“Sono Infinito” é a nova mostra do artista visual Gabriel Torggler

Exposição dialoga com a obra de Freud, “A Interpretação dos Sonhos”, e fica em cartaz até 10 de dezembro

A Lona Galeria recebe a exposição “Sono Infinito”, do artista visual Gabriel Torggler. A mostra segue até o dia 10 de dezembro e reúne cerca de vinte obras em diferentes suportes como tela, MDF, papel e metal; tendo o desenho e suas possibilidades como eixo central.

A exposição estabelece um diálogo da arte com a psicanálise na experiência de um despertar de sentido que passa pela dimensão onírica. Com o título de “Sono infinito”, Gabriel Torggler vasculha elementos diversos de sua cartografia inconsciente ampliando as possibilidades de seu trabalho com novas operações. 

Os trabalhos selecionados expressam nos temas abordados a mesma diversidade utilizada nas formas: de personagens ao figurativo, das formas abstratas às geométricas, de objetos do cotidiano a estruturas industriais, dos símbolos ao grafismo. Os materiais utilizados pelo artista também afluem para a diversidade, do nanquim à tinta automotiva, da tinta acrílica a gravação em metal. Gabriel reúne nos trabalhos relações de dualidades estéticas, como o gráfico e o pictórico, conectados pelas possibilidades dos materiais e suportes empregados.  

Exposição “Sono Infinto” | Lona Galeria | Gabriel Torggler

O uso de imagens que transitam entre o abstrato e figurativo, outra característica marcante nos trabalhos de Torggler, mantêm-se presentes nas obras da nova exposição. Tão variadas quanto os formatos são as ideias por trás das obras. “O título da exposição estabelece uma operação sobre o campo do sentido que encontra eco na obra seminal de Freud: “A interpretação dos sonhos”, obra que inaugura a descoberta da psicanálise e traz a função do sonho como um “guardião do sono”. Gabriel estabelece uma espécie de escrita por imagens lisérgicas e delirantes que nos fazem recordar da afirmação freudiana que sonhamos também para acordar, para despertar.”, afirma Bianca Dias, crítica de arte, pesquisadora e psicanalista.

“Sono Infinto”

Lona Galeria

Endereço: Rua Brigadeiro Galvão, 990 – Barra Funda – SP

Horário de Funcionamento: das 13h às 18h

Informações: https://www.lonagaleria.com/

“Sono Infinto” | Gabriel Torggler | Divulgação

Gabriel Torggler é formado no curso de bacharelado em artes plásticas pela FAAP em 2012, utiliza o desenho como principal linguagem em sua produção. Universos distintos como o da televisão, dos comics, do meio urbano seus ruídos e atmosferas, skate ou ainda de elementos provindos do cotidiano são referências diretas para seu processo criativo. Nas construções de composições intrincadas, repletas de grafismos utiliza suportes variados que são preenchidos em sua totalidade por personagens, manchas e grafismos. Participou de exposições como Festival Internacional de Arte Contemporânea Video Brasil, Prêmio EDP no instituto Tomie Ohtake, Temporada de Projetos no Paço das Artes entre outras.

A LONA Galeria abriu suas portas na Barra Funda em março de 2019, uma parceria entre o arquiteto Duílio Ferronato e o artista Higo Joseph. Com foco na produção de arte contemporânea, vem realizando exposições para abrir caminho para artistas em ascensão. Vem arquitetando conexões entre curadores, colecionadores e instituição para sedimentar a carreira de seus artistas parceiros.  Em conjunto com vizinhos e amigos, a Lona Galeria tem trabalhado no Circuito Barra Funda, que incentiva o passeio e visita ao bairro para fomentar uma relação duradoura entre o mercado de arte e o bairro.

Colaboração da pauta:

Titita Dornelas

News Assessoria & Comunicação
[email protected] | (11) 99365-0944

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta