Skip to content
Psicóloga Comportamental e Cognitiva, Neuropsicóloga, Psicopedagoga

Neste Dia das Crianças que tal repensar no que estamos dando aos nossos filhos?

Design Dolce sob imagem por FamFeld em Canva

Neste Dia das Crianças opte por brinquedos educativos e brincadeiras que aproximem todos os membros familiares

Os artigos assinados não representam, necessariamente, a opinião do Portal. Sua publicação é no sentido de informar e, quando o caso, estimular o debate de questões do cotidiano e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo

Com o ritmo frenético do dia a dia, até mesmo as crianças têm diversas atividades. O tempo se tornou algo precioso. Mais importante do que o tempo vinculado ao relógio, é o tempo qualitativo: a qualidade do tempo em que pais ou cuidadores se relacionam com a criança.

Devemos pensar que mesmo com um tempo tão corrido é preciso que a criança se sinta cuidada, segura, protegida e que o tempo que ela passe com o outro seja de qualidade, que haja afeto, respeito, ensino e muito diálogo, mas que acima de tudo ela possa sentir que há espaço emocional do outro para ela, que o tempo que ela passe com os pais seja um tempo de trocas.

É justamente por isso que o ato de brincar é tido como um direito da criança, já que representa uma maneira particular de expressar as emoções e pensamentos, de se fazer compreendida tanto por outras crianças com quem convive quanto pelos adultos que as rodeiam.

Então não se esqueça: valorize sempre o brincar e desenvolvimento dos pequenos. Faça passeios e se divirtam com brincadeiras em casa.

Evite que a criança passe muito tempo em frente a um smartphone ou um tablet, pois, é algo que pode trazer prejuízos para a criançada.

É preciso, então, refletir, mudar hábitos e saber dosar as atividades propostas, trabalhando também as que deixam os pequenos mais próximos ao “mundo real”

Design Dolce sob imagem por Vladimir Sukhachev em Canva

Veja aqui algumas dicas:

Desenho e pintura

A minha primeira dica de atividade sem telas é uma que utiliza telas, mas, dessa vez, um pouco diferentes. O desenho e a pintura são ótimas formas de valorizar e de desenvolver a criatividade infantil, permitindo que a criança se expresse e descubra mais sobre si mesma.

Depois de prontas, as “melhores obras” podem ser penduradas nas paredes do quarto e até mesmo em outros cômodos da casa! Assim, os pequenos verão como são valorizados no núcleo familiar, desenvolvendo confiança e a vontade de fazer trabalhos cada vez melhores.

Jogos de tabuleiros

Os jogos de tabuleiro são sempre uma forma divertida de passar os momentos em família. Afinal, eles entretêm, divertem e ensinam diversas lições por meio da brincadeira!

Os jogos também são responsáveis por desenvolverem vários aspectos cognitivos e por também estimularem as habilidades psicomotoras dos pequenos e pequenas, por exemplo. Mas o principal é que os jogos contribuem muito para o melhorar os vínculos familiares.

Design Dolce sob imagem por Imgorthand em Canva

Receitas divertidas na cozinha

Quem disse que a cozinha não pode ser divertida? Desde que as atividades sejam supervisionadas e as crianças sejam mantidas em segurança, essa é uma ótima oportunidade para conectá-las com os alimentos e transformar uma atividade corriqueira em um grande momento em família!

Então, reúna-se com os seus filhos e escolham, juntos, receitas simples que possam contar com a participação de todos. Depois, deixe que eles decorem o bolo ou preparem a apresentação dos pratos, estimulando a criatividade.

Festas à fantasia

Nada melhor do que uma festa à fantasia para também trabalhar a criatividade de todos! Brincar com maquiagens, roupas e outros adereços é algo que faz muito bem para o desenvolvimento infantil, permitindo a expressão da personalidade e o amadurecimento da identidade dos pequenos.

Piquenique em família

Fazer um piquenique em família é outra forma de testar as receitas que vocês separaram juntos e, de quebra, passar um tempo de qualidade com todas as pessoas do núcleo familiar. O lado bom dessa atividade é que ela pode incluir muitas outras brincadeiras, como os jogos de tabuleiros, atividades diversas, hora da leitura e muito mais, além de um belo passeio no parque para a criação de boas memórias. É uma atividade multidisciplinar e bem relaxante!

Design Dolce sob imagem por Kampus Production em Pexels

Cabana na sala

Você sabia que fazer um acampamento é mais fácil do que parece? Não é preciso se arriscar em lugares remotos ou alugar um camping. Para as crianças, acampar na sala de casa ou no quintal já é uma aventura e tanto!

Prepare comidinhas temáticas (como os deliciosos marshmallows), separe as melhores histórias de terror, apague as luzes e permita que as crianças conduzam a diversão da maneira que acharem mais adequada.

Teatro de fantoches

O teatro de fantoches é uma atividade completa, que começa a partir da confecção dos bonecos (um ótimo exercício para a criatividade e para o desenvolvimento cognitivo) e vai até a elaboração do roteiro ou a realização das improvisações.

Então, que tal montar um cenário bem bonito e fazer um teatro com as crianças? É possível até mesmo convidar os amiguinhos dos seus filhos e deixar que eles realizem a atividade sozinhos, tendo você e o restante da família como plateia. Todos vão se divertir muito!

Brincadeiras antigas

Algumas brincadeiras fazem parte da infância de gerações passadas e nunca deixam de habitar as nossas mentes como ótimas memórias. Que tal, então, trazê-las de “volta à vida”, apresentando-as aos seus filhos?

Bolinhas de gude, carrinhos de rolimã, passa-anel, “O mestre mandou”, pega bandeira (ou pique-bandeira) etc. As opções são intermináveis e, certamente, a criançada vai adorar conhecer novos tipos de brincadeiras.

Design Dolce sob imagem por Kendel Media em Pexels

Brincadeiras que envolvem enigmas

Brincadeiras com enigmas, como quebra-cabeças e jogos de mistério, são ótimas para estimular o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a criatividade. Elas desafiam as crianças a pensar de maneira crítica e a desenvolver estratégias para chegar a soluções.

Ao enfrentar desafios intelectuais, as crianças aprendem a persistência e a importância do trabalho árduo para alcançar seus objetivos e se desenvolverem de forma bem mais ampla e positiva.

Momento da leitura

Por fim, temos o incentivo à leitura como uma importante atividade sem telas para ser trabalhada com as crianças de todas as idades. O amor pelos livros não é algo inato, mas, sim, um hábito!

Por isso, separe livros que possam ser lidos para os pequenos ou deixe que eles conduzam a leitura para o restante da família, trabalhando a própria habilidade, a dicção e também a desenvoltura. Todos sairão ganhando com essa divertida atividade cultural.

Enfim neste Dia das Crianças opte por brinquedos educativos e brincadeiras que aproximem todos os membros familiares.

Publicidade | Dolce Morumbi®

Mineira de Poços de Caldas, Cynthia Wood Passianottoé formada pela Universidade São Marcos, com especialização em Neuropsicologia e em diversas outras áreas que focam na formação infantil e adolescente. Mãe de 2 filhos, casada com o também psicólogo Luciano Passianotto, Fundou e dirige o espaço Crescendo e Aprendendo no Morumbi, no qual se dedica no trabalho educacional e de orientação à educação de crianças e adolescentes há mais de 20 anos.

Demais Publicações

Planos e metas alimentares

Uma alimentação vindo daquilo que é natural e diretamente da terra é a visão mais clara da nova pirâmide

Nada será como antes

A antevisão de um final, seja da vida terrena em si, ou de qualquer coisa a que nos apegamos, pode ser angustiante

Dia Internacional do Fetiche: Spicy Club comemora a data com edição especial da Circus RolePlay

Evento acontece no dia 16 de janeiro de 2026 e propõe uma experiência imersiva, sensorial e inclusiva para praticantes, curiosos e iniciantes do universo fetichista

Serra Negra, o charme do interior paulista que virou destino de bem-estar

As montanhas que cercam a cidade ajudam a manter o clima ameno durante todo o ano e proporcionam mirantes espetaculares

8 dicas para ensinar educação financeira para crianças e jovens

Pesquisa revela que 91% dos brasileiros não tiveram educação financeira na infância, mas gostariam de ter recebido esse aprendizado

Waldo Bravo expõe “Duchamp revisitado”

Uma oportunidade para as pessoas verem ou revisitarem seus conceitos de uma forma nova, criativa, irreverente e com humor

Rito de Jan

Só você sabe me tirar o chão com um toque e me ensinar o céu com um suspiro

A invasão e a prisão do presidente da Venezuela pelos EUA são legítimas ou ilegítimas?

Acontecimentos que expuseram uma zona cinzenta onde princípios tradicionais entram em choque sobre segurança, legitimidade política e combate a regimes autoritários

Painel Dolce Morumbi

As Mais lidas da Semana

Publicidade Dolce Morumbi

publ-gisele-ribeiro-reiki-16.10.25-1-1
PlayPause
previous arrow
next arrow
arte-painel-dolce-abtours_1_11zon
PlayPause
previous arrow
next arrow
Imagem por Marcos Kulenkampff em Canva Fotos

Seções