Skip to content

Maternidade pós 40 alerta para a importância da preparação da mulher

Design Dolce sob imagem por sianstock em Canva

Especialistas em saúde da mulher reforçam que os cuidados precisam acompanhar a paciente desde o momento em que ela decidir engravidar, para garantir a manutenção da saúde física e mental

Mulheres maduras, decididas e bem-sucedidas, que se aproximam ou já entraram na casa dos 40 anos, têm algo em comum: o desejo de se tornarem mães e os desafios de engravidar numa idade considerada avançada pela medicina, em função das mudanças fisiológicas no corpo da mulher, identificadas a partir dessa idade. O relógio biológico é implacável, mas o avanço da tecnologia e a busca por um estilo de vida cada vez mais saudável têm adiado o fim do período reprodutivo em muitas mulheres, o que significa que muitas vêm optando por engravidar perto ou após os 40 anos, para garantir segurança financeira, estabilidade de vida e uma dedicação maior à maternidade.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam queda no número de nascimentos no Brasil entre 2018-2022, na faixa etária que vai dos 20 aos 39 anos. Por outro lado, o número de nascimentos de bebês de mães ente 40 e 49 anos cresceu 16,8% no mesmo período. Para a ginecologista e obstetra Isabela Simionatto, essa é uma mudança expressiva na sociedade e que precisa ser acompanhada de perto. “Estamos falando de mulheres jovens e que embora ativas, já apresentam alterações no funcionamento do organismo e elas precisam ser orientadas da melhor maneira. É lindo ver uma mulher madura grávida, realizando o sonho de ser mãe, mas ela precisa de uma equipe interdisciplinar dando todo o suporte”, explica a médica.

Publicidade | Dolce Morumbi®

Os desafios de uma gestação tardia são muitos e impactam a saúde física e mental das mulheres. A oscilação hormonal é presente nesta faixa etária e pode provocar questionamentos mais profundos e sensações intensas entre as mulheres. Riscos de complicações na gestação, como hipertensão e pré-eclâmpsia, diabetes gestacional e parto prematuro. Ana Carolina Massarotto, ginecologista e obstetra, explica que esses riscos podem ser evitados e controlados com o acompanhamento médico rigoroso. “O trabalho da equipe interdisciplinar é justamente garantir que a mulher madura seja bem assistida durante esse processo. Tudo devem ser observado e cuidado”, reforça a médica. Isabela Simionatto também alerta para a necessidade da mudança de hábitos para a manutenção da qualidade de vida. “Naturalmente, a mulher nesta faixa etária precisa olhar com mais cuidado para os hábitos de vida. Quando ela decide engravidar, a atenção precisa ser redobrada aos três pilares: sono de qualidade, atividade física direcionada e alimentação equilibrada”, explica a médica.

A gestação tardia, pós 40 anos, tem se apresentado como uma tendência no Brasil e é importante destacar que esse pode ser um reflexo socioeconômico, afinal, de acordo com o IBGE, a ocupação das mulheres é menor em casas com crianças de até 3 anos, o que pode explicar o fato pelo qual muitas optam por engravidar num momento que tende a ser mais estável. “Muito difícil falar em equilíbrio na vida da mulher quando ela decide ser mãe, porque tudo muda e ela passa a ter obrigações que, num primeiro momento, são dela, como amamentar. A mulher precisa ser profissional, esposa, filha, irmã, dona de casa, mãe e equilibrar todos esses pratinhos. De fato, é uma jornada árdua e que pode ser mais leve na maturidade”, pondera Isabela.

Design Dolce sob imagem por Leah Newhouse em Pexels

Publicidade | Dolce Morumbi®

O mês de março, tradicionalmente conhecido pelo olhar mais sensível às causas femininas traz mais este alerta, de que a mulher madura está apta a realizar os sonhos, especialmente o de ser mãe, mas é fundamental que tenha o suporte adequado para enfrentar os desafios que chegam, como explica Ana Carolina Massarotto. “Independentemente de qualquer escolha, decisão, dificuldade ou diagnóstico, a mulher precisa ser ouvida e acolhida. Esse é o primeiro passo para que ela se sinta segura e compreenda que ela pode o que quiser”, finaliza a médica.

Ana Carolina Massarotto é médica graduada pela Faculdade de Medicina da PUC-Campinas, CRM Ginecologista e Obstetra pelo Hospital e Maternidade Celso Pierro da PUC-Campinas, especializada em endoscopia ginecológica pelo Hospital das Clínicas – USP, em Ribeirão Preto. Mestre em Ciências e Saúde pela PUC-Campinas, com a dissertação “Radioterapia parcial e acelerada de mama utilizando braquiterapia de alta taxa de dose para pacientes com estádio inicial de câncer de mama: análise uni-institucional (CRM 140.915 | RQE 85.445).

@ana.massarotto_go

Isabela Simionatto é médica graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, CRM 162.975. Ginecologista e Obstetra pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, especializada em Medicina Fetal. É titulada pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (CRM 162.975 | RQE 76.990).

@dra.isabelasimionatto

Publicidade | Dolce Morumbi®

Demais Publicações

Crônicas de um guarda-chuva aposentado

Eu perdi o meu medo, o meu medo da chuva / Pois a chuva voltando pra terra traz coisas do ar / Aprendi o segredo, o segredo da vida / Vendo as pedras que choram sozinhas no mesmo lugar... (Raul Seixas)

Previsões de julho: um mês para se reconectar, criar e brilhar

Julho chega com o chamado para cocriar sua melhor realidade

Masculino e feminino são opostos?

Os feminismos e as discussões sobre novas masculinidades nos provocam a romper com os moldes fixos que herdamos e a imaginar outras formas de existir

7 erros comuns ao reservar um hotel (e como evitar cada um!)

Todo cuidado é pouco na hora de reservar seu hotel, mas nem sempre fazemos tudo certo

Moda sustentável é importante para a beleza, para o meio ambiente e revela consciência social

Minimizar os impactos da moda e tomar consciência envolve mudanças de mentalidade e atitudes práticas no dia a dia

O que faz grandes advogados perderem autoridade nas redes sociais?

Especialista em posicionamento jurídico afirma que ausência estratégica nas redes sociais compromete autoridade de grandes advogados

Painel Dolce Morumbi

São Paulo FC promove seu Arraial Tricolor

O famoso evento, que já se tornou tradição nas festas juninas, começa nesta quinta-feira, 26/06 e vai até o final de semana

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

espaco-bela-morumbi-publ-25.04.2025_11zon
bingo-dia-das-maes-auroras-brasil-25.04.2025_11zon
jornada-amor-com-prazer-banner-square-20.03.2025_11zon
samsonite-12.03.25_11zon
publ-libresse-28.02.25_11zon
m.pozenato-publ-27.02.25_11zon
birden-publ-27-02-25_11zon
publ-neo-seguradora-24.02.25_11zon
publ-consultoria-de-beleza-24.02.25_11zon
gisele-marketing-banner_11zon
pulicidade-recanto-sta-rita-post_11zon
mentoria-juliana-2024.11.05-post_11zon
mentoria-beleza-juliana-souza-pires-banner-(4)_4_11zon
touchedigital-presenca-on-line-em-qualquer-lugar_11zon
espaco-bela-morumbi-publ-28-03-2025_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
arte-painel-dolce-amanda-sanzi-arts_2_11zon
arte-painel-dolce-butanta-shop_4_11zon
arte-painel-dolce-butia-fotografia_11zon
arte-painel-dolce-cantiga-crianca_11zon
arte-painel-dolce-casablanca_5_11zon
arte-painel-dolce-chef-bruna_7_11zon
arte-painel-dolce-crescendo-e-acontecendo_8_11zon
arte-painel-dolce-ctrigueiros_11zon
arte-painel-dolce-dennyfotografia_11zon
arte-painel-dolce-espaco-bela-morumbi_9_11zon
arte-painel-dolce-paulodimello_12_11zon
arte-painel-dolce-preziatu_11zon
arte-painel-dolce-touchedigital_16_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow

Ainda não há comentários para esta publicação


Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções