Educando a criança com valores sociomorais

Oferecimento 

Anglo Morumbi

Por Cristiane Lensoni

Uma grande preocupação hoje em nossa sociedade é a violência, intolerância, falta de limites, e falta de compreensão. A Comissão Internacional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), também atenta a essa realidade, apresentou a Educação para o século XXI, na qual destacou quatro pontos fundamentais: a busca pelo conhecimento, como aprendê-lo, aplicá-lo e as relações humanas. Conseguimos muito resultado e sucesso quando trabalhamos na escola a formação moral dos alunos e investimos na qualidade das relações sociais, organizando o convívio escolar como expressão da justiça e da dignidade.

Aqui no Colégio Anglo Morumbi isso é muito natural pois praticamos no Hábito 5 do Líder em Mim “Procure primeiro compreender, depois ser compreendido.”

Uma criança não nasce pronta, é preciso formá-la. Assim, como desde pequenos aprendemos no colégio a somar, dividir, falar línguas, a estudar geografia, história etc., devemos também ensinar diariamente (e pela prática) lições básicas para a convivência; como a empatia, o respeito, a solidariedade e a equidade.

Esses são os pilares para a construção de uma verdadeira sociedade. No Colégio Anglo Morumbi, esses são ensinamentos diários.

Quando educamos uma criança com base nesses valores, promovemos o entendimento, e não somente na infância, mas durante toda a vida adulta. E, então, nossas diferenças políticas, religiosas e culturais não prevalecerão sobre nossa tolerância e respeito ao pensamento do outro.

Educar com base em valores é uma missão de toda a sociedade (escola e família).

Por isso, ensinamos aqui no colégio Anglo Morumbi que todas essas questões sobre civilidade e ética não funcionam somente por aqui, enquanto tem “alguém olhando”, ela deve ser levada para a vida.

Com o hábito 5 abordamos na escola várias questões como a empatia, a capacidade de nos colocarmos no lugar das outras pessoas, desenvolvendo a habilidade em resolver conflitos e compreender opiniões diferentes das nossas.

Aprendemos na escola também que somos todos iguais em nossas diferenças, favorecendo assim a inclusão social. Trabalhamos ainda, no Colégio Anglo Morumbi, a valorização ambiental nos conscientizando sobre todos os atos que temos e as consequências disso para nosso planeta.

O colégio tem um papel muito importante na formação humana e sociomoral da criança, pois é no colégio que a criança aprenderá a conviver e a se relacionar com pessoas completamente diferentes daquelas de seu núcleo familiar.

Nas rodas de conversas do Colégio Anglo Morumbi, incentivamos as discussões sobre discriminação e suas causas,

percepções do que é certo e errado, sobre o amor, respeito, perdão, generosidade, justiça, honestidade e paciência.

Logo, tudo aquilo que foi aprendido em casa desde o início da vida, é reforçado e ganha novos sentidos na “comunidade escolar” pois todas as vivências em sala de aula, e ambiente do colégio serão excelentes oportunidades de colocar em prática todos os valores morais aprendidos.

É muito importante que as crianças tenham sentimento de pertencimento em um grupo, o que gera responsabilidade e protagonismo.

A educação sociomoral na escola também melhora significativamente o aprendizado e certamente desenvolverá bons profissionais, pois aprenderam desde sempre a agirem de maneira honesta e íntegra.

Toda a sociedade ganha muito com isso!

Pequenos detalhes e grandes valores trabalhados na escola farão toda a diferença.

Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi

Cristiane Lensoni é professora do 1º ano do Ensino Fundamental anos Iniciais do Colégio Anglo Morumbi.

@cristianelensoni

Há mais de 27 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em transformação. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, High School, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).

Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.

O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta