Skip to content
Apaixonada por vendas/comunicação. Especialista em PNL, ajudo profissionais a alavancaram suas vendas.

O que fazer quando o sucesso demora?

Design Dolce sob imagem por Peshkova em Canva

O que acontece quando o tempo passa e a vida não parece acompanhar o esforço que coloquei?

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Eu sempre soube que não cabia na casa simples onde nasci (embora amasse todos profundamente). Desde cedo, aprendi que o conhecimento seria o meu passaporte para uma vida diferente. Acredito que tenha feito tudo certo, estudei, me conectei com pessoas, aprendi, construí́… e, mesmo assim, ainda não cheguei lá́ (mas o que é “chegar lá́”? Será́ que já́ cheguei e não percebi?).

E agora? O que acontece quando o tempo passa e a vida não parece acompanhar o esforço que coloquei?

Pensando bem, a verdade é que o sucesso não tem prazo de validade. O que eu queria aos 20, aos 30 ou aos 40 pode não ter acontecido da forma como eu esperava. Mas isso não significa que ele não possa acontecer agora.

A maioria das histórias de sucesso que conheço são contadas depois do final feliz. Mas antes desse final, acredito que todas tiveram momentos como esse que eu estou vivendo.

Publicidade | Dolce Morumbi®

Imagem de jcomp no Freepik

Oprah foi demitida e disseram que ela não servia para TV. Vera Wang só entrou no ramo da moda depois dos 40. Harland Sanders (o Coronel do KFC) só ficou rico aos 65.

Muitas vezes, não é a falta de talento ou de esforço que nos impede de avançar, mas a crença de que já deveríamos ter chegado. Quando acreditamos nisso, o que acontece? Infelizmente nos sabotamos. Começamos a pensar “já passou do tempo…”, “se fosse pra dar certo, já teria acontecido”, “talvez eu não seja tão boa assim…”

E essa voz interna faz com que a gente desacelere, procrastine, duvide de nós mesmos.

Reconhecer o que eu já construí pode ser uma forma de me convencer que vale a pena tentar de novo.

Imagem de rawpixel.com no Freepik

Publicidade | Dolce Morumbi®

Mesmo que não tenha chegado aonde queria, olho para trás e vejo o quanto já caminhei. Quem eu era há 20 anos ficaria orgulhosa da pessoa que sou hoje. Talvez a tranquilidade financeira que eu imaginei, não tenha vindo pelo caminho que eu esperava, mas virá. O jogo não acabou! Preciso me lembrar que é necessário ajustar a rota, não o destino que sempre quis.

Meu talento, minha inteligência, minha capacidade não tem data de validade. Só porque não aconteceu antes, não significa que não possa acontecer agora. Bora desconectar o tempo, do meu valor. Criar um plano concreto para voltar ao páreo. O que exatamente eu preciso fazer? Quais são os primeiros passos? Como posso me comprometer de verdade com esse caminho?.

O segredo final é que, o que diferencia de quem chega para quem desiste não é a velocidade, mas a persistência. Algumas pessoas vão direto ao ponto. Outras precisam de desvios, pausas, reencontros. Mas quem continua, chega.

E a pergunta que fica é: você vai continuar? Porque eu vou.

Publicidade | Dolce Morumbi®

Com mais de 20 anos de experiência capacitando times comerciais, ajustando a comunicação e alavancando resultados, Mari Possidonio é uma especialista em transformar habilidades de comunicação em poderosas ferramentas de persuasão. Como Master Practitioner certificada pela The Society of NLP, ela domina as técnicas mais avançadas de Programação Neurolinguística. Seu trabalho é focado em potencializar as habilidades da sua equipe, garantindo que cada membro alcance resultados máximos e encante seus clientes. Com uma abordagem prática e eficaz, Mari Possidonio transforma a maneira como as pessoas se comunicam, criando um impacto duradouro e significativo nos negócios e nas relações pessoais.

Demais Publicações

O lobo que habita o humano que há em nós

Conhecer-se é ouvir o lobo dentro de si e aceitar que a razão nunca o silencia

O reconhecimento que paga as contas

Reconhecimento verdadeiro é aquele que nos permite dormir profundamente, sabendo que amanhã estaremos aqui, mais fortes, mais seguras e com as contas pagas

Empresárias que crescem não falam mais: falam melhor

Comunicação não é um detalhe: é uma força estratégica

The voice of Rúbia Custodio echoes the affective emotion of a country singer who touches hearts

The singer shows that country music is, beyond a musical style, about ties to one's roots, family affection, emotion, and destiny

A voz de Rúbia Custodio ecoa a emoção afetiva de um sertanejo que toca corações

A cantora mostra que o sertanejo é, para além de um estilo musical, laços com suas raízes, afetividade familiar, emoção e destino

Entre a copa, as urnas e os feriados está o desafio da produtividade em 2026

A combinação de Copa do Mundo, feriados e eleições transforma 2026 em um teste de maturidade não apenas para grandes organizações, mas para qualquer negócio que dependa de foco, planejamento e execução consistente

O que eu poderia lhe dizer

Se, após anos, a clareza dos objetivos não se materializa, algo no caminho não está certo

A busca pela perfeição do corpo passa também pela alimentação

Alimentar-se bem ainda é o melhor caminho para um corpo (e vida) mais saudável

Quando duas palavras resolvem morar juntas

A língua inventa palavras porque a vida não cabe mais no dicionário

Painel Dolce Morumbi

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções