Skip to content

Clássico da Bruxaria de Doreen Valiente chega ao Brasil em edição inédita pela Editora Goya

Foto de Sierra Koder na Unsplash

Dicionário escrito pela britânica apresenta mais de 500 páginas sobre símbolos, rituais e história da bruxaria moderna

Mais do que um simples livro, O Dicionário da Bruxaria é uma verdadeira viagem pelo universo místico e simbólico da bruxaria tradicional. Escrito por Doreen Valiente, uma das figuras mais importantes da wicca moderna, o livro, publicado originalmente em 1973, chega pela primeira vez ao Brasil em edição especial da Editora Goya, do Grupo Editorial Aleph. Com tradução de Carolina Candido, a obra conta com 512 páginas que exploram temas variados, da adivinhação à astrologia, passando por sabás, amuletos, deuses e perseguições históricas.

Doreen não fala no livro apenas como pesquisadora, mas como praticante. “Este livro está do lado das bruxas”, diz ela já na introdução da obra. “Trezentos anos atrás, essa afirmação poderia me levar à forca. Mas os tempos mudaram”. Essa postura corajosa e apaixonada é o que dá força e autenticidade a cada capítulo do livro, muitos deles ilustrados com referências históricas, imagens antigas e relatos pessoais da autora.

Imagem em Unsplash

A estrutura do livro em formato de dicionário facilita o acesso a temas que muitas vezes são tratados de forma dispersa em outras publicações. De A a Z, a autora compila conhecimentos ancestrais e modernos sobre a bruxaria, resgatando práticas como o uso do athame, os rituais lunares, a astrologia e a relação com a natureza e os deuses. 

Na nota de edição, a editora informa que manteve os termos e conceitos originais da autora, ainda que alguns possam soar desconhecidos ao leitor contemporâneo. Essa escolha reforça o caráter histórico e documental da obra, permitindo ao público brasileiro ter acesso direto ao pensamento de uma das maiores vozes da espiritualidade neopagã do século XX.

Além dos conteúdos informativos, O Dicionário da Bruxaria é um convite à reflexão sobre espiritualidade, liberdade religiosa e a resiliência de práticas perseguidas ao longo da história. “A bruxaria tem a ver com os poderes ocultos da mente humana”, escreve Valiente. 

Divulgação

Ideal para estudiosos, praticantes da bruxaria, curiosos e interessados em espiritualidades alternativas, o livro também se apresenta como ferramenta de combate ao preconceito e à desinformação sobre o universo esotérico. Nas palavras da autora: “Se o leitor ou leitora se interessar ou se deixar seduzir pelo aroma do que preparei neste caldeirão, com tantos e tão variados ingredientes, ficarei contente.”

Com uma edição luxuosa, o livro tem capa dura com relevo, vem com dois fitilhos e com belas ilustrações feitas por Mateus Acioli e Luis Aranguri, além do projeto gráfico assinado por Juliana Brandt, O Dicionário da Bruxaria é um convite ao conhecimento e à história das bruxas.

Doreen Valiente (Mitcham, 4 de janeiro de 1922 – Brighton, 1 de setembro de 1999) foi uma das fundadoras da wicca moderna, iniciada em quatro ramos diferentes da Antiga Religião na Grã-Bretanha. Estudou o ocultismo por mais de trinta anos e é uma das figuras mais conhecidas no universo da bruxaria, tendo participado de vários programas de rádio e TV para elucidar o tema. Seu profundo conhecimento de folclore, misticismo e magia cerimonial, combinado com talento literário, fez dela protagonista no ressurgimento das tradições pagãs no século 20. Faleceu em 1999.

A Goya é um selo dedicado ao autoconhecimento e ao desenvolvimento pessoal, pertencente ao Grupo Editorial Aleph. Com uma curadoria de livros e autores que exploram temas variados, como sagrado feminino, mitologia, filosofia e inteligência artificial, o selo apresenta obras que não apenas relatam, mas também inspiram e contribuem para a transformação do mundo.

@editoraaleph

Gostou da matéria? Quer fazer comentários, críticas ou sugestões, escreva para a Dolce Morumbi®: contato@dolcemorumbi.com

Demais Publicações

O treinamento que vai virar a chave das profissionais de beleza

Aprenda a negociar sem medo, a vender com naturalidade, a atrair os clientes certos e que sua empresa seja vista como referência no seu segmento

O toque humano por trás dos algoritmos

Dados, empatia e IA redesenham o que significa oferecer uma boa experiência

Estudo aponta que influenciadores têm o dobro de chance de ter pensamentos suicidas em relação à população geral

Levantamento internacional reforça alerta sobre saúde mental de criadores de conteúdo e mostra que o impacto psicológico do trabalho vai muito além do burnout

Rosana Mezzomo revela como foi da gestão corporativa ao protagonismo no setor da beleza

Com sensibilidade e visão estratégica, ela vem construindo sua presença no setor, enfrentando os desafios da gestão de pessoas e inspirando outros empreendedores a investir também em seus projetos

Esposa troféu

São inúmeras as situações em que, após certo tempo, muitos homens começam a confundir a mulher com um simples objeto de adorno

O homem que ensinava burro falar

Quando tudo parece perdido, criar tempo pode ser a chance que faltava para que novas possibilidades apareçam

Painel Dolce Morumbi

School of Rock e Morumbi Town Shopping celebram o Dia dos Pais com evento gratuito e aberto ao público

Além dos shows de alunos da unidade, o encontro contará com atividades interativas, espaço kids, gastronomia diversa, exposições temáticas e um encontro de carros antigos

Butantã Shopping celebra o Dia dos Pais com show gratuito da cantora Luiza Possi

Apresentação acontece no sábado, dia 9 de agosto, a partir das 19h

Ateliê Contempoarte realiza a exposição “ARTMOSFERA” em agosto

Em tempos em que o planeta clama por ser escutado, a arte responde

As Mais lidas da Semana

No results found.

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções