Skip to content

Mais afeto, menos comércio: para 45% dos brasileiros, estar junto em família é o maior presente de Dia das Mães

Design Dolce sob imagem por Yuganov Konstantin em Canva

Pesquisa Hibou + Score Group revela que brasileiros estão ressignificando a data, com foco em encontros, autocuidado e reconhecimento emocional

Mães brasileiras estão presenteando mais a si próprias e famílias preferem almoçar em casa ao invés de irem a restaurantes

Nem só de presentes é feito o Dia das Mães. Em 2025, a data ganha contornos mais afetivos do que comerciais, segundo a nova edição da pesquisa Pulso, conduzida pela Hibou Pesquisa e Insights, em parceria com o Score Group. Foram 1.125 pessoas ouvidas nos dias 26 e 27 de abril.

Para 44% dos brasileiros, a data é o momento de reconhecer o valor das mães, enquanto apenas 18% ainda veem a data como meramente comercial, número que caiu 3 pontos percentuais em relação a 2024. Para outros 23%, trata-se de uma oportunidade de reunir a família, e 14% descrevem a data como uma saudade imensa.

Por ser um momento de reconhecimento, é natural que o tradicional almoço em família siga soberano: 58% apontam a refeição com os familiares como o momento mais esperado do domingo, reforçando o encontro presencial como a principal forma de celebrar. Este encontro deve acontecer preferencialmente na casa da mãe ou da sogra, segundo 31% dos brasileiros. Apenas 5% planejam ir a restaurantes, número que caiu 2 p.p. em relação ao ano passado. Outros 17% preferem passar o dia em casa, sem visitas, e 20% ainda não decidiram o que farão.

Design Dolce sob imagem por Dima Berlin Photos em Canva

Apesar de ser uma data mais emocional e afetiva para os brasileiros – 45% dizem que estar junto é o maior presente – mais da metade deles (53%) pretende comprar presentes.

Mas um dado chama a atenção: 57% das mulheres entrevistadas que são mães, 21% pretendem se auto presentear, um salto de 6 p.p. em relação a 2024. Entre os públicos que serão presenteados estão, além das mães (69%), esposas (23%), sogras (18%), irmãs e filhas que já são mães (ambas com 9%).

As preferências de consumo revelam um foco em autocuidado e bem-estar: roupas (40%), perfumes (32%) e bolsas/acessórios (31%) lideram a lista. Em seguida, aparecem beleza e maquiagem (24%), calçados (18%), entretenimento (16%), e experiências como spa e massagem (9%). Entre as mães que responderam à pesquisa, viagens (50%) e perfumes (41%) lideram os desejos.

Na hora da escolha do presente, o processo é, na maioria dos casos, planejado: 39% já sabem o que vão comprar, 38% tentam descobrir com a mãe o que ela quer ganhar, e 36% pesquisam ideias online. Apenas 26% deixam para escolher na hora, e 21% se deixam influenciar por campanhas promocionais. A personalização também importa: 26% escolhem o que a mãe realmente deseja, independentemente do que seja, e 12% priorizam utilidade.

Design Dolce sob imagem por SolStock em Canva

Sobre gastos com estes presentes, 39% valorizam o que cabe no bolso. Mesmo assim, 58% afirmam que vão gastar mais neste ano com a comemoração, e ainda aumentou em 3 p.p. em relação a 2024 o número de pessoas dispostas a investir mais de R$ 250, agora somando 35% dos entrevistados. O ticket médio mais comum segue sendo até R$ 250, apontado por 65%.

E neste domingo especial, até a televisão tem papel garantido: 53% pretendem mantê-la ligada. Desses, 41% assistindo à TV Globo, enquanto 33% devem optar pela Netflix, 30% por canais fechados, 19% pelo YouTube e 14% pelo SBT.

Sobre a pesquisa

O levantamento ouviu 1.125 pessoas nos dias 26 e 27 de abril, com margem de erro de 2,9%, representando homens e mulheres maiores de 18 anos das classes A, B, C, D e E, em todo o Brasil.

A Hibou é uma empresa especializada em pesquisa e insights de mercado e consumo, atuante há mais de 15 anos. A Hibou trabalha o tempo todo com informação e olhares inquietos sempre do ponto de vista do consumidor. A empresa produz conteúdo qualificado utilizando ferramentas proprietárias para aplicação de pesquisas e análises de profissionais com mais de 25 anos de experiência. A Hibou oferece pesquisas qualitativas, quantitativas; exploratórias; de profundidade; de campo; dublê de cliente; desk research; monitoramento de comportamento e insights; presença de marca; expansão de região; expansão de mercado para produtos e serviços; teste de produto e hábitos de consumo.

@hibou_insights

A Score Group é a empresa de Shopper experience do ecossistema B&Partners.co, responsável por transformar valores de marca em experiências memoráveis nos ambientes de compra e consumo. Atuamos com inteligência de dados e tecnologia para criar soluções estratégicas que integram construção de marca, conversão e eficiência operacional em todos os pontos de contato – físicos, digitais ou híbridos. Referência global em shopper marketing, ponto de venda e experiências multissensoriais, a Score combina criatividade, estratégia e execução para impactar o shopper com relevância, funcionalidade e resultado. Atuamos de forma integrada e ágil, entregando projetos de alta complexidade com foco em retorno comprovado de investimento e fortalecimento de marca.

@agenciascoregroup

Publicidade | Dolce Morumbi®

Gostou da matéria? Quer fazer comentários, críticas ou sugestões, escreva para a Dolce Morumbi®: contato@dolcemorumbi.com

Demais Publicações

Serra Negra, o charme do interior paulista que virou destino de bem-estar

As montanhas que cercam a cidade ajudam a manter o clima ameno durante todo o ano e proporcionam mirantes espetaculares

8 dicas para ensinar educação financeira para crianças e jovens

Pesquisa revela que 91% dos brasileiros não tiveram educação financeira na infância, mas gostariam de ter recebido esse aprendizado

Waldo Bravo expõe “Duchamp revisitado”

Uma oportunidade para as pessoas verem ou revisitarem seus conceitos de uma forma nova, criativa, irreverente e com humor

Rito de Jan

Só você sabe me tirar o chão com um toque e me ensinar o céu com um suspiro

A invasão e a prisão do presidente da Venezuela pelos EUA são legítimas ou ilegítimas?

Acontecimentos que expuseram uma zona cinzenta onde princípios tradicionais entram em choque sobre segurança, legitimidade política e combate a regimes autoritários

Entre templos egípcios e silêncios sagrados: a história de Dorothy Eady

Uma figura notável, que viveu suas verdades ocupando espaços negados às mulheres, sobretudo em um campo masculino como a egiptologia

Apenas respire – Seu primeiro compromisso em 2026

Do que eu preciso para recomeçar de verdade?

Criar começos, inventar recomeços

A possibilidade de não precisar acertar sempre

Painel Dolce Morumbi

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções