Skip to content

Autoestima infantil é um sistema imunológico social

Design Dolce sob imagem por Hakase em Canva

Em Educar com Mindfulness, Mikaela Övén propõe caminhos à parentalidade consciente, livre de culpa e sem ansiedade

Dificuldade para dormir, choro ao comer, negociações cansativas sobre o uso de telas. Esses são alguns dos desafios diários dos pais que, na rotina, geram descontrole e estresse. Precisa ser sempre assim?  

Para a cientista comportamental sueca radicada em Portugal, Mikaela Övén, os filhos não testam limites, procuram conexão. Na obra Educar com Mindfulness, que chega ao Brasil pela Principis, selo do Grupo Ciranda Cultural, a especialista propõe uma forma de livrar as relações parentais da culpa e ansiedade. 

Dividido em sete temas principais – que incluem preparação interior, comunicação eficiente e autoestima como sistema imunológico social –, o livro reúne ferramentas para a construção de uma parentalidade consciente e ampla. Nesse sentido, Mikaela apresenta provocações como “Quero que o meu filho seja obediente ou saiba colaborar?”, “Prefiro que ele aprenda a mandar ou comunicar?”, “Desejo controlá-lo ou viver com ele?”. 

Design Dolce sob imagem por Drazen em Canva

Publicidade | Dolce Morumbi®

A autora oferece a pais e educadores exemplos reais de desafios educativos e soluções por meio de algumas ferramentas, entre elas a meditação mindfulness, prática de descompressão que traz benefícios aos adultos e às crianças. A fim de proporcionar a experiência completa, o livro conta com QR codes que levam a meditações guiadas.

É fácil julgar e fomentar estresse, ansiedade e sentimento de culpa. Um pai ou uma mãe conscientes não são perfeitos. A parentalidade não é uma competição em que é necessário atingir uma meta. A parentalidade é um processo fluido em que podemos guiar pelas nossas intenções. (…) Ter as intenções bem definidas faz toda a diferença na forma como escolhemos agir no nosso dia a dia. (Educar com Mindfulness, p. 45)

“As crianças não testam limites, procuram conexão”, afirma especialista

Design Dolce sob imagem por Mena Fox em Canva

Mãe de três jovens, Mikaela Övén não pretende ensinar a controlar ou gerir o comportamento dos filhos, mas mostrar como entender as atitudes deles para que mudanças necessárias aconteçam. Segundo a cientista comportamental, ao se concentrar nos motivos é possível perceber, por exemplo, que muitas crianças lutam contra o sono porque esse é o momento de maior conexão com os pais, ou fazem birra no mercado por estarem exaustas no fim do dia. 

O prefaciador da obra Marcos Piangers – conceituado produtor de conteúdo sobre parentalidade no Brasil –, pontua que Educar com Mindfulness reconhece os pais como seres falíveis e os ajuda a transformar “erros” em oportunidades de conexão. Em meio a um cotidiano tão atribulado, este livro é um convite para exercitar a presença saudável com seus filhos. 

Educar com Mindfulness

Autora: Mikaela Övén 
ISBN: 978655097302-5  
Formato: 22×15  
Páginas: 288  
Preço: R$ 59,90  
Onde encontrar: Amazon

Mikaela Övén, ou Mia, é sueca, mãe de três jovens e vive em Portugal desde 2001. Estudou Ciências Comportamentais na Universidade de Lund (Suécia) e licenciou-se em Recursos Humanos, com a especialização em Desenvolvimento de Competências, pela Universidade de Malmö (Suécia). É facilitadora certificada pela Family Lab (Suécia) e instrutora de Mindfulness. Fundou a Academia de Parentalidade Consciente e é autora de diversas obras.

Instagram | YouTube | Site | LinkedIn

@miafulness

Principis é o selo do Grupo Ciranda Cultural para jovens e adultos, principalmente os leitores de clássicos. São romances, novelas, contos, biografias, poemas, ensaios motivacionais e de filosofia, além de obras da literatura cristã, dos mais consagrados autores de diferentes períodos e partes do mundo – mas há também espaço para autores da atualidade. Com edições únicas, o selo busca contribuir para a construção de um mundo melhor através do acesso à literatura.

Instagram | Site | YouTube | TikTok

@livrosprincipis

Há mais de 30 anos, a Ciranda Cultural trabalha produzindo livros para crianças e jovens de todas as idades, além de possuir publicações para professores, cuidadores e adultos em geral. Seu maior objetivo é inspirar famílias, elevando valores através de obras únicas e com qualidade. Para a Ciranda Cultural, o livro tem o poder de ensinar, divertir, encantar e compartilhar aventuras, sonhos e emoções, além de transformar a vida das pessoas e contribuir para a construção de um mundo melhor.

Site | Instagram | Facebook | YouTube | LinkedIn | Tiktok

@editoracirandacultural

Publicidade | Dolce Morumbi®

Você está convidada para o 3o encontro Auroras do Brasil!
Café de Páscoa Auroras do Brasil e Aca Laurencia
Evento de Cunho Social e Networking
Data: 14/04/2025 as 16:00 horas
Local: Dr.Bakana – Rua: Dr. Fonseca Brasil,118 – Vila Andrade
Vagas Limitadas: Apenas 40 pessoas!
Convite valor: R$ 99,00 + um ovo de Páscoa de 180 grs para doação
Pix: 31285868000109
Mirian Nascimento, uma das fundadoras do Auroras do Brasil
Confirmação obrigatória! Reserve seu lugar agora!

Demais Publicações

Que tal a dieta plant-based no verão?

Uma alimentação baseada naquilo que vem da terra

Pi-ta-da

Foi assim, creio eu, que começou um movimento de aproveitamento desse termo tão gracioso para outros fins mais poéticos, menos estressantes

Do acaso à vida inteira

Um encontro inesperado e um companheirismo inabalável, Lucivane e Wanderson mostram que o amor floresce mesmo em tempos desafiadores

Resilient Chords in the Voice and Musical Journey of Aline Abreu

Between motherhood, festivals, and live streams, the singer shows that persistence is the secret to success

Acordes resilientes na voz e na jornada musical de Aline Abreu

Entre a maternidade, festivais e transmissões ao vivo, a cantora mostra que a persistência é o segredo do sucesso

Do armário à autoestima: a psicologia por trás do vestir

A moda contemporânea nos convida a olhar para dentro antes de olhar para fora

From Classic to Viral: Meet Letícia the Violinist Phenomenon

With over 7 million views on a single video, this artist from Espírito Santo reinvents the use of the violin and proves that music doesn't need labels

Do clássico ao viral: conheça o fenômeno Letícia Violinista

Com mais de 7 milhões de visualizações em um único vídeo, a artista capixaba reinventa o uso do violino e prova que a música não precisa de rótulos

Painel Dolce Morumbi

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções