Skip to content
É profissional de Marketing, terapeuta integrativa e escritora e pode lhe ajudar a deixar a maternidade mais leve!

Redescobrindo a rede de apoio na maternidade

Abra-se, aprenda a confiar em conexões, siga sua intuição e o apoio virá de onde você menos espera

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Você já se sentiu sozinha e pensou: “Não tenho rede de apoio”? Essa é uma frase que escuto com frequência de mães que se sentem sobrecarregadas e limitadas em suas atividades. Mas aqui vai uma reflexão: a rede de apoio é muito mais ampla do que você imagina!

Uma rede de apoio é composta por pessoas dispostas a ajudar, especialmente nos primeiros meses da maternidade, quando o apoio é mais necessário. Essa ajuda pode vir na forma de auxílio com as refeições, cuidados com a casa ou, simplesmente, olhar seu filho enquanto você toma um banho. Existem diversas formas de ajudar, mas a maioria das pessoas tem a ideia errada de que essa rede de apoio vem somente de familiares e por isso essas mães se sentem sozinhas quando moram longe da família ou não tem apoio deles. Mas é hora de mudar essa percepção.

Eu sei como é desafiador não ter apoio. Quando a Sara nasceu e passou por uma cirurgia do coração aos quatro meses, eu também tinha o Rafael, com apenas três anos. Foi uma fase difícil, de extremo cansaço físico e mental, repleta de médicos, exames e a pressão de querer estar presente para ambos. Sem condições financeiras para contratar ajuda, me desdobrava para dar conta de tudo sozinha. Foi nesse período que percebi que havia formas de encontrar apoio onde menos esperava.

Imagem de freepik

Nesse período comecei a trabalhar com marketing de relacionamento, era a única forma de ter uma renda e estar perto deles. Isso pode parecer desconectado, mas a essência é a mesma: construir relacionamentos. Aprendi a me conectar com pessoas, abrir minhas perspectivas e entender que a ajuda pode vir de diferentes lugares. Muitas mulheres acreditam que precisam dar conta de tudo sozinhas e resistem a aceitar ajuda. Mas saiba: é absolutamente aceitável deixar que pessoas se aproximem quando estão dispostas a ajudar!

Você deve estar pensando como esses relacionamentos podem te ajudar nas dificuldades da maternidade, mas eles podem ajudar muito. Você só precisa estar aberta a receber.

E como você pode encontrar esse apoio? Não é necessário sair pedindo tudo a todos. Em vez disso, abra-se! Compartilhe suas necessidades e, muitas vezes, as ofertas de ajuda surgirão de onde você menos espera.

Quando me divorciei, há cinco anos, e me vi com meus filhos sozinha em um condomínio, os funcionários do prédio notaram minhas dificuldades e começaram a me oferecer ajuda. Cheguei ao ponto de confiar tanto que deixei meu cartão com um deles em um momento de emergência.

Imagem de freepik

Outra situação, foi quando pedi ajuda a um pai de um colega do Rafael no futebol. Apenas queria saber se ele conhecia alguém que morasse próximo a mim e que pudesse levar meu filho para a aula no dia seguinte, e ele prontamente se ofereceu para levá-lo, mesmo que não estivesse em seu caminho. E eu aceitei por ser uma pessoa que já conhecia. Essas minhas experiências mostram as inúmeras possibilidades de apoio disponíveis, mesmo se você for uma mãe solo ou uma mãe atípica.

Não espere que apenas familiares ou o pai do seu filho ofereçam ajuda. A chave é abrir-se, aprender em confiar nessas conexões e seguir sua intuição. Nós, mães, possuímos uma intuição poderosa, e muitas vezes, não a escutamos.

Lembre-se: quando você menos esperar, encontrará uma rede de apoio incrível ao seu redor. E, se precisar, estou aqui para ajudar você a traçar esse caminho!

Gisele Ribeiro é profissional de marketing, terapeuta integrativa e autora do livro Diário de uma mãe nada especial – Desmistificando a mãe idealizada no qual compartilha detalhes íntimos da sua trajetória na maternidade e como isso mudou sua, principalmente a profissional.

Demais Publicações

Pré-eclâmpsia, tu…

Como pode o fruto do amor cair e desaparecer assim?

Última lua nova do ano chegando!

É um período muito especial para se movimentar e fazer aquilo que vibrar de verdade no seu coração

E se o Brasil for o laboratório mais humano da Sociedade 5.0?

Num cenário em que algoritmos reescrevem a economia global, o país tem a chance de transformar criatividade e sensibilidade cultural em diferencial competitivo

Já pensou no principal para o Natal?

Aqui tem sugestões para você se dar bem nesse jantar tão especial

A arte de pensar com as mãos ocupadas

Penso melhor quando minhas mãos estão trabalhando — porque, talvez, essa seja mesmo a minha arte

Minha experiência na parte egípcia do MET em Nova York

Um mergulho inesquecível na história do Egito Antigo em pleno coração de Manhattan

Painel Dolce Morumbi

School of Rock e Morumbi Town Shopping celebram o Dia dos Pais com evento gratuito e aberto ao público

Além dos shows de alunos da unidade, o encontro contará com atividades interativas, espaço kids, gastronomia diversa, exposições temáticas e um encontro de carros antigos

Butantã Shopping celebra o Dia dos Pais com show gratuito da cantora Luiza Possi

Apresentação acontece no sábado, dia 9 de agosto, a partir das 19h

Ateliê Contempoarte realiza a exposição “ARTMOSFERA” em agosto

Em tempos em que o planeta clama por ser escutado, a arte responde

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

aurora-ana-kekligian-01.12.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções