O uso indevido e a perspectiva legal de direitos autorais em campanhas eleitorais

À medida que as campanhas ganham ímpeto, é vital que todos os envolvidos compreendam e respeitem as implicações legais de suas ações promocionais

Design Dolce sob imagem de Paralaxis em Canva

Em meio ao início das campanhas eleitorais no Brasil, surge um tema crítico e frequentemente controverso: o uso não autorizado de músicas e outras obras autorais por partidos e candidatos. Esta prática, que tem se tornado comum, enfrenta agora um escrutínio legal mais intenso. Walter Calza Neto, advogado especializado em Propriedade Intelectual, compartilha insights valiosos sobre a situação atual e as implicações legais desse uso indevido.

Segundo a Lei de Direitos Autorais (Lei nº 9.610/98), a utilização de obras autorais, como músicas, em campanhas eleitorais sem o consentimento dos detentores dos direitos é uma violação legal. Calza Neto aponta um aumento nos processos judiciais relacionados a essa prática, destacando a atenção crescente que a questão vem recebendo.

Design Dolce sob imagem de Eyematriz em Canva

As consequências legais para os candidatos que infringem essa lei podem ser severas. Além de enfrentar ações por danos morais e materiais, eles estão sujeitos a multas e até suspensão de campanha. Calza Neto enfatiza a postura rigorosa da Justiça Eleitoral nesses casos, demonstrando um compromisso firme com a proteção dos Direitos Autorais.

Para artistas cujas obras são utilizadas sem permissão, o advogado aconselha vigilância, notificação e ação legal. Documentar o uso não autorizado de forma adequada, principalmente em relação aos conteúdos digitais e buscar representação jurídica especializada são passos cruciais para buscar a cessação e reparação. Isso evidencia a necessidade de respeitar o trabalho e a propriedade intelectual dos criadores.

Design Dolce sob imagem de Vaniatos em Canva

Para evitar problemas legais, candidatos e partidos devem buscar autorizações formais para o uso de obras autorais. Alternativamente, podem recorrer a obras em domínio público ou sob licenças que permitam tal uso. Calza Neto salienta a importância da conscientização sobre direitos autorais, tanto na política quanto em outros setores.

Este panorama legal e as orientações de Calza Neto sublinham a seriedade com que o uso de obras autorais em campanhas eleitorais deve ser tratado. As violações não apenas desafiam a lei, mas também desrespeitam o esforço e os direitos dos artistas. À medida que as campanhas ganham ímpeto, é vital que todos os envolvidos compreendam e respeitem as implicações legais de suas ações promocionais.

Walter Calza Neto é formado em Direito pelo Mackenzie em 1998, especialista em Propriedade Intelectual, Proteção de Dados e Direito Digital, Membro da Comissão de Inovaçãoe Tecnologia da OAB/SP e da Comissão de Proteção de Dados do IASP. Perito Judicial e Advogado. Fundador do escritório Calza Neto e Advogados Associados, atual com questões de Propriedade Intelectual, Direito Digital Proteção de Dados, Compliance e Gestão de Incidentes de Cibernéticos. É atualmente o DPO do Corinthians e da Sparco Automotive.

@calzaneto@cnkadvogados

Colaboração da pauta:

MKTPlace Comunicação

Carla de Faria Foschini | [email protected]

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta