Dolce in Design
Paulo Di Mello
O uso de recursos naturais de forma consciente tem sido uma forma muito utilizada em vários setores da economia e, como não poderia deixar de ser, também está presente na decoração
Fala-se muito em sustentabilidade e materiais que não agridam o meio ambiente e que sejam reaproveitados na natureza, um tema discutido durante anos e que através da tecnologia podemos sentir cada vez mais esse conceito em nossas vidas.
Além de usarmos materiais ecológicos, que é uma medida que estamos colocando aos poucos em prática no nosso dia a dia, móveis e objetos reutilizados ou com dupla funcionalidade, são cada vez mais inseridos em nossa decoração.
Uma das formas mais utilizadas na decoração é o uso de peças, móveis antigos ou retrôs que, se estiverem desgastados pelo tempo, podemos reformá-los com uma roupagem moderna sem perderemos as memórias afetivas, o que aliás será a tendência para o futuro.
No caso de não ter o que utilizar, vale a pena garimpar móveis e objetos em feiras ou lojas de móveis usados, onde poderá encontrar grandes achados e essa dica vale muito para aqueles que irão morar de aluguel.
Praticamente a maioria das empresas de móveis planejados e móveis soltos já trabalham madeiras com certificado de reflorestamento ou com o famoso, e já conhecido MDF (Medium Density Fiberboard) que é nada mais que um mix de materiais aglutinados ou o MDP quer possuir maior resistência para áreas molhadas.
Para aquela obra rápida sem muito quebra-quebra, os porcelanatos e revestimentos cerâmicos que podem ser assentados diretamente sobre o sua parede velha, pois aliados a eles, temos argamassas específicas de alta tecnologia de secagem e fixação.
Nas paredes hoje, também encontramos tintas à base de água que, além de apresentar menos toxicidade, algumas marcas utilizam corantes naturais e pasmem, hoje temos até uma tinta lançada pela Coral AkzoNobel que é antimosquito, cuja química forma uma película protetora contra qualquer tipo de mosquito, como o Aedes Aegypti, Zica (transmissor da dengue e febre amarela), Chikungunya, ou seja, pelo fato de ser transparente e não mudar a cor da tinta pintada e seu aspecto é fosco natural.
Para mim foi o máximo, porque moro em casa com área externa e jardins, garantindo mais proteção, o que não quer dizer que não possa ser aplicada em um apartamento, claro!
Com esta tendência que vem emergindo através dos anos, aumentou o desejo das pessoas pelo conforto e o design como forma de bem-estar e, assim, prosperar para as próximas tendências na decoração, como em tons mais naturais, sejam no mobiliário com em objetos, assim também como a volta de produtos artesanais e texturas feitas a mão ou remetendo a natureza mostrando sua preocupação com o meio ambiente e o impacto global.
Objetos em cerâmica ou em fibras naturais com novas roupagens também se tornarão tendência para a decoração trazendo a busca pela memória afetiva de cada um fazendo de vezes composição com as plantas que cultivará em casa. Sim, trazer plantas para dentro de casa, elas estão cada vez mais presentes em nossa decoração em vários tamanhos e hoje temos algumas espécies que se adaptam cada vez mais aos ambientes internos, bromélias, suculentas, costela de adão entre outras que proporcionam também através de seu cuidado a troca de energia no ambiente onde elas ocupam.
A iluminação é também uma forma de preocupação com o meio ambiente. Janelas amplas de vidro fazem com que a entrada da iluminação natural traga mais conforto, além de economizar seu consumo de energia e, é claro, se tiver em excesso, nada que uma boa persiana não dê um jeito para controlar a luminosidade.
Hoje falei um pouquinho de como pode fazer uma decoração pensando na sustentabilidade e no meio ambiente. Um pouco que se possa fazer para aplicar esse conceito em sua casa, além de proporcionar um melhor conforto e se preocupar com a natureza.
See you soon!
Imagens por Paulo Di Mello
Paulo Di Mello é designer e arquiteto de interiores com trabalhos reconhecidos no Brasil e exterior e destaque em publicações como “Revista CasaCor“, “Revista Decorar”, “Portilato USA” e “Miami Beach Interior Design”.
Busca agregar em seus trabalhos a identidade de seus clientes, criando trabalhos personalizados. Tem especialização em projetos voltados para a inclusão social, em especial para estabelecimentos comerciais, o que lhe permite emitir um selo de acessibilidade.
Conheça seus perfis:
Os artigos assinados não traduzem ou representam, necessariamente, a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo
Assine nossa Newsletter
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!