4 dicas sobre educação financeira para crianças

Confira orientações de como educar os pequenos com consultor financeiro

Hoje em dia a educação financeira é um assunto muito importante para as famílias. Esse conhecimento deve ser ensinado tanto para os adultos quanto para as crianças, para que desde cedo tenham noção de como administrar o dinheiro. Para isso, o coach e consultor financeiro cadastrado no GetNinjas, Claudio Munhoz, explica como os pais podem mostrar aos filhos o valor do dinheiro e ensinar sobre consciência financeira. Confira as orientações:

Por que na infância?

Claudio aponta que é interessante que a educação financeira aconteça na infância por dois motivos: as crianças são mais propícias física e mentalmente a aprender, pois estão na fase de desenvolvimento da personalidade e de autonomia. Além disso, outro argumento é o fato de que nesta fase, não há vícios de aprendizados ou crenças limitantes sobre dinheiro. Sendo assim, é mais fácil ensinar o correto aos pequenos.

Crianças versus Finanças familiares

Alguns pais receiam em deixar as crianças saberem das despesas do lar e esquecem que é daí que a primeira lição financeira pode começar. Segundo Claudio, todos os que contribuem com os gastos devem estar cientes das finanças, inclusive os pequenos. Dessa forma, os filhos começam a entender na prática como usar ou não o dinheiro. “A criança deve ser incluída no planejamento familiar e estar a par de como andam as finanças da casa assim como todos os integrantes. Obviamente esta inserção no conhecimento do orçamento doméstico deve ser feito de acordo com a maturidade dos filhos e com a intenção de promover o pertencimento familiar de todos”, explica o profissional.

Imagem de Freepik

Mesada

Além de fazer a alegria da criançada, a mesada ajuda na educação financeira, pois cria o senso de responsabilidade. Dessa forma, a quantia ajuda os pequenos a entender o valor de cada coisa, bem como auxilia na assimilação de contas matemáticas. Aos pais que pensam em implementar a técnica, a dica é verificar o orçamento familiar e ver quanto pode ser destinado à mesada. Após esta primeira ação, é importante estabelecer acordos com regras claras para a criança.

Erros dos pais

Como figuras de referências, os pais devem se atentar para não cometer erros que podem comprometer a educação dos pequenos. Para Claudio, a frase “quero dar ao meu filho o que eu não tive” pode minar a consciência financeira das crianças. Isso porque a infância é o momento crucial na formação das crenças financeiras e tudo aquilo que os pais creem afeta os filhos. Sendo assim, não é aconselhável transmitir à criança o peso de receber algo que os pais não tiveram.

Além disso, mesmo após a implementação da mesada, os pais devem se atentar para não usar a quantia de forma equivocada. No caso, não se deve direcionar prêmios ou punições à mesada como reflexo do desempenho escolar ou do comportamento. Ao associar recompensas e castigos ao dinheiro, a criança pode entender que o problema está relacionado ao dinheiro e não a ação que foi feita. É importante que os pais corrijam a atitude dos filhos sem afetar a mesada.

No GetNinjas, é possível encontrar mais de 500 tipos de serviços, que são oferecidos por mais de 4,2 milhões de profissionais cadastrados na plataforma. Para mais informações sobre a contratação de serviços, baixe o aplicativo “GetNinjas: Clientes”, disponível nas versões Android e IOS, e faça seu cadastro. Em seguida, é só escolher o tipo de serviço que deseja, e contar mais detalhes sobre a solicitação. Ao concluir o pedido, é possível acompanhar o status da solicitação em tempo real enquanto aguarda o contato de até quatro profissionais para realizar a negociação e escolher qual deles pode atender melhor a demanda.

Disponível nas plataformas digitais – Android, iOS e web, o GetNinjas é um aplicativo de serviços que conecta profissionais a potenciais clientes em todo o Brasil, listado no Novo Mercado da B3 (NINJ3). Em 2022, a companhia foi listada no ranking 1000 Maiores Empresas do Brasil pela IstoÉ Dinheiro e venceu o Prêmio Consumidor Moderno, no segmento Serviços de Tecnologia. Além disso, foi listada no ranking inédito Negócios em Expansão da revista Exame e reeleita Top10 em Economia Colaborativa pelo iBest 2022. Em 2021, a empresa foi listada pela Exame Maiores e Melhores 2021 no Setor de Tecnologia, venceu o Prêmio Reclame AQUI na categoria Classificados e foi eleita Top3 do iBest 2021. Possui mais de 500 tipos de serviços disponíveis em todo o território brasileiro, que são realizados por 4,1 milhões de profissionais cadastrados em diversas áreas, como reformas, assistência técnica, moda e beleza, serviços domésticos, aulas e eventos, que atendem de forma presencial e remota. O GetNinjas foi fundado em 2011 por Eduardo L’Hotellier, que atua como CEO — à frente das operações. Para mais informações sobre a contratação de professores de idiomas e de outros serviços, acesse o site ou aplicativo do GetNinjas.

Colaboração da pauta:

Fala Criativa RP

Bruna Loureiro Magalhães Zanin | [email protected]

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (1)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (2)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (3)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (4)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (5)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (6)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (7)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (8)
vinheta-janeiro-2012-banner-v1 (9)
Anterior
Próximo

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta