Confira 7 cuidados essenciais para o seu carro durar muito

Carros podem ser de grande utilidade, mas demandam atenção constante dos seus proprietários. Além de idas periódicas ao mecânico e revisões, é necessário estar atento à condição dos componentes e ao desempenho diário do veículo, caso você queira prolongar a vida útil dele.

Ter um carro bem conservado não apenas reduz a necessidade de adquirir outro veículo, com o grande custo que isso representa, como melhora a performance no dia a dia e proporciona mais conforto e segurança ao dirigir.

Neste artigo, daremos dicas úteis para você manter o seu carro em um bom estado pelo máximo de tempo possível, gerando economia e mais tranquilidade para os motoristas. Confira!

Comprei um carro, e agora?

Adquirir um carro costuma ser um momento decisivo na vida das pessoas. Nos preparamos por muito tempo para isso, economizando dinheiro, tirando habilitação e fazendo diversos tipos de sacrifícios pessoais.

Mas é preciso considerar, também, que as despesas (e as dores de cabeça) não terminam depois que se compra um carro. Muito pelo contrário. A manutenção do veículo demanda muita energia e dinheiro dos proprietários, que necessitam pagar IPVA, emplacamento, seguro e multas, renovar documentos, abastecer, trocar o óleo, repor peças, fazer revisões, consertos etc.

É necessário, portanto, que o proprietário esteja preparado para essas tarefas, não apenas financeiramente, como também psicologicamente. Um bom motorista, em suma, é aquele que presta atenção ao seu veículo, cuida dele e prolonga sua vida útil.

Cuide do seu carro

Cuidar do seu carro é uma tarefa constante e, para muitos, desafiadora. Os benefícios de manter esses cuidados diários, no entanto, são grandes e incluem a redução de acidentes e de custos adicionais com grandes consertos, além, claro, da necessidade de adquirir um novo automóvel.

Para isso, é importante se informar sobre os tipos de cuidados que se deve ter para aumentar a vida útil do seu carro. A seguir, você poderá conhecer os 7 mais importantes.

Calibre os pneus (e sempre verifique as rodas antes de sair)

Pneus são um item de extrema importância em qualquer carro e que, caso não estejam em um estado adequado, podem causar sérios acidentes. Boa parte dos acidentes que acontecem nas estradas se deve a pneus mal calibrados, desalinhados ou com aderência insuficiente.

Para evitar esse problema e também melhorar a performance no dia a dia, é importante que o proprietário leve o veículo a um profissional qualificado e faça a calibragem correta dos pneus. Ela deve ser feita quando eles ainda estão frios, pois, se estiverem quentes, o procedimento não será eficiente.

A calibragem e alinhamento dos pneus, assim como a checagem das rodas e dos eixos, é ainda mais importante quando se vai pegar a estrada. E caso esses componentes estejam em mau estado, não hesite em trocá-los por novos ou repará-los.

Fique atento aos barulhos

Nossos carros muitas vezes se “comunicam” conosco e nós precisamos ouvir o que eles têm a dizer. Alguns ruídos ouvidos quando estamos ao volante podem indicar problemas com o veículo e o motorista deve saber identificá-los.

Ruídos “de grilo”, por exemplo, indicam problemas na correia dentada, que é responsável por sincronizar os movimentos do virabrequim e o comando das válvulas. Para resolvê-los, é necessário levar o veículo que tenha experiência nesse tipo de conserto ou, se o problema não for grave, fazer a lubrificação da correia dentada.

Outros tipos de ruídos podem indicar problemas em outras peças, como as “batidas secas”, que apontam problemas na suspensão, e os roncos, que costumam ser emitidos por rolamentos de rodas desgastados.

Cheque volume de água e óleo

Assim como os seres humanos possuem líquidos essenciais para sua sobrevivência, como o sangue que corre em nossas veias, os carros também possuem os seus fluidos essenciais.

Um dos mais importantes é o óleo do motor, necessário para lubrificação do mesmo. Verifique se o nível do óleo está entre o máximo e o mínimo e troque-o se estiver escuro, no caso de o seu veículo não ser a diesel.

Também é importante recarregar os fluidos do reservatório de arrefecimento e do para-brisas.

Mantenha as revisões sempre em dia

Revisões são como os check-ups que fazemos quando vamos ao médico. Ou seja, são de grande importância para verificar o estado de todos os componentes e prevenir problemas futuros.

Verifique no manual do veículo quando é necessário levá-lo para manutenção e troque as peças que já esgotaram sua vida útil, como velas, baterias e rolamentos.

Também faça a revisão antes de viajar, prestando atenção ao estado de todas as peças.

Mantenha o interior e o exterior limpos

Manter o seu carro limpo é muito mais do que uma necessidade estética. É, na verdade, uma das principais formas de prolongar a vida útil deles.

Certos tipos de sujeiras danificam partes internas e externas do veículo. A poeira, por exemplo, pode entrar no motor e no chassi, aumentando o desgaste das partes móveis. Já as fezes de pássaros podem corroer a pintura do carro.

Se possível, faça você mesmo a limpeza regularmente, usando produtos específicos para essa tarefa. As escovas usadas por lava-jatos podem ser muito grossas e causarem pequenos arranhões.

Dirija com tranquilidade

Dirigir o seu veículo com tranquilidade, evitando movimentos bruscos ou desnecessários no volante, na caixa de câmbio e nos pedais, pode prolongar bastante a vida útil dele.

Evite as freadas bruscas, já que elas exigem demais das peças de arrefecimento, como juntas e correias, e aquecem ainda mais o motor, gerando desgaste.

Invista em um seguro veicular

Muita gente pode achar que o seguro veicular é um gasto muito alto ou desnecessário. Mas a verdade é que ele costuma se mostrar um investimento muito vantajoso.

Os seguros dão maior tranquilidade aos motoristas, que sabem que poderão contar com assistência especializada, cobertura de consertos e indenizações nos casos previstos na apólice.

No fim das contas, o preço que se paga no seguro é inferior aos custos de certos danos que podem ocorrer, como colisões, representando uma grande economia para os proprietários de automóveis.

Escolha com cuidado o seu seguro, optando por empresas confiáveis e coberturas mais completas. Para encontrar a opção ideal, você pode usar plataformas de comparação de seguros, como a que disponibilizamos aqui, no Juros Baixos.

Colaboração da pauta:

Juros Baixos – Soluções Financeiras Online

Maria Eduarda de Souza Padilha | [email protected]

Há mais de 5 anos no mercado, o Juros Baixos é uma fintech que atua oferecendo soluções financeiras através de um marketplace de crédito e plataforma de bem-estar financeiro.

Se quer ter acesso a mais conteúdos sobre educação financeira, não deixe de conferir o blog Juros Baixos e aproveite para entrar em nossa comunidade no Discord e receber conteúdos exclusivos e ainda concorrer a premiações.

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta