Você está 100% presente?

Há muitas distrações em nosso dia a dia que nos impede de nos manter focados

Imagem por Urilux em Canva Fotos

Por Keli Anjos

Nos dias de hoje é difícil focar e estar 100% presente, seja no trabalho, em casa ou em uma roda de conversa com os amigos.

São tantos compromissos que assumimos que a cabeça trabalha sem parar! Por esse e outros motivos, não conseguimos estar e aproveitar o momento presente que é o agora, pois sempre estamos pensando no que vai fazer depois.

Tanto quem trabalha 8 horas diárias dentro de uma empresa ou a que trabalha home office, não consegue estar 100% presente. A menos que desligue seu smartphone e se desconecte das redes sociais. Mas ao mesmo tempo, dependemos desses meios de comunicação para obter respostas, agendar compromissos e falar com os amigos.

Há alguns meses participei de um evento em que um dos seus debates era sobre estar em algum determinado lugar, porém não estar presente. O chamado Coaching de Presença, visa ajudar quem está presente, porém não focado ou consciente do que ocorre. São técnicas para melhorar e aperfeiçoar o seu comportamento, obtendo mais qualidade nas ações, interações e nos resultados.

Imagem por Bowie15 em Canva Fotos

O mundo vive em uma constante mudança. Tudo muda muito rápido e a todo o momento e hoje dependemos da internet para realizar nossas tarefas cotidianas e para o trabalho. Vivemos separando assuntos em caixinhas e tentando resolver uma pendência de cada vez. Novas técnicas parecem serem bem-vindas para melhorar e aumentar a produtividade do seu dia a dia.

Dicas:

Viva um momento de cada vez: se você está em algum evento, festa, reunião, roda de amigos, excelente. Viva este momento. Você se propôs a estar por duas ou mais horas neste ambiente, não queira fazer outras coisas ao mesmo tempo, aproveite!

Organize suas ideias num papel: faça rascunhos, mantenha a agenda e o calendário atualizados, porém mantenha o foco no principal: seus compromissos;

Separe um tempo para leitura: tenha prazer em ler novos livros, descobrir e aprender novas lições. Conhecer nunca é demais;

Organize seus e-mails: conhecidos como vilões do tempo, organizar e responder e-mails faz parte de nossas rotinas diárias. Mantenha o follow-up dos e-mails e dê feedbacks. Pessoas dependem do seu retorno.

Imagem por Shotprime em Canva Fotos

WhatsApp: não seja escravo dele. Use-o como ferramenta para te ajudar, mas evite criar laços de dependência com ele;

Redes sociais: use-as como ferramentas aliadas a seu favor. Não desperdice o seu tempo, ele é valioso e não volta.

Pulo do gato:

A internet e suas facilidades vieram para somar, não para dividir. Use-as como facilitadoras de ações, auxiliando rotinas de trabalho ou lazer, mas cuidado ao criar dependência. Entenda-as como alianças do bem. Divirta-se e aproveite o que chamamos do momento presente.

Keli Anjos é bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue (Sumaré) e pós-graduada em Docência do Ensino Superior (UNIP). Atua como Secretária há mais de 20 anos, assessorando Presidentes, Diretores, Gerentes. Coautora dos livros: “O futuro do Secretariado-Educação e Profissionalismo” – Ed. Literare Books; “Meu Cliente subiu no telhado e agora?” – Ed. Literare Books; “Secretariado em Ação” – Ed. Boc e “Secretariado Remoto e Assistente Virtual” – Ed. Boc; e coordenadora do Livro “Do Zero ao Sucesso com Elas” – Ed. Boc. Facilitadora em cursos para Profissionais de Secretariado, Assistentes e Iniciantes na Carreira. Mentora de Carreira e mãe da Gabriella e do Heitor Gabriel. Seu lema é: “Sempre fazendo investimentos na carreira, porque aprender nunca é demais!”

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta