Red alert, batom vermelho está com tudo!

Dolce Selfcare

Cecília Trigueiros

E desde quando não esteve?

Imagem por Comstock Images em Canva Fotos

Usar batom vermelho é como uma injeção de confiança. Não importa qual a cor da pele, o estilo, o tipo de cabelo, o corpo ou a etnia, existe um tom de vermelho que atende cada tipo de pessoa.

Origem

Os antigos sumérios foram os inventores do batom, em 3.500 A.C, mas os egípcios reclamaram para eles a autoria. Enquanto os antigos ficam se debatendo, nós seguimos com a história.

Hierarquia social

Na Idade Média, enquanto de um lado a igreja condenava o seu uso, do outro, servia para distinguir classes. Quem usava batom vermelho eram pessoas de classe inferior, ui!

Padrão de beleza

Passando por Elisabeth I, vou resumir em duas frases: não era virgem e lançou um padrão de beleza com rosto branco e lábios vermelhos. Cá entre nós, Betinha I, entre uma decapitação e chuva de ouro das Américas, era um tipo fantasmagórico de se ver!

Curiosidade: Nos tempos antigos, o efeito de coloração nos lábios provinha de plantas, animais e minérios, como o açafrão, insetos triturados e mercúrio. Em muitos casos, por conta de algumas destas substâncias serem tóxicas, o uso excessivo destes produtos causava envenenamento.

Bruxaria

1700 foi o crash do acessório; leis proibiam o uso do batom vermelho. Usá-lo era considerado uma forma de bruxaria para seduzir os homens. Mulheres foram julgadas por passar batom.

Ai, ai, lá vamos nós para a fogueira… mas, pensando bem, mantemos nossos feitiços até hoje e sabemos muito bem quando utilizá-los sem virar churrasco.

Imagem por Clu em Canva Fotos

Inauguração comercial

O século XVIII foi a avant premiére do batom como conhecemos hoje; já em 1880 a marca parisiense Guerlain teve seu primeiro batom bem-sucedido comercialmente. Como aplicar o batom ainda era visto como algo que deveria ser feito em total sigilo. Shhhh!

Protesto

No início do século 20, o batom vermelho foi um verdadeiro símbolo do movimento feminista, que se iniciou nas campanhas de direito ao voto das mulheres, realizadas em 1912.

Guerra

Bombástico mesmo foi durante a Segunda Guerra, quando a publicidade chegou com artilharia pesada para o uso contínuo do item pelas mulheres, mesmo em momentos sombrios. Marcas chegaram a criar nomes como “vermelho vitória”.

Tapete vermelho

Época de ouro para o tubinho carmim foi durante os anos 50; Hollywood fervilhando de estrelas e o vermelhinho debaixo dos holofotes. As atrizes Elizabeth Taylor e Marilyn Monroe sempre apareciam com as bocas vermelhas, o que tornava o cosmético mais desejável e onipresente do que nunca.

Queda

Nas décadas de 60 e 70, graças ao look natural e mais hippie, houve uma certa queda no batom vermelho, abrindo espaço para outros tons como nudes e marrons.

Mas, por outro lado, a cultura punk trouxe o uso do batom para o universo masculino, assim como no Egito antigo.

Pausa para cutucar os machos alfa…(sic)

Imagem por Lucky Business em Canva Fotos

Pop

Anos 80 foram vermelho na veia: Madonna, Cindy Lauper e todo o universo Pop e meio Grunge. As mulheres abusaram do batom vermelho, meia arrastão e rendas.

Dias atuais

Finalmente, inverno 2023!

Nosso protagonista está incluído na tendência atual, seja na tonalidade clássica, ou com cores um pouco mais fechadas. Assim, os vermelhos com tons terrosos, vinho, terracota e escarlate são os mais usados nas ruas.

Em relação às técnicas usadas nos lábios, a principal é a já conhecida ombré. O método consiste em contornar os lábios com um batom mais escuro e preencher a parte interna com um batom mais claro. O efeito é um degradê maravilhoso!

Seja líquido, em bala, matte ou cremoso, hoje em dia ele ainda carrega o sentimento de poder e força. Ao passar essa tonalidade nos lábios, as mensagens de atitude, personalidade, glamour e sensualidade prosperam, impulsionando a autoestima, injetando confiança e alavancando a independência feminina.

Hum… Bateu aquela vontade de ter uma boca de respeito? Vou atualizar vocês com uma listinha de amiga:

1 – Batom Lustre Ruby Woo – M.A.C

2 – Batom Líquido Stunna Lip Cor Uncensored – Fenty Beauty

3 – Batom The Lipstick Cor Allegria – Carolina Herrera

4 – Batom Rouge Cor Red Smile – Dior

Os nossos:

5 – Batom Líquido Niina Secrets Skinny Matte Vermelho Hibisco – Eudora

6 – Batom Epic – Mari Maria

7 – Fênix – Karen Bachini Beauty

8 – Minnie Dress – Linha Bruna Tavares

É bonitas, depois dessa leitura, pode ir devolvendo o pequeno grande notável para a dianteira da sua necessàire porque ele não pretende se aposentar tão cedo!

Cecília Trigueiros é formada em Marketing e maquiadora profissional e especialista em autocuidado e beleza. 

Siga Cecília no Instagram!

Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta