“Tempo de se amar” chega em boa hora para aquela séria reflexão sobre quem realmente podemos ser

“Quem conhece os outros é sábio; quem conhece a si mesmo é iluminado”. Lao-Tsé

Por Paulo Maia

Conhecer a si mesmo não é uma tarefa fácil. Não importa de qual cultura venha, analisar e refletir sobre si mesmo pode ser uma jornada nada agradável, especialmente se a opinião que você tem sobre si foi edificada em falsas proposições ou, no pior das hipóteses, fora idealizada através de autoelogios ou autoenganos acerca do que aconteceu ou ocorre em sua vida. Tudo no intuito, muitas das vezes inconsciente, de evitar sofrimento. Ninguém gosta de saber que possui algum característica negativa, uma atitude indesejável que pode fazer de você uma pessoa a ser “evitada” e, ao final das contas, reconhecer que, no fundo é uma pessoa ruim.

Quando reconhecemos verdadeiramente um erro nosso, é natural buscarmos corrigir, quando é possível, claro! Ou, no mínimo, tratar de algum tipo de compensação que possa fazer alguma justiça. Quando entendemos que não temos determinada habilidade exigida em nosso âmbito profissional, é fundamental buscarmos qualificação exigida para avançarmos na carreira. Mas, se olhar no espelho e reconhecer que você é um ser humano em constante mudança, sujeito a turbulências que podem tirar você do prumo, é algo mais profundo. Para isso, exige-se a jornada pelo autoconhecimento.

A boa notícia é que você pode tirar boas lições desta jornada e se transformar. Ou, se manter em transformação contante.

É sobre isso que se trata o relato de 30 mulheres que fizeram essa jornada e se descobriram mais intensas, mais inteligentes, mais capazes, mais confiantes, mais humanas.

O livro idealizado pela mentora de Inteligência Emocional e Autoestima, Ana Kekligian, “Tempo de se amar” é um mosaico de verdadeiras aventuras das vidas reais de mulheres que tomaram as redes do protagonismo de suas vidas, porém, somente possível porque foram capazes de tiraram lições de experiências vividas através da jornada do autoconhecimento.

Não se trata de uma tentativa banal de se tornar apenas uma “boa pessoa”. Trata-se de transformar concretamente sua vida e a das pessoas ao seu redor sob a luz do que você aprendeu na consequências de suas experiências e do que elas disseram sobre você. E, é claro, principalmente da coragem que teve ao “virar o jogo”, quando fora necessário ou “dar um passo a diante”, quando foi preciso. Tomar uma decisão difícil, reconhecer que precisa mudar atitudes ou mesmo ambientes, dizer algo duro e contendente a alguém que precisa ouvir aquilo, e tudo isso de cima de sua autoconfiança, pode ser uma experiência transformadora interiormente, ao mesmo tempo em que você percebe que desenvolve um magnetismo que atrai coisas boas e importantes para sua vida.

Porém, se autoconhecer exige-se muita entrega e resignação. O que requer que você tenha algo ou alguém que te oriente para que possa tirar o melhor do seu processo de autoconhecimento. É sempre enriquecedor o diálogo e a troca de opiniões para que sua reflexão ganhe corpo e lhe dê uma dimensão maior de oportunidades de melhorias.

Ana Kekligian

Um bom começo pode ser lendo o relato destas que se reconheceram autoras de suas vidas através do autoconhecimento diante de experiências que as levaram a ampliar os limites de suas capacidades e assim, conquistar mais do que a vida, até então, estava oferecendo.

Com sua experiência, técnica e conhecimento adquirido em sua carreira, Ana Kekligian desenvolveu um olhar aguçado para reconhecer que estas histórias levam um enorme significado para o propósito que elas definiram para si mesmas.

Se conhecer é se definir antes que os outros o façam por você. E estas mulheres sabem disso.

Tempo de se amar

Idealizadora e coautora: Ana Kekligian

Editora Chave Mestra

Lançamento: 06/07/2024

Canal de pré-venda: WhatsApp 11 94756 5478

Ana Kekligian é mentora de Inteligência Emocional e Autoestima

@anakekligian

Conheça os textos de Ana Kekligian na Dolce Morumbi®

Imagens cedidas por Ana Kekligian

Foto por Renata Dall'Osto (@butia_fotografia)

Paulo Maia é editor do Portal Dolce Morumbi®

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Recommended Posts

1 Comment


Deixe uma resposta