Abra-se, aprenda a confiar em conexões, siga sua intuição e o apoio virá de onde você menos espera
Por Gisele Ribeiro
Você já se sentiu sozinha e pensou: “Não tenho rede de apoio”? Essa é uma frase que escuto com frequência de mães que se sentem sobrecarregadas e limitadas em suas atividades. Mas aqui vai uma reflexão: a rede de apoio é muito mais ampla do que você imagina!
Uma rede de apoio é composta por pessoas dispostas a ajudar, especialmente nos primeiros meses da maternidade, quando o apoio é mais necessário. Essa ajuda pode vir na forma de auxílio com as refeições, cuidados com a casa ou, simplesmente, olhar seu filho enquanto você toma um banho. Existem diversas formas de ajudar, mas a maioria das pessoas tem a ideia errada de que essa rede de apoio vem somente de familiares e por isso essas mães se sentem sozinhas quando moram longe da família ou não tem apoio deles. Mas é hora de mudar essa percepção.
Eu sei como é desafiador não ter apoio. Quando a Sara nasceu e passou por uma cirurgia do coração aos quatro meses, eu também tinha o Rafael, com apenas três anos. Foi uma fase difícil, de extremo cansaço físico e mental, repleta de médicos, exames e a pressão de querer estar presente para ambos. Sem condições financeiras para contratar ajuda, me desdobrava para dar conta de tudo sozinha. Foi nesse período que percebi que havia formas de encontrar apoio onde menos esperava.
Nesse período comecei a trabalhar com marketing de relacionamento, era a única forma de ter uma renda e estar perto deles. Isso pode parecer desconectado, mas a essência é a mesma: construir relacionamentos. Aprendi a me conectar com pessoas, abrir minhas perspectivas e entender que a ajuda pode vir de diferentes lugares. Muitas mulheres acreditam que precisam dar conta de tudo sozinhas e resistem a aceitar ajuda. Mas saiba: é absolutamente aceitável deixar que pessoas se aproximem quando estão dispostas a ajudar!
Você deve estar pensando como esses relacionamentos podem te ajudar nas dificuldades da maternidade, mas eles podem ajudar muito. Você só precisa estar aberta a receber.
E como você pode encontrar esse apoio? Não é necessário sair pedindo tudo a todos. Em vez disso, abra-se! Compartilhe suas necessidades e, muitas vezes, as ofertas de ajuda surgirão de onde você menos espera.
Quando me divorciei, há cinco anos, e me vi com meus filhos sozinha em um condomínio, os funcionários do prédio notaram minhas dificuldades e começaram a me oferecer ajuda. Cheguei ao ponto de confiar tanto que deixei meu cartão com um deles em um momento de emergência.
Outra situação, foi quando pedi ajuda a um pai de um colega do Rafael no futebol. Apenas queria saber se ele conhecia alguém que morasse próximo a mim e que pudesse levar meu filho para a aula no dia seguinte, e ele prontamente se ofereceu para levá-lo, mesmo que não estivesse em seu caminho. E eu aceitei por ser uma pessoa que já conhecia. Essas minhas experiências mostram as inúmeras possibilidades de apoio disponíveis, mesmo se você for uma mãe solo ou uma mãe atípica.
Não espere que apenas familiares ou o pai do seu filho ofereçam ajuda. A chave é abrir-se, aprender em confiar nessas conexões e seguir sua intuição. Nós, mães, possuímos uma intuição poderosa, e muitas vezes, não a escutamos.
Lembre-se: quando você menos esperar, encontrará uma rede de apoio incrível ao seu redor. E, se precisar, estou aqui para ajudar você a traçar esse caminho!
Gisele Ribeiro é escritora, palestrante e terapeuta integrativa; autora do livro “Diário de uma mãe nada especial – Desmistificando a mãe idealizada” onde compartilha detalhes íntimos da sua trajetória na maternidade e como isso mudou sua vida, principalmente a profissional.
Inscreva-se para receber nossos últimos artigos.
Conheça nossa política de privacidade
Garanta a entrega de nossa Newsletter em sua Caixa de Entrada indicando o domínio
@dolcemorumbi.com em sua lista de contatos, evitando o Spam
Publicidade
Últimas Publicações
- Estilo Escandinavo realçando sua decoração!
- Estações
- MRV oferece o curso gratuito de instalação de energia solar em São Paulo
- A complexidade de identificar o Narcisismo
- Massagem contra o estresse geracional
- Butantã Shopping celebra o Natal com a chegada do Papai Noel, show de patinação no gelo e experiências imersivas para a família
- Principais ilhas do mundo são premiadas
- Como escolher um vestido de noiva perfeito
- Saiba qual é a melhor posição para os recém-nascidos dormirem em segurança e por quê
- A escola ideal para o seu filho
As Mais Lidas da Semana
- O poder da intuição materna
- Inteligência Artificial e Atendimento Humano
- Como escolher um vestido de noiva perfeito
- Ensinar e incentivar gratidão às crianças
- Butantã Shopping celebra o Natal com a chegada do Papai Noel, show de patinação no gelo e experiências imersivas para a família
- Saiba qual é a melhor posição para os recém-nascidos dormirem em segurança e por quê
- Massagem contra o estresse geracional
- Por dentro todos temos as mesmas cores!
- Marketing digital e gerações: estratégias para combater fraudes online
- Estilo Escandinavo realçando sua decoração!
Compartilhe:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
No comment yet, add your voice below!