Nos bastidores do fenômeno Shein

Dolce Selfcare

Cecília Trigueiros

A marca chinesa que tem o site mais popular do mundo de moda feminina é uma ilustre desconhecida do seu próprio povo

Divulgação

Você sabia que na China ninguém ouviu falar da Shein?

A marca chinesa que tem o site mais popular do mundo de moda feminina é uma ilustre desconhecida do seu próprio povo pelo simples fato de que a concorrência é um dragão devorador de consumidores.

Portanto, nada melhor do que olhar para o mercado externo aplicando a mesma metodologia de vendas implacável do país.

Fundada em 2008 pelo empresário e marketeiro Chris Xu, a marca era especializada em vestidos de noiva, depois partiu para a venda de vestuário femininos em geral, adotando o nome Shein.

Agora eu vou te contar que você sempre pronunciou o nome de maneira errada!

“Chain”, Chêin”, cada qual falava da sua maneira, até que o perfil da marca revelou que o nome vem de “SHE-IN”, ou seja, “Ela dentro”, ou “Ela por dentro”. Em tradução literal, transformando em pronúncia, o correto é “Chi-in”

A partir daí a empresa expandiu o seu mercado varejista para a Alemanha, Rússia, Itália e França, tornando-se o site mais popular em cinquenta e quatro países.

Deitados num confortável sofá, Netflix e compras on-line. Assim sobrevivemos ao lockdown. E foi assim também que a marca de fast-fashion chinesa agarrou a oportunidade das mudanças de hábitos dos consumidores durante a pandemia, para avançar as vendas no Brasil na velocidade da luz.

Divulgação

O gigante varejista passou a produzir os seus próprios itens ultrapassando as vendas da Amazon e cravando a sua brand não somente na geração Z, como também em todos nós como um público devoto.

A fórmula de sucesso não poderia ser mais simples: a criação de peças baseadas nas tendências das redes sociais, uma impressionante variedade de produtos e acessórios voltados para diferentes estilos e personalidades dos consumidores, não estocagem de produtos, catálogo sempre atualizado com cerca de seis mil itens diariamente, além de todos serem anunciados com fotos bem-produzidas e uma metodologia de entrega eficaz.

 E claro, os precinhos da China!

O aplicativo se popularizou como o queridinho das blogueiras, com um novo pilar da empresa – a extensa linha de maquiagem denominada Sheglam. Nela você pode facilmente perder o dia entre suspiros com todos os itens para uma make completa.

Para se fazer uma ideia, muitos dos pincéis têm uma qualidade tão excepcional que não ficam atrás de praticamente nenhuma grande marca. Sim, são DUPES (réplicas), mas pode comprar sem medo porque os originais que custam um rim, estão começando a tremer nas bases!

Mas nem tudo são flores e há rumores de acordo com uma reportagem da Reuters em 2021, de que a marca não divulgou publicamente as condições de trabalho a que os seus funcionários são submetidos, sugerindo envolvimento com a exploração de trabalho infantil e escravo. Nada ficou comprovado e não podemos saber de fato se essa atemorizante acusação tem algum fundamento verídico.

Divulgação

Enquanto esse rumor não é desvendado, podemos nos esbaldar com as roupas de festa de R$300 que por aqui custariam R$3000 e uma infinidade de “xing lings” de qualidade que a “Chi-in” nos oferece todos os dias.

Só que “xing ling” não é uma palavra que existe em chinês e a pronúncia, se ela existisse seria “sin leid”. “Sin” na tradução chinesa poderia ser estrela e “Leid”, poderia significar inteligente.

Já que estamos devidamente esclarecidas quanto aos “xing lings”, está aberta a temporada para ficarmos bem bonitas no melhor estilo das estrelas inteligentes!

Eu estava finalizando o artigo quando, opa! São batucadas que eu estou escutando ao longe?

Então o próximo artigo deve estar se aproximando!

Cecília Trigueiros é formada em Marketing e maquiadora profissional e especialista em autocuidado e beleza. 

Siga Cecília no Instagram!

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta