Bom design traz bons negócios

Marketing & Mercado

Oferecimento

Aproveitando a baixa fidelidade do consumidor a marcas já estabelecidas, negócios menores e emergentes encontram oportunidade de se destacar

Um estudo realizado pelo Google este ano indicou que 64% dos brasileiros não são “brand lovers”, ou seja, fiéis a marcas específicas. Na própria ferramenta de busca, quando analisadas as pesquisas de produtos, apenas 7% são feitas com alguma marca ao invés do modo genérico. Isso significa que, por mais que as grandes empresas tenham um espaço importante no mercado, o público está bastante disposto a conhecer novas alternativas de produtos.

Ainda assim, a competitividade é gigantesca. Destacar-se é uma luta pela qual todos os negócios passam, principalmente os pequenos e médios, ou os que estão surgindo agora. Como, então, chamar a atenção do cliente e aproveitar sua disposição para experimentar novidades?

O design da embalagem é o primeiro e mais importante ponto de contato das pessoas com qualquer produto”, conta Renata Alcantara, fundadora do estúdio de design gráfico especializado em embalagens Nata Design. “Seja no online ou no presencial, é o visual que vai fisgar a curiosidade do consumidor e fazê-lo conhecer a marca, tudo em questão de segundos”.

De acordo com o instituto Point of Purchase Advertising, 74% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda. Com base nesse e outros dados sobre o assunto, o Alliance Center for Global Research and Development realizou um estudo sobre o que impacta essas decisões, e chegou à conclusão de que são dois fatores principais: atenção visual e memória. O primeiro é alcançado pelo design e posicionamento na loja ou no e-commerce; o segundo se trata da imagem da marca e de um trabalho constante de brand awareness.

Publicidade Dolce Morumbi

Renata explica que a embalagem pode afetar todas essas variáveis: “A embalagem conta uma história em um só ato. Ela informa ao consumidor do que se trata o produto, como a marca se posiciona, qual o objetivo daquele item e ainda tem o poder de torná-lo memorável. Com o tempo, as pessoas vão reconhecendo a empresa pelo design e o olho sempre vai automaticamente para onde está familiarizado. Com isso, as lojas e supermercados acabam também priorizando a marca nas gôndolas por perceberem o interesse. Pronto, todo o ciclo de atenção visual e memória está completo”.

O design como aliado das estratégias omnichannel

Vale ressaltar que, exceto pela disposição física em prateleiras e gôndolas, todos os aspectos citados também valem para as vendas digitais. E também há uma questão de posicionamento nesse caso, especialmente em marketplaces.

Estratégias que destacam os produtos, tanto nas lojas físicas quanto online, são sempre essenciais. Mas o design é que fará com que esses posicionamentos realmente funcionem, de maneira complementar e integrada. As pessoas não estão mais apenas em um local ou outro — elas estão no presencial e também no virtual. A marca precisa demonstrar consistência e qualidade em todos esses canais a todo momento”, diz a designer.

A presença em todos os canais é já conhecida como estratégia omnichannel. É uma forte tendência no varejo; o Think with Google informa que ela gera uma taxa 80% maior de visitas incrementais à loja. Omnichannel diz respeito à integralidade de experiências e comunicação, então faz sentido que o design das embalagens também faça parte disso.

A maior vantagem que todos esses dados e visões apresentam é que não é preciso um grande investimento para que a embalagem cumpra seu papel, auxilie no destaque dos produtos e, consequentemente, no crescimento da marca. É preciso, porém, atenção para o propósito da empresa, para o público em questão e para profissionais criativos que desenvolvem soluções de design relevantes para o consumidor.

Pequenas e médias empresas podem encontrar seu espaço com uma estratégia relevante para seu público. O papel do design é traduzir essa estratégia em um visual autêntico. E quando tudo isso acontece, o sucesso é inevitável”, conclui Renata.

Renata Alcantara, fundadora e design da Nata Design

A Nata Design é um estúdio de design especializado em estratégia de marca e embalagem, fundado em 2016 e encabeçado por Renata Alcantara. Entre os serviços oferecidos, incluem-se identidade visual, estratégia de marca e posicionamento. O estúdio já recebeu diferentes prêmios por sua atuação com embalagens, como Ouro em Embalagem do Brazil Design Awards, Packaging Winner da Communication Arts Awards, ouro e black Packaging Design Creation do World Brand Design Society Awards, e IF Design Awards 2023 — considerado o Oscar do Design — todos pelo projeto Páscoa com Danke (2022). Entre os clientes do Nata Design estão Natural da Terra, Danke, Instituto de Análises Clínicas de Santos (IACS) e Casa Europa. Mais informações: https://natadesign.com.br/ 

@natadesign_estudio

Colaboração da pauta:

EDB Comunicação

Larissa Velasco | [email protected]

Publicidade Dolce Morumbi

Este artigo é um oferecimento de Touchédigital Marketing OnLine
Inteligência em Marketing Digital

touche-presenca-online-jan21-(2)
touche-presenca-online-jan21-(3)
touche-presenca-online-jan21-(4)
touche-presenca-online-jan21-(5)
presenca-online-campanha-touche (6)
Anterior
Próximo

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta