Especialista orienta que cães recém-nascidos precisam ficar com a mãe o tempo inteiro

Docente do curso de Medicina Veterinária da Anhanguera apresenta cuidados neonatais para cachorros

Cães recém-nascidos precisam ficar com a mãe nas primeiras semanas de vida
Imagem de aleksandarlittlewolf no Freepik

Os primeiros dias de vida de um filhote demandam atenção redobrada de tutores. De acordo com estudo feito pelo Colégio Brasileiro de Reprodução Animal, estima-se que a mortalidade neonatal canina aconteça entre 20 a 30% dos casos. Embora a chegada de cãezinhos ao lar mexa com as emoções de muitas pessoas, esse é o momento de maior vulnerabilidade do animal, que precisa estar acompanhados o tempo todo.

Como explica a docente do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, professora Vanessa Lowe, ao nascer, os cachorros não têm a habilidade corporal completa para se manterem aquecidos, além de precisarem comer constantemente (em média, a cada 3 ou 4 horas). “O local onde os bebês ficam deve ser forrado com lençóis e mantas, para preservar o calor, e a presença da mãe irá garantir a alimentação das primeiras semanas”, afirma.

Nessa fase, o filhote não possui dentes para triturar a comida e o leite materno é o único alimento necessário, por possuir todos os nutrientes precisos para o crescimento saudável. Interromper o processo de amamentação pode causar danos ao desenvolvimento do sistema imunológico do animal e tem efeitos negativos no bem-estar emocional. O desmame completo costuma acontecer após 60 dias e a suplementação antes desse período só deve acontecer sob supervisão de um profissional especializado.

Imagem de wirestock no Freepik

Mudanças Corporais

Os recém-nascidos ainda não enxergam ou escutam completamente. Os olhos e as orelhas começam a abrir a partir dos 12 ou 14 dias e a visão e audição continuam a se desenvolver nas semanas seguintes. Os tutores devem estar atentos para evitar possíveis acidentes nesse intervalo — embora ainda não tenham força para sustentar o corpo, os filhotes podem engatinhar para fora do ninho em busca da mãe ou para exercitar a musculatura.

Os bebês precisam de estímulo para conseguirem fazer suas necessidades fisiológicas, isso acontece por meio de lambidas na área anal e genital realizadas pela mãe, que também se responsabiliza pela higienização de seus filhos. Em caso de órfãos, esse processo pode ser realizado com um pano umedecido ou com uma bola de algodão molhada com água morna.

Na maior parte do tempo, os filhotes apenas dormem e se alimentam. Após o período de desenvolvimento físico, os cãezinhos começam a socializar entre si e com outros animais da casa. A interação com humanos é importante nesse momento. Crianças devem ser supervisionadas ao brincar com os cachorros e orientadas a fazer toques gentis e cuidadosos.

Vacinação

“Além de todo o cuidado ambiental e de socialização do filhote, é de extrema relevância salientar a importância da vacinação do novo membro da família, afirma a professora da Anhanguera. “O protocolo deve ser orientado pelo médico veterinário, que iniciará no tempo adequado e com as doses necessárias para proteção da saúde desse animal. Essas orientações deverão ser passadas durante a consulta pediátrica, assim como: alimentação adequada, controle de pulgas e carrapatos, banhos, adaptação da nova casa, exames de rotina e produto específicos para filhotes”, completa Lowe.

Fundada em 1994, a Anhanguera faz parte da vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho, em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Em 2023, passou a ser a principal marca de ensino superior da Cogna Educação, com o processo de unificação das instituições, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. A instituição ampliou seu portfólio, disponibilizando novas opções para cursos Livres; preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos. Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 117 unidades próprias e 1.398 polos em todo o país. A instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Para mais informações, acesse o site e o blog.

Colaboração da pauta:

Ideal
a Hill+Knowlton company

Pierre Cruz | [email protected]

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio @dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta