Mulheres no mercado de Pesquisa e Tecnologia

Das colaboradoras até a CEO e COO, representatividade feminina na empresa é o oposto do que ocorre na área de tecnologia no país

Os textos, artigos e opiniões publicados nesta seção não traduzem ou representam a opinião ou posição do Portal. Sua publicação é no sentido de  estimular o debate de problemas e questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Design Dolce sob imagem por Thea Design em Canva

Com 78% de mulheres em seu quadro, Sensorama Design mostra o poder feminino nos mais diversos cargos no mercado de trabalho

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que no mercado de tecnologia e inovação no país somente 20% dos profissionais que atuam na área são mulheres. Na Sensorama Design, porém, esse cenário é o oposto, o protagonismo feminino se destaca com + 78,26% do time se identificando como mulheres e uma pessoa não-binária.

A Sensorama foi fundada em 2012 por Luisa Nogueira (CEO) e Mariana Torquato Rocha (COO). É uma consultoria global de inovação e design de experiências, por meio de variados métodos de pesquisa e design. A empresa pesquisa o presente e projeta o futuro.

Designers de formação, as fundadoras se conheceram na faculdade e começaram a trabalhar juntas em Florianópolis (SC) com projetos de interface e branding, até fundarem a empresa, expandindo o foco para a experiência do usuário e inovação, tanto no Brasil como em diversos outros países.

Design Dolce sob imagem por Science Photo em Canva

Em relação a identidade de gênero, o quadro de 23 colaboradores da Sensorama se apresenta como:- 73,91% mulheres cisgênero (17 pessoas);

– 4,35% mulheres não-binárias (1 pessoa).

– 21,74% homens cisgênero (5 pessoas);

– 37,5% não se identifica como heterossexual

Falar sobre mulheres no mercado de trabalho é encarar todas as dificuldades, passando por assédio, descredibilização, desigualdade salarial e pouco protagonismo. As mulheres enfrentam desafios diários que muitas vezes os homens nem conseguem ver”, diz Nana.

Dos sete cargos de liderança na Sensorama, seis são ocupados por mulheres. “A estrutura da empresa com mulheres como líderes não foi intencional. Foi natural. Isso está enraizado em nosso DNA, em nossa cultura, desde nosso processo de seleção. Também é importante mencionar que em nossas interações com clientes, insistimos para que as mulheres falem por si, sem serem representadas por homens. Isso está ligado ao nosso propósito: queremos promover a presença feminina”, afirma Luisa.

Luisa e Nana, sócias Sensorama Design

Fundada em 2012, a Sensorama Design pesquisa o presente e projeta o futuro. Como uma consultoria global de inovação e design de experiências, por meio de variados métodos de pesquisa e design, a Sensorama entende os usuários e seus stakeholders para trazer clareza a desafios, impactando tomadas de decisão e direcionamentos estratégicos das empresas. Com uma equipe altamente experiente e qualificada no Brasil e no mundo, a consultoria busca a transformação de corporações compreendendo não só os usuários, mas também todo o ecossistema ao redor. Assim, os direcionamentos e informações levantadas são assertivos ao que seus clientes precisam resolver.

@sensoramadesign

Colaboração da pauta:

Estrela Comunicação

@estrelacomunicacao

Publicidade Dolce Morumbi

Assine nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.

Conheça nossa política de privacidade

Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam

Artigos recomendados

Ainda não há comentários. Deixe o seu abaixo!


Deixe uma resposta