Vamos transformar sua varanda nos Jardins da Babilônia?

Dolce in Design

Paulo Di Mello

Todos nós precisamos de um pouco de ar para respirar! Com o aumento da verticalização, é mais difícil ter um jardim ou um simples espaço para respirar dentro das grandes cidades, mas isso tem mudado.

Com o tempo, as incorporadoras foram surgindo com imóveis com varandas, o tão conhecido espaço gourmet, tirando as de espaços confinados apenas por quatro paredes.

Varanda aberta

Além de proporcionarem mais espaço para o convívio, estas varandas muitas vezes são incorporadas ao próprio apartamento como uma extensão da área comum, como a sala, chegando, muitas vezes, até sua amplitude, podendo ser dividido e transformado em outras áreas com maior utilidade.

Certa vez fiz um projeto para um cliente em que seu apartamento de cobertura tinha três grandes varandas e seu sonho era ter um escritório em que pudesse admirar a vista. Desafio aceito! Em uma delas fizemos uma estrutura de vidro onde ele poderia trabalhar e realizar seu sonho, o que aliás, é o trabalho de todo arquiteto e design de interiores, pois quem vai morar é o cliente e não nós.

Juntamente com essa onda de varandas, despertou se a convivência das famílias nesses espaços, que devido ao seu tamanho podemos decorá-los, desde com uma simples mesa e duas cadeiras, até mesmo incorporando uma churrasqueira.

Em varandas com espaços generosos, temos a possibilidade de incorporá-las a áreas comuns como sala de jantar ou sala de estar, ampliando estes ambientes e integrando tudo ao convívio do dia a dia. Nestes casos, o usual é fazermos o fechamento delas com vidro, permitido na maioria dos condomínios hoje em dia, facilitando assim a integração dela com os demais ambientes do apartamento, mobiliando com mesas, sofás ou outros tipos de móveis sem que tenhamos qualquer problema de avaria, por conta do tempo.

Outro aliado no caso deste tipo de varanda, são os painéis blackout, evitando assim que a luz solar ou outras intempéries, face a mudanças climáticas, venham a estragar sua cadeira preferida, ou o próprio piso, caso não haja a proteção.

O verde também é muito importante dentro da decoração desde espaço. Aos amantes da natureza, também temos condições de convivermos mais com ela, pois mesmo que pequenos podemos fazer nestes espaços, um paisagismo junto a decoração, utilizando vasos, em espaços menores ou em paredes verticais para aquelas varandas com espaços generosos.

Como você pode ver, a varanda pode ser um espaço aconchegante dentro de sua casa tanto para receber amigos e familiares, como para um momento relaxante para si mesmo.

Então, você achou que este espaço era apenas para seu pet curtir ou fazer panelaço? Vamos lá decorar e fazer deste espaço uma extensão da personalidade da sua casa.

Até a próxima!

Imagens cedidas por Paulo Di Mello

Paulo Di Mello é designer e arquiteto de interiores com trabalhos reconhecidos no Brasil e exterior e destaque em publicações como “Revista CasaCor“, “Revista Decorar”, “Portilato USA” e “Miami Beach Interior Design”.

Busca agregar em seus trabalhos a identidade de seus clientes, criando trabalhos personalizados. Tem especialização em projetos voltados para a inclusão social, em especial para estabelecimentos comerciais, o que lhe permite emitir um selo de acessibilidade.

Conheça seus perfis:

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta