Skip to content
Apaixonada por vendas/comunicação. Especialista em PNL, ajudo profissionais a alavancaram suas vendas.

Quando ser forte cansa

Design Dolce sob imagem por Viktor Gladkov em Canva

Como blindar nossas emoções sem nos isolarmos?

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

“Mãe não tira folga.”

Essa frase me atravessou hoje, enquanto observava minha casa em pleno movimento, adolescentes que acham que o copo vai sozinho para a pia, marido que chega cansado e quer conversar, clientes mandando áudios no WhatsApp, e uma agenda que insiste em ficar cheia. 

Eu amo tudo isso. Mas eu canso.

E foi nesse cansaço silencioso que percebi o quanto a mulher moderna, essa que queimou o sutiã para conquistar liberdade, acabou, sem querer, acumulando mais tarefas do que direitos.

Então, essa matéria é para você, lindesa, quem me lê (um carinho especial para quem me inspirou o tema da matéria Marcelly Talita). Para você que é mãe, profissional, empreendedora, esposa, filha, amiga… e, no fundo, só queria 15 minutos de silêncio sem sentir culpa.

Design Dolce sob imagem por South Agency em Canva

Como blindar nossas emoções sem nos isolarmos? Com certeza não é colocar uma armadura e fingir que nada te atinge. É fazer escolhas e saber o que merece acesso à sua energia emocional e o que não merece. É sobre criar uma mentalidade de proteção consciente, sem endurecer, mas também sem se entregar à exaustão como se ela fosse seu destino.

Comece nomeando o que sente.  Emoção sem nome vira tensão no corpo. Quando você diz “estou sobrecarregada” ou “estou irritada”, você ativa sua mente racional e sai do piloto automático. Isso te dá controle. 

Crie rotinas de reset emocional.  Se dê uma pausa não-negociável. Pode ser um banho demorado com sua música preferida, ou tomar um café sem pressa olhando para o nada. O que importa é que seja só você. Mostre para sua mente que parar também traz prazer.

Tenha um círculo de escuta, não só de cobrança. Um grupo de apoio, networking feminino, sair com amigas. Isso não é luxo, é estratégia de sobrevivência. Fale com quem te entende, com quem também carrega o mundo no colo.

Estabeleça limites sem culpa. Dizer “hoje não”, não te torna uma mãe ou esposa pior. Te torna uma mulher mais inteira. “Eu me respeito para ensinar os outros a fazerem o mesmo.”

Design Dolce sob imagem por Funky Data em Canva

Envolva a família. Delegue. Ensine. Solte. Seus filhos não precisam de uma serva. Precisam de uma mãe que ensine responsabilidades. Seu parceiro não precisa de mais cuidados, precisa ser seu aliado. Troque “ninguém me ajuda” por “vou mostrar como cada um pode contribuir”.

Ser tudo, o tempo todo, é insustentável. Cresci acreditando que poderia ser tudo que quisesse e posso, mas não tudo ao mesmo tempo. Não precisamos equilibrar todos os pratinhos, não precisamos dar conta de tudo.  Precisamos apenas dar conta de nós mesmas.

Folga emocional é um direito.

Essa matéria é um convite para você se escolher, não esperar a exaustão bater na porta da sua alma para entender que descanso é sagrado. É um chamado para você, que ama ser mãe, empreendedora, líder, mas que também precisa ser só… você!

Se você se viu nesse texto, compartilhe com outra mulher que também anda cansada de sorrir por fora e implodir por dentro.  E lembre-se: blindar suas emoções não é se afastar do mundo, é garantir que você não se afaste de si mesma.

Com mais de 20 anos de experiência capacitando times comerciais, ajustando a comunicação e alavancando resultados, Mari Possidonio é uma especialista em transformar habilidades de comunicação em poderosas ferramentas de persuasão. Como Master Practitioner certificada pela The Society of NLP, ela domina as técnicas mais avançadas de Programação Neurolinguística. Seu trabalho é focado em potencializar as habilidades da sua equipe, garantindo que cada membro alcance resultados máximos e encante seus clientes. Com uma abordagem prática e eficaz, Mari Possidonio transforma a maneira como as pessoas se comunicam, criando um impacto duradouro e significativo nos negócios e nas relações pessoais.

Demais Publicações

Planos e metas alimentares

Uma alimentação vindo daquilo que é natural e diretamente da terra é a visão mais clara da nova pirâmide

Nada será como antes

A antevisão de um final, seja da vida terrena em si, ou de qualquer coisa a que nos apegamos, pode ser angustiante

Dia Internacional do Fetiche: Spicy Club comemora a data com edição especial da Circus RolePlay

Evento acontece no dia 16 de janeiro de 2026 e propõe uma experiência imersiva, sensorial e inclusiva para praticantes, curiosos e iniciantes do universo fetichista

Serra Negra, o charme do interior paulista que virou destino de bem-estar

As montanhas que cercam a cidade ajudam a manter o clima ameno durante todo o ano e proporcionam mirantes espetaculares

8 dicas para ensinar educação financeira para crianças e jovens

Pesquisa revela que 91% dos brasileiros não tiveram educação financeira na infância, mas gostariam de ter recebido esse aprendizado

Waldo Bravo expõe “Duchamp revisitado”

Uma oportunidade para as pessoas verem ou revisitarem seus conceitos de uma forma nova, criativa, irreverente e com humor

Rito de Jan

Só você sabe me tirar o chão com um toque e me ensinar o céu com um suspiro

A invasão e a prisão do presidente da Venezuela pelos EUA são legítimas ou ilegítimas?

Acontecimentos que expuseram uma zona cinzenta onde princípios tradicionais entram em choque sobre segurança, legitimidade política e combate a regimes autoritários

Painel Dolce Morumbi

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções