Com o ritmo frenético do dia a dia, até mesmo as crianças têm diversas atividades. O tempo se tornou algo precioso. Mais importante do que o tempo vinculado ao relógio, é o tempo qualitativo: a qualidade do tempo em que pais ou cuidadores se relacionam com a criança.
Devemos pensar que mesmo com um tempo tão corrido é preciso que a criança se sinta cuidada, segura, protegida e que o tempo que ela passe com o outro seja de qualidade, que haja afeto, respeito, ensino e muito diálogo, mas que acima de tudo ela possa sentir que há espaço emocional do outro para ela, que o tempo que ela passe com os pais seja um tempo de trocas.
É justamente por isso que o ato de brincar é tido como um direito da criança, já que representa uma maneira particular de expressar as emoções e pensamentos, de se fazer compreendida tanto por outras crianças com quem convive quanto pelos adultos que as rodeiam.
Então não se esqueça: valorize sempre o brincar e desenvolvimento dos pequenos. Faça passeios e se divirtam com brincadeiras em casa.
Evite que a criança passe muito tempo em frente a um smartphone ou um tablet, pois, é algo que pode trazer prejuízos para a criançada.
É preciso, então, refletir, mudar hábitos e saber dosar as atividades propostas, trabalhando também as que deixam os pequenos mais próximos ao “mundo real”

Veja aqui algumas dicas:
Desenho e pintura
A minha primeira dica de atividade sem telas é uma que utiliza telas, mas, dessa vez, um pouco diferentes. O desenho e a pintura são ótimas formas de valorizar e de desenvolver a criatividade infantil, permitindo que a criança se expresse e descubra mais sobre si mesma.
Depois de prontas, as “melhores obras” podem ser penduradas nas paredes do quarto e até mesmo em outros cômodos da casa! Assim, os pequenos verão como são valorizados no núcleo familiar, desenvolvendo confiança e a vontade de fazer trabalhos cada vez melhores.
Jogos de tabuleiros
Os jogos de tabuleiro são sempre uma forma divertida de passar os momentos em família. Afinal, eles entretêm, divertem e ensinam diversas lições por meio da brincadeira!
Os jogos também são responsáveis por desenvolverem vários aspectos cognitivos e por também estimularem as habilidades psicomotoras dos pequenos e pequenas, por exemplo. Mas o principal é que os jogos contribuem muito para o melhorar os vínculos familiares.

Receitas divertidas na cozinha
Quem disse que a cozinha não pode ser divertida? Desde que as atividades sejam supervisionadas e as crianças sejam mantidas em segurança, essa é uma ótima oportunidade para conectá-las com os alimentos e transformar uma atividade corriqueira em um grande momento em família!
Então, reúna-se com os seus filhos e escolham, juntos, receitas simples que possam contar com a participação de todos. Depois, deixe que eles decorem o bolo ou preparem a apresentação dos pratos, estimulando a criatividade.
Festas à fantasia
Nada melhor do que uma festa à fantasia para também trabalhar a criatividade de todos! Brincar com maquiagens, roupas e outros adereços é algo que faz muito bem para o desenvolvimento infantil, permitindo a expressão da personalidade e o amadurecimento da identidade dos pequenos.
Piquenique em família
Fazer um piquenique em família é outra forma de testar as receitas que vocês separaram juntos e, de quebra, passar um tempo de qualidade com todas as pessoas do núcleo familiar. O lado bom dessa atividade é que ela pode incluir muitas outras brincadeiras, como os jogos de tabuleiros, atividades diversas, hora da leitura e muito mais, além de um belo passeio no parque para a criação de boas memórias. É uma atividade multidisciplinar e bem relaxante!

Cabana na sala
Você sabia que fazer um acampamento é mais fácil do que parece? Não é preciso se arriscar em lugares remotos ou alugar um camping. Para as crianças, acampar na sala de casa ou no quintal já é uma aventura e tanto!
Prepare comidinhas temáticas (como os deliciosos marshmallows), separe as melhores histórias de terror, apague as luzes e permita que as crianças conduzam a diversão da maneira que acharem mais adequada.
Teatro de fantoches
O teatro de fantoches é uma atividade completa, que começa a partir da confecção dos bonecos (um ótimo exercício para a criatividade e para o desenvolvimento cognitivo) e vai até a elaboração do roteiro ou a realização das improvisações.
Então, que tal montar um cenário bem bonito e fazer um teatro com as crianças? É possível até mesmo convidar os amiguinhos dos seus filhos e deixar que eles realizem a atividade sozinhos, tendo você e o restante da família como plateia. Todos vão se divertir muito!
Brincadeiras antigas
Algumas brincadeiras fazem parte da infância de gerações passadas e nunca deixam de habitar as nossas mentes como ótimas memórias. Que tal, então, trazê-las de “volta à vida”, apresentando-as aos seus filhos?
Bolinhas de gude, carrinhos de rolimã, passa-anel, “O mestre mandou”, pega bandeira (ou pique-bandeira) etc. As opções são intermináveis e, certamente, a criançada vai adorar conhecer novos tipos de brincadeiras.

Brincadeiras que envolvem enigmas
Brincadeiras com enigmas, como quebra-cabeças e jogos de mistério, são ótimas para estimular o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a criatividade. Elas desafiam as crianças a pensar de maneira crítica e a desenvolver estratégias para chegar a soluções.
Ao enfrentar desafios intelectuais, as crianças aprendem a persistência e a importância do trabalho árduo para alcançar seus objetivos e se desenvolverem de forma bem mais ampla e positiva.
Momento da leitura
Por fim, temos o incentivo à leitura como uma importante atividade sem telas para ser trabalhada com as crianças de todas as idades. O amor pelos livros não é algo inato, mas, sim, um hábito!
Por isso, separe livros que possam ser lidos para os pequenos ou deixe que eles conduzam a leitura para o restante da família, trabalhando a própria habilidade, a dicção e também a desenvoltura. Todos sairão ganhando com essa divertida atividade cultural.
Enfim neste Dia das Crianças opte por brinquedos educativos e brincadeiras que aproximem todos os membros familiares.