Precisamos abordar as diferenças no consumo de cultura nas metrópoles brasileiras

Após uma profusão de diversidade, percebe-se a grandiosidade do povo brasileiro no consumo de arte e cultura, sobretudo nessas principais metrópoles do país

Imagem de Freepik

Por Gislayne Araripe

O Brasil é repleto de metrópoles consideradas centros pulsantes de diversidade cultural. Em um país de dimensões continentais como este, a cultura não poderia ser uniforme de norte a sul e leste a oeste. Cada região possui características únicas que moldam o consumo de maneiras distintas, contribuindo para a geração de um panorama rico de expressões artísticas e manifestações culturais. 

Segundo dados do observatório Itaú Cultural, a economia criativa registrou um aumento de 78% em números absolutos. O setor, inclusive, propiciou a geração de 7,4 milhões de empregos formais e informais no Brasil no último trimestre de 2022. Diante disso, torna-se evidente que a cultura desempenha um papel crucial no desenvolvimento econômico e social do país. Esse crescimento representa uma expressão empolgante e vibrante da criatividade brasileira, traduzindo-se, ainda, em oportunidades de emprego para milhões de brasileiros. 

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, os teatros de renome internacional se destacam, atraindo produções teatrais e musicais de grandes proporções. São Paulo é reconhecida pela Avenida Paulista, onde se concentram diversas opções culturais, desde teatros até espaços alternativos. Já o Rio de Janeiro, com o icônico Teatro Municipal, oferece uma experiência cultural única. 

Imagem de Freepik

Publicidade Dolce Morumbi

Por outro lado, cidades como Belo Horizonte e Salvador sobressaem-se pela valorização de produções locais, promovendo artistas regionais e criando uma identidade cultural própria. Nesse sentido, não podemos deixar de mencionar a Virada Cultural em ambas as capitais. 

Quando se trata de música, a diversidade nessas metrópoles reflete a riqueza cultural do país, que tem em suas raízes desde o axé e o samba até o renomado rock nacional. Enquanto o Rio de Janeiro é berço do samba e da bossa nova, Salvador é o epicentro do axé e do ritmo afro-brasileiro. 

São Paulo e Porto Alegre, como centros cosmopolitas, acolhem uma ampla gama de estilos musicais, desde a música eletrônica até o rock alternativo. Já Fortaleza, com suas influências nordestinas, oferece uma cena musical vibrante, enquanto Brasília, como capital federal, absorve diferentes manifestações culturais de todo o país. 

Ainda no âmbito musical, os eventos culturais e festivais são essenciais para promover a cultura no país. São Paulo recentemente sediou a primeira edição de um grande festival de música no Autódromo de Interlagos, evento fundado e promovido pelo mesmo grupo responsável por um grande festival tradicional no Rio de Janeiro, que inclusive já ganhou edições mundo afora. Falando nessas cidades, a primeira é sede da Mostra Internacional de Cinema, e a segunda se destaca pelo Carnaval, assim como Salvador, vale ressaltar. 

Teatro Municipal de São Paulo
Imagem de Guto Esmeraldo por Pixabay

Quando falamos de artes visuais, as cidades brasileiras apresentam uma riqueza inigualável. A capital paulista abriga a Pinacoteca do Estado e o MASP, enquanto o Rio de Janeiro conta com o tradicional Museu Nacional de Belas Artes. Belo Horizonte, com o Circuito Cultural Praça da Liberdade, e Salvador, com o Pelourinho, são polos que mesclam história e arte. Em contrapartida, Fortaleza, com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, e Porto Alegre, com o MARGS, oferecem um olhar contemporâneo e regional sobre as artes visuais. 

Após uma profusão de diversidade, percebe-se a grandiosidade do povo brasileiro no consumo de arte e cultura, sobretudo nessas principais metrópoles do país. Cada cidade dessas contribui de maneira única para o cenário cultural brasileiro, enriquecendo a identidade nacional com suas inúmeras peculiaridades. 

Sem dúvida, o desafio para o futuro é promover políticas culturais inclusivas para garantir que a riqueza cultural das metrópoles alcance todas as camadas da sociedade, conectando as pessoas por meio da expressão artística e cultural, que é fundamental. 

Gislayne Araripe é diretora comercial da Beplauze

A Beplauze é uma plataforma cultural que reúne todos os eventos das maiores cidade em um só lugar: teatro, festas, shows, exposições e muito mais. O serviço é gratuito para o público e oferece páginas dedicadas à programação de cada cidade. Para incentivar o público a prestigiar a cultura, a Beplauze oferece a opção de assinatura mensal de R$ 9,90 e, em contrapartida, oferece descontos de até 50% em diversas atrações. Além disso, o valor integral dos primeiros três meses de assinatura, e após isso 10% de toda receita, serão destinados pela Beplauze para um fundo privado de fomento à cultura para patrocinar novos artistas e projetos especiais. Atualmente disponível em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Porto Alegre. 

Colaboração da pauta:

Sing Comunicação de Resultados

Rafaella Couto | [email protected]

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta