A relação da afetividade com o aprendizado

Oferecimento 

Anglo Morumbi

A afetividade é um componente importante para a construção do autoconceito e da autoestima do aluno

Atividade Sala Maker

Por Thatyana Valvassori

Muito se fala sobre técnicas educacionais, métodos de ensino, abordagem de novas tecnologias etc. A temática é ampla, antiga e, ao mesmo tempo, renovada à medida que a sociedade se transforma. Entretanto, notamos que os problemas educacionais permeiam todos os ciclos, independente da época. A tentativa que ora se faz não é a de apresentar uma ideia revolucionária. Muito pelo contrário. Trata-se apenas de um olhar para o universo do afeto. Isso mesmo, o afeto como ato de educar. O afeto está intimamente ligado ao aprendizado. Para entender como isso se dá, propomos um breve discurso sobre a transição social que a criança percorre do âmbito familiar para o escolar. 

Enquanto participante de um microssistema familiar, a criança, com seu amor garantido, é atendida prontamente nas mais diferentes situações, tendo em mente aquele núcleo cuidador provido de afeto e cuidados físicos.  À medida que esse sistema é ampliado, a necessidade de uma educação formal passa a existir. As instituições de ensino são consideradas para suprir o que a família necessita. De imediato, a adaptação escolar passa a ser a protagonista do enredo. É nesse ponto que a relação com o outro tem um peso nobre.

Jogo sobre Bullying

É no convívio social que a criança passa a fazer parte de um novo meio, adaptando-se a ele e submetendo as suas determinações, pois é nesse ambiente que encontrará novos amigos, formando vínculos afetivos que podem influenciar no desenvolvimento de sua identidade. A criança passa a conhecer o mundo por meio das relações com seus pares, pois é na interação social que ela tem acesso aos instrumentos que possibilitará o seu desenvolvimento cultural, permitindo estruturar a realidade e o próprio pensamento. A escola é um espaço importante de trocas, promovendo a independência e o desenvolvimento da criança.

A influência exercida por cada pessoa na vida daquele ser fará com que novas experiências sejam adquiridas e a afetividade é a energia que impulsiona a ação. Explicando melhor, de acordo com a prática positiva ou negativa entre as relações, é possível adquirir sentimentos bons ou ruins em relação ao aprendizado em si. E isso pode se adaptar a qualquer tipo de aprendizado, não se aplicando com exclusividade aos conteúdos escolares. Quem nunca teve um superamigo que explicou algo, ensinou como fazer algo de uma forma tão leve, descontraída, com afeto, que nunca mais esquecemos? E aquela professora que depois de uma aula de leitura cansativa pede para seus alunos projetar seus bracinhos sobre as carteiras e tasca-lhe um cafuné? Pois bem, a afetividade é um dos fatores que favorecem o desenvolvimento cognitivo, fazendo com que o indivíduo aprenda através dos sentimentos, das emoções e das experiências trocadas na interação com o outro.

Aula de Inglês

Pensando exclusivamente na sala de aula, a afetividade é um componente importante para a construção do autoconceito e da autoestima do aluno, pois quando o professor valoriza seu desempenho na sala, seu rendimento escolar também melhora. Da mesma forma, o sentimento de insucesso em sala de aula compromete o seu desempenho escolar. Sabendo da importância da relação do afeto com a aprendizagem e valorizando o que cada aluno possui de melhor, o Anglo Morumbi tem como um dos pilares educacionais o programa Líder em Mim, reconhecido mundialmente como uma das principais autoridades no avanço da Aprendizagem Socioemocional em educação. Se somos modelos aos nossos alunos e familiares, nos empenhamos nessa função. Um olhar humanizado e comprometido com o futuro. Alunos assistidos, respeitados, valorizados e amados. Já disse Chalita (2001): “Todo e qualquer aluno tem vocação para brilhar, em áreas distintas, de formas distintas; mas é um ser humano e, como tal, possui inteligência, potencial; se for orientado, acompanhado por educadores conscientes do seu papel, poderá produzir, crescer e construir caminhos de equilíbrio, de felicidade.” E quem é que não gosta de, além de tudo isso, também ser amado? Fica a reflexão.

Imagens cedidas pelo Colégio Anglo Morumbi

Thatyana Valvassori é professora no Colégio Anglo Morumbi

@tha.batalhone

Há 30 anos, o Colégio Anglo Morumbi vem transformando vidas e abrindo caminhos para um mundo em constante evolução. A proposta pedagógica é pautada nos três pilares: acadêmico (Sistema Anglo de ensino, treinamento contínuo de professores, Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa (Imersão na língua inglesa), socioemocional (Líder em Mim, Parceria Unesco) e inovação (Cultura Maker, Sala Google, Aplicativos de gamificação).

Os alunos, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental até o Ensino Médio, são incentivados a desenvolverem suas lideranças, responsabilidades e o protagonismo para sua formação. Recebemos o título de Escola Farol, um reconhecimento internacional da excelência atingida pela escola em termos de resultados escolares, desenvolvimento do senso de liderança, autonomia e autoconfiança dos alunos.

O Colégio Anglo Morumbi é Escola Google Referência, reconhecidos por desenvolver soluções curriculares inovadoras e tecnológicas, que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem. Os professores são capacitados e certificados para utilizarem as ferramentas Google, tornando a aula mais envolvente e dinâmica.

R. Diogo Pereira, 324
Vila Suzana, São Paulo – SP
Telefone: (11) 3740-1000

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine

Nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio @dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta