e tem uma área construída de 25.210 metros quadrados. Entre suas peculiaridades está a mão aberta em posição vertical com o mapa da América Latina pintado em vermelho em sua palma, simbolizando uma mancha de sangue, em referência aos episódios turbulentos do passado e aos problemas sociais da região. O complexo promove constantemente exposições, palestras, debates e shows.
Museu de Arte Moderna Assis Chateaubriand (MASP)
Idealizado pelo jornalista paraibano Assis Chateaubriand com o crítico de arte italiano Pietro Bardi, o MASP possui a mais importante e abrangente coleção de arte ocidental da América Latina e do Hemisfério Sul. Seu acervo é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e conta com mais de 8 mil peças. Ali você verá obras de Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Renoir, Monet, Picasso, Van Gogh e Chagall, por exemplo. Sua arquitetura modernista, projetada por Lina Bo Bardi, faz dele o único no mundo que tem seu corpo principal suspenso por quatro pilares.
Avenida Paulista
A cara de São Paulo é a Paulista! Fechada aos domingos para acesso apenas para pedestres, a avenida tem excelentes possibilidades de visitação. Ali fica o Masp, a Casa das Rosas, o Parque Trianon, sem contar os cafés, bares e restaurantes ao seu redor. Ela fica em uma das regiões mais altas da cidade e é considerada um dos principais centros financeiros da capital paulista. Aqui você irá encontrar uma diversificação cultural grande. A Paulista é um importante eixo viário da cidade e também de milhares de moradores que habitam seus prédios.
Este artigo é um oferecimento:
Faça parte desta aventura!
Av. das Nações Unidas, 12551
17º andar – São Paulo – SP
+55 11 99919 1010
[email protected]
@abtoursviagens
@tripdicasab
Assine
Nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade









Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!