Tendência que surgiu na pandemia se consolidou em 2022
Em 2022, muitos setores ainda sofreram com impactos diretos e indiretos da pandemia. Porém, tal recessão não se aplica ao mercado de moda e beleza, segmento que fecha o ano com um saldo positivo. Apenas no primeiro semestre, a criação de pequenos negócios superou a quantidade registrada no período pré-pandemia. O crescimento foi identificado em um levantamento feito pelo SEBRAE, pesquisa que também revela a predominância de microempreendedores individuais; 99,4% dos CNPJs relacionados com serviços de moda e beleza nos primeiros seis meses de 2022 são de MEIs.
“O aquecimento do setor é um reflexo do represamento de demanda causado pela pandemia”, analisa Lucas Arruda, Diretor de Estratégia do GetNinjas, maior aplicativo para a contratação de serviços do país. “A volta de eventos sociais impactaram diretamente a busca por profissionais de moda e beleza”.
De acordo com o executivo, a demanda por prestadores de serviços como manicures e pedicures aumentou 4% no mês de novembro em comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação a outubro, o crescimento foi de 7%.
“A retomada da demanda também carrega particularidades resultantes da pandemia”, reflete o diretor. “Por exemplo, hoje há uma parcela consistente e crescente de consumidores que querem ser atendidos em casa. Essa é uma tendência interessante, pois ambas as partes saem ganhando. Por um lado, o cliente é atendido com mais praticidade e comodidade enquanto o profissional não precisa gastar com um espaço físico e pode se especializar no atendimento em domicílio, cenário vantajoso para os MEIs que ingressaram no mercado em 2022”.
Um case que exemplifica a preferência pelo atendimento em domicílio identificado pelo GetNinjas é sobre a demanda por esteticistas cadastradas na plataforma. De acordo com informações de demanda do aplicativo, o interesse dos clientes em receber o serviço em casa começou em 2020; no ano inicial da pandemia, tal a procura cresceu 273%, enquanto a busca tradicional, no espaço do profissional, caiu mais de 80%. Em 2022, os atendimentos em casa continuaram como a modalidade favorita dos consumidores do serviço de estética.
Disponível nas plataformas digitais – Android, iOS e web, o GetNinjas é um aplicativo de serviços que conecta profissionais a potenciais clientes em todo o Brasil, listado no Novo Mercado da B3 (NINJ3). Em 2022, a companhia foi listada no ranking 1000 Maiores Empresas do Brasil pela IstoÉ Dinheiro e venceu o Prêmio Consumidor Moderno, no segmento Serviços de Tecnologia. Além disso, foi listada no ranking inédito Negócios em Expansão da revista Exame e reeleita Top10 em Economia Colaborativa pelo iBest 2022. Em 2021, a empresa foi listada pela Exame Maiores e Melhores 2021 no Setor de Tecnologia, venceu o Prêmio Reclame AQUI na categoria Classificados – Serviços Gerais por dois anos consecutivos (2021/2022) e foi eleita Top3 do iBest 2021. Possui mais de 500 tipos de serviços disponíveis em todo o território brasileiro, que são realizados por 4,1 milhões de profissionais cadastrados em diversas áreas, como reformas, assistência técnica, moda e beleza, serviços domésticos, aulas e eventos, que atendem de forma presencial e remota. O GetNinjas foi fundado em 2011 por Eduardo L’Hotellier, que atua como CEO — à frente das operações.
Este artigo é um oferecimento de Touchédigital Marketing OnLine
Inteligência em Marketing Digital
Assine
Nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!