Ensino através de projetos – Aquaponia: alimento para todos

Oferecimento 

Anglo Morumbi

Por Eduardo Montesano Machado

A pandemia afetou o mundo de diversas formas, direta ou indiretamente. Ter alimento em nossas mesas é motivo suficiente para sermos gratos, mas essa realidade não se faz presente em toda nossa sociedade e, infelizmente, não é de hoje. O projeto “Aquaponia: alimento para todos”, está sendo desenvolvido com estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Anglo Morumbi.

O ensino através de projetos é uma metodologia ativa que, neste momento desafiador da educação, é capaz de restabelecer o ambiente escolar, uma vez que consegue aproximar docentes e discentes da responsabilidade de mediação de aprendizagem. Nesta metodologia o professor atua como coordenador das ações, oportunizando situações onde o estudante torna-se protagonista de seu próprio aprendizado, atuando de forma ativa.

Os objetivos deste projeto permeiam diversos conteúdos das ciências naturais previstos na BNCC além de trazer contexto e significado para conceitos abstratos trabalhados em sala. A Unesco decidiu dedicar o ano de 2022 à pesquisa básica para a sustentabilidade. Essa decisão tem uma motivação profunda e poderá ter consequências muito importantes para o futuro da humanidade e do planeta.

Em nosso primeiro encontro propusemos uma reflexão com base nos dados sobre a insegurança alimentar no Brasil. Uma pesquisa feita pela FGV apontou que a insegurança alimentar no país subiu quatro vezes mais em relação à média dos outros 120 países analisados. A parcela de brasileiros que não teve condições para se alimentar ou prover alimento à sua família em algum momento nos últimos 12 meses subiu de 30%, em 2019, para 36%, em 2021. Este índice, divulgado em pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), representa o novo recorde da série histórica no país, iniciada em 2006.

Analisamos técnicas modernas de produção de alimentos e através de uma tempestade de ideias escolhemos a aquaponia como modelo. Esta técnica consiste basicamente na criação de peixes que fornecerão a matéria orgânica necessária para o cultivo de plantas. Os microrganismos presentes nos berços de cultivo realizarão a reciclagem desta matéria orgânica limpando a água que será devolvida aos peixes. Este modelo de produção de alimentos é sustentável, uma vez que não haverá necessidade de utilizarmos pesticidas e fertilizantes, nem haverá descarte da matéria orgânica produzida pelos peixes.

Utilizando um fluxograma, organizamos cada etapa do projeto, realizamos um levantamento dos valores dos equipamentos a serem comprados e através de um gráfico de Plus-Delta levamos em conta valores, frete, tempo para entrega e disponibilidade dos materiais para escolhermos o melhor fornecedor. Grande parte dos materiais foram obtidos gratuitamente ou em ferro-velho com valores bem abaixo do mercado.

O grande desafio está em construir um modelo compacto, capaz de produzir uma quantidade considerável de alimentos em um ambiente urbano com custo baixo, pois utilizamos alguns materiais de construção descartados. Parece um grande desafio, não é mesmo? Desta forma, pensando em um ganha-ganha conseguimos um modelo de baixo custo e reduzimos o descarte daquilo que para muitos seria considerado lixo.

Até o momento, nosso modelo ocupa menos de 2 metros quadrados e funcionará ainda em 2022. O modelo será usado como ferramenta de ensino em nossa escola, mas nossa meta a médio prazo é conseguirmos implementar este modelo nas comunidades próximas, trazendo alimentos nutritivos, sustentáveis e orgânicos para a população carente reduzindo a insegurança alimentar. Para nos acompanhar nesta missão, basta nos procurar nas redes sociais. Juntos somos mais fortes!

Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi

Eduardo Montesano Machado é professor de Ciências, Biologia e Química do Ensino Fundamental Anos Finais no Colégio Anglo Morumbi

@edu_cando2.0

Há mais de 27 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em transformação. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, High School, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).

Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.

O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta