Conflitos no casamento

Conflitos em um relacionamento são inevitáveis porque lidamos com afetos; mas quando bem administrados, podem trazer mudanças positivas e significativas para a relação

Por Dra. Andrea Almeida

A vida a dois nem sempre é fácil. Isso porque o casamento é a união entre duas pessoas com identidades completamente diferentes. E construir uma relação afetuosa, de forma tolerante, respeitosa e saudável é um grande desafio.

É fundamental ter um olhar mais cuidadoso para a relação, prevenindo crises e desgastes desnecessários.

Ao escolher viver juntos, o casal decide se apoiar reciprocamente em todas as circunstâncias, em todos os momentos. Mas sabemos que a realidade não é bem assim.

Ninguém consegue corresponder às expectativas do outro o tempo todo e isso acaba gerando muita angústia e frustração.

Algumas causas de conflitos no relacionamento são:

  • Ciúmes em excesso;
  • Discussões rotineiras sobre assuntos sem relevância;
  • Falta de contato físico;
  • Querer mudar o parceiro para que se adapte à suas expectativas;
  • Tentar controlar o outro;
  • Disputa de poder.

E como mudar?

É necessário aprender a lidar com as dificuldades, com a diferença do outro. O diálogo (sempre) é a chave principal para fortalecer os elos da união.

Design Dolce sob imagem de Jonya em Canva

Além disso, temos outros exemplos que podem ajudar você a manter um relacionamento mais saudável e cuidadoso.

Ser compreensivo

Em toda relação é fundamental tentar entender o outro. Ser compreensivo não é ser passível. É se colocar no lugar do outro e procurar entender seu ponto de vista, seus sentimentos e suas atitudes.

Não culpar o outro

É normal dentro do casamento ter discussões e divergências sobre o que a opinião do parceiro, mas o que não pode acontecer, em hipótese alguma, é acusar ou jogar toda a culpa em cima do outro.

Saber ouvir

O casal precisa fazer o exercício da escuta. Não basta ouvir o que o outro tem a dizer, é preciso prestar atenção de verdade no que se está ouvindo.

Reconhecer os erros e pedir desculpas

Um dos desgastes do relacionamento é quando há brigas em excesso, mas o pior é quando o parceiro não reconhece que errou em algum momento. Isso gera sentimentos como frustração, irritação, mágoas, e que vão se acumulando e desgastando ainda mais o casamento.

Por isso, pare e reflita sobre suas atitudes. Reconhecer que errou é bom para você, para o outro e para o casamento.

Design Dolce sob imagem de Syda Productions em Canva

Manter o diálogo aberto e constante

Nunca deixe que aquilo que te incomoda vire uma bola de neve. Resolva os problemas assim que aparecerem.

Fale o que te incomoda

O diálogo é a chave de todo relacionamento. Se você não gostou do que outro fez, converse. Por exemplo: “Não gostei da forma que você falou comigo. Isso me deixou muito magoada”. Lembre-se, ninguém consegue adivinhar nossos pensamentos e sentimentos.

Na correria do dia a dia pode ser difícil compreender as necessidades do seu parceiro, e isso, com o tempo, pode criar uma barreira de conflitos entre vocês.

O primeiro passo é reconhecer a falta de comunicação e depois se perguntar o que faria o outro se sentir melhor. Juntos, vocês podem conseguir fazer as coisas darem certo e amenizar os conflitos.

A conversa é fundamental dentro do casamento. Quando vocês conseguem ser transparentes sobre o que estão sentindo, sobre as dificuldades, vocês conseguem gerenciar os conflitos de forma mais assertiva.

Além do mais, passam a aceitar as diferenças de personalidade e a reconhecer as necessidades um do outro. Passar a dialogar e a usar técnicas de negociação de conflitos é um enorme passo para um relacionamento amoroso e saudável.

Ao pensar em algumas formas de tratar conflitos no relacionamento, considere:

Não há ganhadores ou perdedores

Em conflitos conjugais não deve haver disputa para ganhar ou perder. O objetivo deve ser entender melhor o ponto de vista do outro e achar uma solução que seja boa para os dois e para o relacionamento naquele momento.

Controlar as emoções

No auge da raiva ou da mágoa podemos dizer coisas que não deveríamos. É fundamental trabalhar o autocontrole e ponderar o que será dito.

Evidenciar o problema, não as pessoas

Quando ofendemos pessoas, agravamos os conflitos. Por outro lado, quando tratamos do problema sem “atacar” as pessoas, mantemos as portas da comunicação abertas e podemos encontrar soluções juntos.

Não descontar no outro suas próprias frustrações

É muito comum descontar no parceiro(a), nosso alvo mais próximo, os nossos problemas no trabalho, com os filhos, com amigos ou até com o dinheiro. Trabalhe seu autoconhecimento.

Design Dolce sob Design Dolce sob imagem de Prostock-Studio em Canva

Nem tudo pode ser resolvido

Entenda que alguns conflitos simplesmente não podem ser solucionados. Reconhecer isso é o primeiro passo para parar de brigar por algo que não vale à pena. É fundamental entender como viver com tal situação em pró do relacionamento.

Ninguém briga sozinho

Reconhecer os motivos que causaram o conflito é importante, assim como assumir a responsabilidade sobre o que ocorreu.

Seja a mudança que você quer ver no outro

Queremos que o outro mude, mas primeiro precisamos reconhecer nossas falhas e mudar a nós mesmos.

Não guardar mágoas

Perdoar quando for preciso é importante, falar sobre como nos sentimos também. Devemos fazer isso na hora certa, evitando fazer desses ressentimentos algo que um dia pode vir à tona e não poderão mais ser resolvidos.

Lembre-se que conflitos em um relacionamento são inevitáveis, justamente porque lidamos com afetos. Mas quando bem administrados, podem trazer mudanças positivas e significativas para a relação.

Andrea Almeida é Mestra Doutora em Psicanálise Clínica pela Sociedade Brasileira de Psicanálise; Pós-graduada em Transtornos de Ansiedade, Síndrome do Pânico, Neuropsicanálise, Transtorno Bipolar e Terapia de Casais & Família. Atua também como Terapeuta Holística com mais de 20 especialidades, como Reiki, Cromoterapia, Constelação Familiar, Hipnose, Regressão a vidas passadas entre outras.

Palestrante e empreendedora promove saúde mental e bem-estar através da escuta ativa e do acolhimento.

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta