Skip to content

Por que levar crianças a visitarem museus?

Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo
Imagem por Wilfredor, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Os espaços podem ser cenário para novas experiências e descobertas culturais nas férias de verão

Na hora de decidir o que fazer com os filhos pequenos no fim de semana ou nas férias, muitos pais não pensam em incluir na lista de atividades uma visita a um museu. Ainda que muitos deles sejam espaços em que se deve fazer silêncio e ter cuidado com as peças expostas, nem todos os museus são iguais. Com um pouco de pesquisa, é possível encontrar opções que também sejam “lugar de criança”. 

De acordo com Andreia Castro, diretora do Marista Escola Social Ir Lourenço, as experiências culturais fazem a diferença na fase da infância. “As crianças usam as experiências que têm para construir o seu repertório de mundo e se desenvolver. O acesso à cultura é parte importante desse desenvolvimento, já que estimula a criatividade e o pensamento crítico”, explica.

Além de cultura, os museus são uma porta de acesso a conhecimentos científicos e históricos, e podem ser uma forma da família passar um tempo de qualidade junta. 

Design Dolce sob imagem por RDNE Stock project em Pexels

Confira algumas dicas que podem tornar esse momento mais proveitoso.

1 – Considere os interesses da criança

Na hora de escolher um museu para conhecer, leve em consideração os temas de interesse dos pequenos. Gosta de dinossauros? De astronomia? De pintura? Pesquise e encontre uma opção que contemple esses gostos, o que vai tornar a experiência mais atraente. Ou, ainda, opte por um museu que tenha exposições interativas ou espaços voltados para crianças.

2 – Explique as regras

Para tornar o passeio mais tranquilo, é importante explicar algumas coisas sobre os museus antes que vocês saiam de casa. Deixe claro que nem todas as peças podem ser tocadas. Além disso, gritos e saltos precisam esperar o momento da saída.

3 – Participe com ela da experiência

Informe-se de antemão sobre as exposições que serão visitadas, para saber o que mais chamará a atenção da criança e se existe alguma delas que vocês possam passar reto. Uma vez no museu, incentive-a a pensar sobre as obras, fazendo perguntas e conversando sobre elas. Isso tornará a visita significativa, que se tornará uma memória agradável de um tempo passado em família.

Catavento Cultural
Imagem por Lunagaoka, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Estes são alguns espaços na cidade de São Paulo que podem ser incluídos na lista de opções para visitação: 

  • Catavento Cultural: no Catavento, que tem 4 mil m², as instalações Universo, Vida, Engenho e Sociedade contam com ambientes interativos com direito a jogos e filmes 3D.
  • Museu de Zoologia: mantido pela Universidade de São Paulo (USP), o espaço exibe a biodiversidade brasileira. Tem mais de 800 peças, entre fósseis e esqueletos reais de dinossauros. Uma boa opção para as crianças que gostam de aprender sobre os animais. 
  • Museu da Imaginação: neste espaço, criado especialmente para os pequenos, é possível passar por exposições de arte interativas, mostras temáticas e atividades lúdicas.
  • Museu Paulista da Universidade de São Paulo, também conhecido como Museu do Ipiranga ou Museu Paulista, é o museu público mais antigo da cidade de São Paulo, cuja sede é um monumento-edifício que faz parte do conjunto arquitetônico do Parque da Independência (fonte: Wikipédia). Marco fundamental da história do Brasil.

maristaescolassociais.org.br | @maristaescolassociais

Colaboração da pauta:

Gostou da matéria? Quer fazer comentários, críticas ou sugestões, escreva para a Dolce Morumbi®: contato@dolcemorumbi.com

Demais Publicações

A magia de empreender

O empreendedor existe para trazer solução a um problema social (e lucro, claro), mas isso não significa criar um problema para si mesmo

André Cruz fotografa histórias de amor em um só olhar!

A paixão pela fotografia prova que a arte de capturar a alma de um casamento reside tanto na técnica quanto em notar a emoção humana

Mais de 10 milhões de mulheres comandam negócios no Brasil, aponta Sebrae

Apesar do avanço, as desigualdades estruturais ainda impõem desafios significativos

Cuidado com as patas!

Como proteger seu cão de queimaduras, ferimentos e unhas perigosas

Receitas que unem!

Existem receitas que unem gerações e são passadas de ano em ano e vai se transformando, modificando, algumas são aprimoradas, mas nunca esquecidas

As cortinas do meu infinito

É ali que sonho amores embalados pelos LPs que giravam na vitrola — riscadinhos, mas perfeitos para o coração em formação

Painel Dolce Morumbi

School of Rock e Morumbi Town Shopping celebram o Dia dos Pais com evento gratuito e aberto ao público

Além dos shows de alunos da unidade, o encontro contará com atividades interativas, espaço kids, gastronomia diversa, exposições temáticas e um encontro de carros antigos

Butantã Shopping celebra o Dia dos Pais com show gratuito da cantora Luiza Possi

Apresentação acontece no sábado, dia 9 de agosto, a partir das 19h

Ateliê Contempoarte realiza a exposição “ARTMOSFERA” em agosto

Em tempos em que o planeta clama por ser escutado, a arte responde

As Mais lidas da Semana

No results found.

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
banner-podcast-qgestao-juliana-divulgacao-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções