Estratégia de conteúdo eficaz deve levar em conta peculiaridades do cliente

Marketing & Mercado

Oferecimento

Especialista em mídias sociais destaca algumas táticas, que se inseridas em uma estratégia bem estruturada, podem ser diferenciais das empresas na divulgação e comercialização de produtos e serviços

O advento da internet e das redes sociais tornaram o marketing digital um elemento imprescindível para empresas e profissionais divulgarem suas marcas, produtos e serviços, incrementarem suas vendas e, dessa forma, obterem melhores resultados financeiros, consolidando ou expandindo seus negócios.  Em suma, para conseguirem se destacar no mercado hoje em dia, profissionais e empresas necessitam de estratégias e estrategistas que lhes proporcionem as melhores maneiras de tornarem seus produtos mais atraentes ao público.

A produtora de conteúdo, especialista em mídias sociais e fundadora da Like Marketing, Rejane Toigo ressalta a importância da estratégia de marketing de conteúdo digital para fazer empresas, marcas e produtos serem mais conhecidos no mercado, mas, pondera, que há ainda muita ignorância sobre o tema. Conforme Rejane, muitas empresas e alguns profissionais contratados para fazer esse tipo de serviço ainda acreditam que há uma receita de bolo que consiste em fazer stories no Instagram (três vezes ao dia), abusar de hashtags, cuidar da paleta de cores, comentar diariamente em posts de celebridades, assim como fingir intimidade com famosos para ganhar seguidores. Sem falar na famigerada tática: “é preciso ser você mesmo”.

Não que algumas das dicas acima não possam funcionar fortuitamente, mas, segundo a especialista em mídias sociais, uma estratégia de marketing de conteúdo digital que almeje ser eficaz deve levar em conta as peculiaridades dos clientes, seguindo uma orientação com objetivos bem definidos. “A estratégia de conteúdo deve, assim, englobar: objetivos do cliente, estudo da concorrência, definição do DNA de conteúdo, estudo da persona, jornada de compra, linhas editoriais, funil de conteúdo, identidade da linguagem, métodos de análise”, afirma.

A partir da estruturação da estratégia de conteúdo, serão empregadas algumas táticas, que irão variar de acordo com o tipo de negócio do cliente. A seguir, Rejane destaca algumas delas:

Site próprio e blog– Montar um site atraente e bem projetado é tática fundamental para empresas que necessitam divulgar as imagens e informações dos produtos e serviços oferecidos, como uma floricultura, por exemplo. Conforme Rejane, dependendo do serviço oferecido pela empresa, montar um blog, com conteúdo útil e interessante sobre os produtos e serviços ali disponibilizados também pode ser de grande valia.

Linhas editoriais educativas e culturais – Empresas que desejam agregar valor ao marketing de conteúdo de seus produtos e serviços devem investir em linhas editorais educativas, culturais e com alto poder de viralização, que estejam alinhadas com o DNA da empresa. Por exemplo, segundo Rejane, é interessante que uma cafeteria aborde assuntos como a história do café, curiosidades sobre o produto, diferentes sabores etc., investindo em carrosséis e reels com linhas editorais dessa natureza.

Definição do briefing inicial – Conforme a especialista em mídias sociais, para profissionais liberais, como psicólogos e advogados, fazer o briefing inicial é o evento mais importante para a construção de uma estratégia de conteúdo. “O briefing investigará os elementos para elaborar o posicionamento único deste profissional, criando um conteúdo capaz de atrair os clientes e pacientes mais lucrativos”, explica.

Reels criativos – “Apostar em vídeos curtos é uma boa tática para empresas que desejam atrair novos seguidores e admiradores”, diz Rejane. Conforme a produtora de conteúdo, através dessa ferramenta, um estúdio de tatuagem, por exemplo, pode mostrar de maneira rápida e interessante o processo de criação do artista e o resultado de sua arte.

Explorar os destaques do Instagram – Segundo a especialista em mídias sociais, estes espaços são de grande valia para detalhar os produtos e serviços oferecidos pela empresa, esclarecendo possíveis dúvidas que os clientes possam ter. Por exemplo, na seção de destaque do Instagram, uma cafeteria pode colocar os métodos que costuma utilizar na preparação do produto, assim como os principais itens do cardápio.

Cantinho instagramável – Ideal para empresas que atuam diretamente com clientes, como hotéis, pousadas, petshops, e salões de beleza, o cantinho instagramável trata-se de um local exclusivo no estabelecimento para tirar fotos dos clientes utilizando os produtos e serviços das empresas. Posteriormente, explica a produtora de conteúdo, essas imagens devem ser postadas nas redes sócias da empresa, com a devida marcação dos clientes.

Imagem por NuTz em Canva Fotos

Parceria com influencers – Conforme Rejane, a parceria com influencer trata-se de uma excelente estratégia de divulgação, desde que realizada com critério. “A empresa deve procurar por influencers que tenham um público que combine com os produtos ou serviços oferecidos por ela”, diz.

Estímulo à marcação nos stories – O cliente pode ser sempre utilizado a favor da empresa para a divulgação de produtos e serviços, claro, se estes forem de qualidade e impactarem positivamente a experiência do consumidor. Assim, estimular os clientes a marcarem nos stories o local onde a empresa fica estabelecida é uma ótima maneira de divulgar a empresa sem precisar fazer grandes investimentos.

Proposição de collabs – Para pequenas empresas é sempre melhor unir forças do que agir sozinho para conseguir ampliar a divulgação de produtos e serviços. Nesse sentido, a fundadora da Like Marketing sugere investir em collabs com empresas complementares. “Por exemplo, um petshop pode fazer collabs com fornecedores de roupinhas e comidinhas para pets com conteúdo educativo e sugestão de produtos”, diz.

Cadastro no Google Meu Negócio e anúncio de negócios locais – Para negócios locais, como floriculturas, pizzarias e até supermercados, fazer um cadastro no Google Meu Negócio é essencial, pois permite que as empresas apareçam nos mapas de geolocalização da ferramenta. Além disso, destaca Rejane, é de praxe investir em anúncios de negócios locais no Google e no Meta (com vídeo preferencialmente).

Rejane Toigo, estrategista digital e fundadora da Like Marketing | Foto: Morgana Festugato

Rejane Toigo é CEO da Like Marketing, agência referência em posicionamento de profissionais da saúde no Digital através de uma metodologia de estratégia proprietária

Colaboração da pauta:

Jimenes Comunicação

Patrícia Jimenes | [email protected]

Este artigo é um oferecimento de Touchédigital Marketing OnLine
Inteligência em Marketing Digital

touche-presenca-online-jan21-(2)
touche-presenca-online-jan21-(3)
touche-presenca-online-jan21-(4)
touche-presenca-online-jan21-(5)
presenca-online-campanha-touche (6)
Anterior
Próximo

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta